Blog

Protegendo a despensa contra pragas urbanas

Protegendo a despensa contra pragas urbanas

Saiba qual é a maneira correta de higienizar sua despensa e combater os bichinhos que podem causar danos aos mantimentos. Com algumas dicas você pode estar protegendo a despensa contra pragas urbanas.

Por mais que seja feita uma limpeza constante nos armários da despensa, às vezes aparecem algumas pragas e bichos indesejáveis. Veja o que fazer para proteger a despensa da sua casa contra pragas urbanas.

Como identificar as pragas

Alguns bichinhos maiores, como no caso de baratas e mariposas, são mais fáceis de encontrar. Entretanto, no caso de outras pragas, só conseguimos ver ao abrir as embalagens de alimentos.

No caso específico dos carunchos, eles deixam rastros como “pozinhos” ao fundo de embalagens e recipientes. Enquanto as traças deixam outros sinais, se você começar a reparar em “pelotas” na farinha e no achocolatado, pode ser traça.

Normalmente as traças fazem um ninho com esse tipo de alimento para que possa botar ovo. Esses ninhos deixam os alimentos “empelotados” e pode não ser tão difícil de encontrar.

Como as pragas aparecem na cozinha

As pragas podem aparecer antes mesmo de o alimento chegar em sua casa, no momento de serem embalados. Por isso é importante que você compre em um supermercado que seja de confiança e tenha políticas severas de controle contra pragas.

Para estar protegendo a despensa contra pragas urbanas, na hora da compra, vale ficar atento. Observe se a embalagem está fechada corretamente, se não há furos, ou outros resquícios de pragas, pois elas podem sair e infestar seu armário.

Como embalar os alimentos        

Guardar os produtos na mesma embalagem depois de abrir, utilizando apenas um prendedor de roupa é um hábito bastante comum. No entanto, o ideal é armazenar as massas e os grãos em potes herméticos, logo quando chegam
à sua residência.

Desse modo, mesmo que o alimento esteja contaminado por alguma praga que você não conseguiu ver, ela não conseguirá sair do pote. Sendo assim, sua despensa não será infestada.

Um fator importante, caso você utilize esses potes, é colocar uma etiqueta com a data de validade. Isso para que você não se perca e acabe consumindo um alimento vencido.

Lembrando que as carnes e produtos embutidos devem ser armazenados na geladeira. Mesmo que estejam secos e não estraguem fora, eles podem atrair outros tipos de carunchos, que se alimentam de origem animal.

Como fazer a limpeza da despensa

Mesmo utilizando técnicas caseiras, como cravos, vinagres e outros, com o passar do tempo as pragas podem voltar. As baratas botam ovos nos cantos do armário, e o repelente natural só vai afastar as pragas adultas.

Para que você faça uma limpeza eficaz, o ideal é retirar tudo dos armários, e limpar com aspirador de pó. Além disso, é bom esfregar com uma esponja e finalizar com um pano seco. Utilize produtos de limpeza de sua preferência durante o processo.

Como Eliminar As Pragas

Se a infestação ainda estiver no início é possível acabar com as pragas com apenas uma limpeza boa no armário da despensa. Ou até mesmo com alguns produtos simples, como o cravo, vinagre branco, dentre outros.

No entanto se a infestação se alastrou e tomou grandes proporções, é importante que seja feita uma dedetização.

Mas, para utilizar produtos químicos mais agressivos é necessário ter alguns cuidados. Desse modo, se a infestação saiu do controle, não hesite em contratar uma empresa dedetizadora.

Para isso é importante contratar uma empresa que possua profissionais qualificados, além de utilizar os equipamentos e produtos corretos. Pois estarão colocando “veneno” na despensa onde você armazena mantimentos.

Uma equipe de confiança pode te dar garantia do serviço prestado, escolha uma empresa com referências para estar protegendo a despensa contra pragas urbanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =