Negócios e Política

Quais as vantagens do marketplace?

Diversas pesquisas constataram que mais de 60% das vendas já acontecem por meio de marketplaces e algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo (Airbnb, Amazon, Uber) operam sob esse modelo.

À primeira vista, pode parecer que os marketplaces são muito mais complexos do que outros negócios, tudo por conta de sua natureza como plataformas de vários fornecedores. 

A verdade é que o modelo é surpreendentemente enxuto e escalável para novas startups (sejam elas de tecnologia ou de outsourcing de impressão). Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Quais são os benefícios de um marketplace?

Dentre os vários benefícios trazidos, podemos citar os principais, que são:

Aquisição de clientes

Uma das maiores vantagens do uso de marketplaces é que eles podem facilitar a aquisição de novos clientes e expandir sua base. O conceito ajuda as pequenas empresas a alcançar uma variedade maior de pessoas que podem não ter ouvido falar de seu produto.

Ou seja, isso é tão fundamental para uma marca quanto os equipamentos de combate a incêndio são para os bombeiros.

Concorrência e reconhecimento da marca

Uma pesquisa por palavra-chave em um site qualquer, exibirá seus produtos e serviços em uma lista com outras marcas e distribuidores. Esse tipo de alta concorrência pode ser uma vantagem para você, mas dependerá de como os classifica quando se trata de preços e avaliações de clientes.

Sendo assim, não se deve apenas construir um texto qualquer. Tenha foco em cada palavra. Por exemplo: “discos de corte com um dos melhores preços do mercado e a marca campeã de vendas”. Não deixe de adquiri-lo”. 

Uma chamada para ação também pode ser eficaz!

Fator de confiança

As plataformas de marketplace também têm a vantagem da confiança. Ao invés de comprar em uma loja virtual desconhecida, da qual nunca ouviram falar, os clientes de uma nova marca se sentem mais à vontade ao adquiri-lo de um nome que conhecem e confiam, como eBay e Amazon.

Maior facilidade de localização

Uma loja virtual otimizada permite que você seja devidamente indexado nos mecanismos de busca. Isso ajuda os potenciais compradores a encontrar seus produtos online. 

Ele também oferece controle sobre onde seus clientes chegam quando clicam no resultado da pesquisa. Isso não é algo que você pode fazer com a Amazon, por exemplo, e as chances de sair no topo nem sempre são altas.

Promoção de novos produtos

Uma loja virtual não apenas vende seus produtos, como também os anuncia e os promove. Por outro lado, quando adiciona algo novo a um mercado como o eBay, ele pode sair em desvantagem. 

Isso ocorre porque os compradores dependem muito das avaliações. Novos produtos, é claro, ainda não tem este tipo de conquista, o que significa que os concorrentes que estão há mais tempo, têm mais chances de ganhar a compra do cliente.

Percebeu o quanto o marketplace (seja ele terceirizado ou dentro do seu e-commerce) pode ser efetivo e te dar quantias inimagináveis de renda?

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + vinte =