Cultura

Quanto tempo dura um curso de inglês?

Quanto tempo dura um curso de inglês? Qual a duração média de um curso como esses? Existem variações nesse sentido? Como podemos escolher um curso com base em uma duração curta ou mais longa? Essas são algumas das principais dúvidas de nossos leitores, mas felizmente trazemos respostas.

Estudar inglês não é mais algo tão opcional, tornando-se um tanto quanto obrigatório em alguns casos. Caso você deseja trabalhar com tecnologia, por exemplo, deve ter obrigatoriamente um curso de inglês fluente embaixo do braço, afinal, o setor precisa de cada vez mais profissionais capacitados.

O mesmo acontece quando pensamos no setor de turismo ou se o seu desejo é trabalhar em uma multinacional. Nesses casos, é crucial que tenha fluência total em inglês, porque em ambas as situações, principalmente no caso do turismo, falar inglês será algo cotidiano em sua vida.

Neste conteúdo, vamos abordar um assunto importante, pois falaremos quanto tempo dura um curso de inglês. É claro, vamos trazer alguns exemplos, pois muito muda de curso para curso, da escola que vai escolher, entre outros detalhes importantes. Quer saber o tempo estimado de curso em cada nível? Então leia conosco, vamos lá!

Diferentes tipos de cursos e duração

Conforme mencionamos um pouco atrás, existem diferentes tipos de curso, que mandam e muito na duração do aprendizado. Por exemplo, existem cursos intensivos, que focam no aprendizado rápido do aluno a todo custo, enquanto existem outros cursos mais lentos, que focam não somente na fluência, como também no aprendizado da gramática inglesa. Leia mais sobre o assunto:

Curso intensivo

O curso intensivo, como mencionado acima, possui foco exclusivo no aprendizado rápido da língua falada. É o curso ideal para quem tem uma viagem marcada e quer aprender a se virar com o inglês dentro do menor tempo possível.

Quanto tempo dura um curso de inglês intensivo? Em média, um curso intensivo em qualquer escola de inglês que você se matricular irá durar cerca de 18 meses, ou seja, cerca de 1 ano e meio, podendo variar um pouco para mais ou para menos.

Curso “Speed”

Existem ainda outras escolas que fornecem a modalidade de curso denominada como “Speed”, que possui duração ainda menor. Um curso como esses dura em média de 6 a 8 meses, e assim como o modelo anterior, possui foco na conversação. Neste caso específico, o curso é ministrado para quem tem uma viagem marcada dentro de um ano à frente.

  Conheça 9 cursos gratuitos e online com certificado para turbinar o currículo em 2022

Dessa forma, o curso foca ainda mais em situações cotidianas, com frases comuns que a pessoa vivenciará, deixando de lado a parte mais complicada e técnica da língua. É realmente ideal para quem quer viajar e aprender inglês antes de sair do Brasil.

Curso por faixa etária

Existem ainda os cursos por faixa etária. Queremos dizer que, por exemplo, seu filho pode estudar inglês “sem parar”, desde os primeiros anos de idade até a idade adulta, fazendo com que aprenda de verdade essa que é a língua do futuro (esse que é um futuro que já estamos vivendo atualmente).

Quanto tempo dura um curso de inglês: níveis de aprendizado

Quanto tempo dura um curso de inglês? Como viu acima, existem diferentes tipos de cursos que podem ser escolhidos, sempre de acordo com a sua necessidade para o momento. Indo um pouco mais a fundo, existem cursos que duram de acordo com o avanço de cada aluno. Abaixo especificamos esses níveis e tempo que demora de acordo com informações de agências do ramo, leia:

Nível iniciante

Como o próprio nome indica, estamos falando de cursos para quem não compreende nada da língua. Possui maior especificidade e foco em fluência, deixando a gramática um pouco de lado e tentando melhorar a fala do aluno. Essa fase dura em torno de 9 meses a um 1 completo de curso.

  Conheça 9 cursos gratuitos e online com certificado para turbinar o currículo em 2022

Nível intermediário

Aqui estamos falando de alguém que já compreende um pouco da fala e da gramática. Geralmente é um aluno representado por uma faixa etária mais jovem, que possui conhecimento da língua por “viver” na internet, ou então pessoas que já moraram no exterior ou tenham parado algum curso de inglês no passado.

Quanto tempo dura um curso de inglês em nível intermediário? Aqui já estamos falando de algo mais rápido, que dura entre 6 a 8 meses.

Nível avançado

Por fim, temos o nível avançado. Quem chega nessa fase já pode ter vivenciado diversas experiências com a língua inglesa. Pode ser alguém que tenha fluência, mas não compreende a gramática e precisa aprendê-la por causa de algum curso ou prova que irá prestar. Pessoas que moraram fora do país e querem aprender a escrever inglês também se encaixam nesse exemplo.

Quanto tempo dura? Bem menos do que todos os outros. Geralmente, um aluno de nível avançado precisa de pouco menos de 3 a 4 meses para estar “completo” no aprendizado do inglês.

Lembre-se de que muito muda de acordo com a escola de inglês que você escolher. Então recomendamos que pesquise bastante antes de fechar contrato de estudos, analise opiniões de alunos antigos e se certifique de estar fazendo um bom negócio. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − quatro =