Blog

Principais equipamentos de uma construtora

Para quem deseja garantir que sua obra aconteça de forma rápida e coesa, saiba que alguns pontos são fundamentais. Na área da construção civil o que é muito falado é sobre os equipamentos de uma construtora.

Sabemos, no entanto, que a compra de alguns maquinários podem ser realmente um investimento acima do esperado. Isso é tão real dentro da indústria que algumas empresas decidem alugar o maquinário no lugar de comprar, acaba sendo uma forma eficiente de aumentar a produtividade e a economia.

Porém, mesmo nestes casos é fundamental escolher sabiamente os tipos de maquinários que serão utilizados na obra. Os equipamentos de uma construtora podem ser bastante variáveis dependendo da função que será exercida e da necessidade deles em determinadas ações.

Vamos agora ver alguns equipamentos de uma construtora mais importantes dentro de uma construtora. Seja para alugar ou para comprar.

Quais são os equipamentos de uma construtora?

1- Furadeiras

É uma das mais importantes peças em qualquer construção, um item básico e essencial em qualquer caixa de ferramentas.

A boa notícia é que ela pode ser usada tanto para atividades comuns e cotidianas, com reparos domésticos, como também para atividades mais pesadas, dentro da indústria.

Graças a variedade de funções que elas podem exercer, acabam existindo mais de um tipo de furadeira. No entanto, a mais indicada dentro da construção é a furadeira de impacto.

2- Betoneira

Apesar de não ser muito falada, existe uma necessidade enorme desse item dentro de canteiros de obra. Seu uso é bastante simples, possui a função de realizar a mistura de concreto e argamassa para conseguir fazer a massa ideal da construção.

Também possuem funções um pouco diferentes e graças a isso há diferentes tipos de betoneira:

  • Betoneira semi fixa;
  • Betoneira fixa
  • Betoneira automática;
  • Betoneira móvel.

Cada uma destas possui determinada função e algumas podem ser até mesmo acopladas a um caminhão para facilitar o transporte e a gestão da argamassa e concreto.

3- Gerador de energia

Esse é um item muito comum no nosso dia a dia, ele é responsável por fazer com que diferentes formas de energia se transformem em energia elétrica. Um item de extremo valor para indústria, já que é capaz de lidar com aquele serviço que todo o maquinário precisa.

Diante disso o gerador de energia é indispensável em regiões cuja transmissão de energia elétrica costuma apresentar algumas oscilações em determinadas partes do dia.

O gerador de energia é capaz de deixar equipamentos ligados mesmo em uma situação atípica de queda de energia.

Mesmo que seja por um breve momento, apenas para não comprometer algum ponto da obra.

4- O compressor de ar

Em determinadas áreas é necessário considerar a obtenção de um compressor de ar. Ele será fundamental para converter energia mecânica em energia pneumática. 

Existem diferentes atribuições que podem ser referentes ao compressor de ar, e apesar de ser bem específico, quem trabalha na construção civil deve conhecer esse item.

Existem diferentes tipos de compressor:

  • Compressor de êmbolo;
  • Compressor rotativo;
  • Turbocompressor.

Esses com certeza são os mais interessantes para serem utilizados dentro da área e, geralmente o que diferencia eles são o seu design completamente diferente, além de, é claro, a diferença na sua função.

5- Uma lixadeira

Outro importante elemento que deve entrar na lista de qualquer construtora. A lixadeira pode ser considerada um item tão básico como a furadeira, já que é um elemento extremamente utilizado na construção civil, principalmente para trabalhar com superfícies de aspecto abauladas.

O funcionamento de uma lixadeira acontece a partir de disco de lixas, itens extremamente populares por sua durabilidade e resistência. A lixadeira da construção também é chamada lixadeira para desbaste, considerando que não é feita para atividades de acabamento.

No entanto, também existem a lixadeira elétrica, a lixadeira para acabamento e diversos outros modelos.

6- Martelete

Na construção civil é muito comum encontrar ocasiões em que será necessário demolir algum local. O martelete é um item essencial para esse tipo de atividade. Ele funciona como uma espécie de britadeira, servindo para romper o concreto de maior dureza.

Não é necessária uma grande técnica para utilizar, mas é fundamental entender que certos cuidados devem ser tomados para não prejudicar a obra ou até mesmo para que não ocorra nenhum acidente.

A furadeira de impacto, citada no início desse texto, também possui uma função similar, com a diferença que o martelete é realmente mais potente e eficiente no ato de perfuração do concreto. O impacto produzido por esse item é realizado a partir de mecanismos elétricos pneumáticos.

7- Compactador de solo

Eles possuem uma função bastante específica que não é utilizada em todas as áreas da construção civil. Adensar a terra é o que eles desejam! Areia, terra e outros tipos de terrenos podem ser adensados para formar uma base mais elaborada para construção começar.

São itens utilizados logo no início da obra, no processo de preparação do terreno em que será recebida a fundação geral naquele local. Acaba sendo parte da estrutura básica de toda a formação do terreno e da construção que se estabelecerá ali.

Também existem diferentes compactadores de solo, com funções e eficiência diferentes. Na hora de alugar um produto como esse é trivial saber utilizar corretamente todas as suas funções.

8- Cortadora de parede

Pois é! Isso não é um item muito falado, mas sua função está estritamente ligada ao seu nome. A cortadora de parede irá cortar alguns elementos.

Feita para cortes de tijolos cerâmicos, blocos, paredes de alvenaria e muito mais. A maior vantagem do equipamento é que ele produz uma poeira mais fina e quase torna imperceptível que houve de fato um corte naquele material.

Não é um equipamento indicado para fazer cortes de materiais com uma consistência mais extrema. Exemplo disso, são as vigas de concretos e revestimentos cerâmicos.

Conclusão

Já deu para perceber que alguns itens são realmente mais destacáveis e outros são utilizados apenas em situações específicas.

Independente disso, ao começar uma obra, toda construtora deve estabelecer aquilo que realmente é importante para não gastar demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =