Negócios e Política

Produtividade: como se manter com boa qualidade de desempenho

A produtividade no trabalho é fundamental para o desenvolvimento corporativo e pessoal, dentro de diversas áreas de atuação no mercado.

No entanto, é necessário ressaltar que o ganho com aumento de produtividade, só faz jus mediante ao controle da qualidade e desempenho.

É muito comum vermos empresas ou profissionais autônomos, como especialistas em marketing e plataforma de divulgação, que aumentam sua produtividade para suprir a demanda de mercado, mas terminam por oferecer produtos abaixo das expectativas.

Em suma, manter uma produtividade com qualidade de desempenho, vai trazer uma série de benefícios a médio e longo prazo, como por exemplo:

  • Aumentar no índice de clientes;
  • Aumentar os níveis de rendimento;
  • Gerar mais lucro;
  • Conseguir reconhecimento de mercado;
  • Entre outros.

No entanto, decidimos iniciar esse artigo com a seguinte pergunta: como manter uma boa qualidade de desempenho tendo elevação de produtividade? Foi pensando em dar dicas sobre essa questão ao nosso leitor que produzimos esse artigo. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura!

Mantenha o foco

Existem diversas formas de perder o foco durante uma jornada de trabalho, como por exemplo: televisão, celular, internet, rádio, redes sociais, jogos e muito mais.

O profissional que quer aumentar sua produtividade precisa evitar com que estes mecanismos interfiram de forma direta ou indireta no trabalho, para assim evitar uma queda de produtividade e manter os níveis de atenção.

Técnica Pomodoro

Em toda jornada de trabalho existem pausas que são fundamentais para propiciar um descanso e consequentemente ajudar a manter a qualidade e desempenho..

Entretanto, é fundamental que o trabalhador gerencie o tempo de trabalho e descanso de forma otimizada, para conseguir alcançar melhores resultados. 

Para isso existe a técnica chamada de pomodoro, que é muito popular e usada em empresas e por profissionais autônomos. 

Essa técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir as ações de trabalho em períodos de 25 minutos, que serão separados por breves intervalos, com intenção de garantir a produtividade, desempenho e qualidade a médio e longo prazo.

Se você é um profissional especializado em trabalhar com presença digital, por exemplo, para aplicar a técnica pomodoro, recomendamos criar um cronograma que envolve uma lista de tarefas a serem executadas, selecionar previamente a ordem dessas tarefas, focar no desenvolvimento de forma ininterrupta e sobretudo, respeitar o cronograma de 25 minutos para a pausa.

Foque em treinamentos

Treinar para melhor executar as tarefas é uma maneira de aumentar a produtividade e manter a qualidade e desempenho.

Uma empresa especializada em fazer automação predial, por exemplo, deve ter como meta gerenciar equipes que trabalhem de maneira otimizada para executar serviços de forma rápida, segura e com qualidade.

A busca por esse padrão precisa se estender para todas as empresas ou profissionais que querem aumento de produtividade. O treinamento é a principal ferramenta para alcançar esses resultados. 

Seja organizado

Por fim, e não menos importante, a organização é uma aliada da produtividade, pois ajuda a manter o foco do trabalhador.

Se você é um autônomo, faça uma autocobrança com relação a sua organização e se você for o gestor de uma empresa, exija o mesmo dos seus funcionários.

Vale ressaltar que a organização não é somente aquilo que está sobre a mesa, mas também nos arquivos de computador, nos e-mails e no cronograma das tarefas diárias.

Seguindo esse rito que apresentamos no artigo, certamente você aumentará sua produtividade e manterá uma boa qualidade e desempenho em qualquer área que for. 

Se gostou de nosso artigo compartilhe para mais pessoas e nos siga para obter outras dicas de gestão de empresas e empreendedorismo.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =