Com o aumento da concorrência, além de investir na produção de produtos com alta qualidade, é necessário que as empresas encontrem formas de se diferenciarem em relação aos seus concorrentes, além de chamar atenção dos seus clientes.
Neste contexto, um dos primeiros contatos de um potencial cliente com uma marca é por meio das embalagens e dos rótulos. Assim, criar rótulos que chamem atenção do público e traga diferenciação será uma estratégia que trará grandes impactos para as vendas. Usar os rótulos para um posicionamento mais estratégico do negócio é uma ação que, no geral, necessita de um investimento pequeno, mas que traz grandes resultados.
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A importância dos rótulos para as vendas
É comum que as pessoas pensem que os rótulos servem apenas para informar ao consumidor sobre alguns aspectos de determinado produto.
Os rótulos também podem ser usados de maneira estratégica para atraírem a atenção dos consumidores. Assim, em conjunto com as embalagens, o rótulo pode ser usado dentro de uma estratégia de marketing.
Como os rótulos impactam no comportamento do consumidor
Uma pesquisa recente trouxe diversos insights valiosos sobre o impacto das embalagens e dos rótulos em relação ao comportamento dos consumidores, sendo que as informações mais importantes são:
- 42% dos consumidores já usaram um produto com maior frequência porque gostaram da embalagem;
- 65% dos consumidores resolveram experimentar um novo produto porque a embalagem chamou atenção;
- 74% afirmaram que um rótulo com informações corretas e precisas aumentam a confiança na empresa.
Além disso, o rótulo influencia na experiência do cliente com a marca, nos mais diversos segmentos. Se a primeira impressão é a que fica, certamente personalizaros rótulosde determinado produto trará impactos positivos na percepção do consumidor em relação à determinada marca.
Desta forma, a estratégia de investir em rótulos personalizados e diferenciados que agreguem valor ao produto precisa estar integrada a um planejamento de marketing mais amplo. Além disso, é importante lembrar que um rótulo personalizado não melhora apenas a imagem do produto em si, mas a da marca como um todo.
Principais benefícios
A criação de rótulos personalizados traz diversos benefícios para as empresas, sendo os principais:
- diferenciação em relação à concorrência;
- valorização da marca;
- estímulo para o aumento das vendas do produto;
- criação de uma experiência positiva com o consumidor;
- aumento da percepção de valor sobre a marca.
Qual é a importância das cores para os rótulos?
Com o aumento da concorrência, além de investirem na produção de produtos com alto padrão de qualidade, é fundamental que as empresas encontrem formas de se diferenciarem dos seus concorrentes.
A utilização de rótulos personalizados e diferenciados afeta totalmente a experiência do consumidor. Ou seja, através da escolha de um rótulo adequado, é possível utilizá-lo como um canal de comunicação e de atração para novos clientes. Por meio de um rótulo exclusivo é possível que o consumidor identifique rapidamente a marca e, até mesmo, opte por comprar novamente o respectivo produto.
Desta forma, o rótulo pode ser o primeiro contato do consumidor com uma marca, e é extremamente importante dar atenção aos seus elementos visuais e à sua qualidade, visto que estas variáveis influenciam diretamente a decisão de compra. E quais são esses principais elementos visuais de um rótulo?
- Cores;
- Fontes;
- Linguagem;
- Material dos rótulos.
Assim, escolher a cor (ou as cores), de maneira estratégica, para os rótulos pode ajudar eu negócio de duas formas:
- Em primeiro lugar, despertando a curiosidade em seus consumidores.
- Em segundo lugar, a escolha certa para um rótulo ou para uma embalagem faz com que o produto tenha uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Além disso, o posicionamento de marca precisa se materializar em rótulos que transmitam uma mensagem para os consumidores e contribuam para uma experiência de consumo positiva.
Desta forma, os rótulos precisam fazer parte de toda essa experiência de compra. Ou seja, também é necessário pensar no material que será utilizado, assim como a qualidade da impressão do rótulo, para que estejam em harmonia com o posicionamento da marca e agreguem valor ao produto.