Natureza

Práticas sustentáveis na indústria: como reduzir o impacto ambiental das empresas?

Com a crescente preocupação em relação ao impacto ambiental das empresas, o uso de energia limpa e outras táticas de sustentabilidade também cresce.

Os consumidores têm papel importante nisso, já que estão cada vez mais atentos às práticas adotadas pelas empresas e cobram ativamente suas marcas favoritas por posicionamentos mais benéficos ao meio ambiente.

Entenda como as corporações podem diminuir seu impacto negativo no planeta, quais benefícios a sustentabilidade pode trazer para os negócios e como implementá-la sem grandes investimentos e mudanças na empresa.

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é um conceito que se baseia na ideia de suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprir as suas próprias necessidades.

Ela envolve a adoção de práticas responsáveis em diversas áreas, como a preservação dos recursos naturais, a redução da emissão de gases de efeito estufa, a promoção da justiça social e o estímulo à inovação.

Uma prática sustentável que pode ser aplicada em diferentes setores é o aluguel de container para depósito. Essa alternativa de armazenagem reduz a necessidade de construção de novos edifícios, poupando recursos naturais.

As empresas que adotam práticas sustentáveis podem não apenas contribuir para um futuro mais saudável e equilibrado para as próximas gerações, mas também obter benefícios econômicos e sociais de curto e longo prazo.

Sustentabilidade nas empresas

A implementação da sustentabilidade nas empresas é uma questão cada vez mais urgente e necessária. Ela envolve o uso racional dos recursos, a promoção da responsabilidade social e o desenvolvimento econômico de forma equilibrada.

Embora as práticas sustentáveis possam trazer muitos benefícios, a sua implementação também apresenta desafios, como o fato de que muitas empresas ainda não compreendem com clareza o que é sustentabilidade e como ela pode ser incorporada em suas operações.

Há também o custo inicial. Por exemplo, a instalação de um alambrado para quadra de futebol feito de materiais sustentáveis, como bambu ou madeira certificada, pode ser mais cara do que a instalação de um alambrado de metal convencional.

No entanto, o investimento em materiais sustentáveis pode levar a economias a longo prazo, já que esses recursos são comumente mais duráveis e exigem menos manutenção.

  Livros para líderes: conheça os 7 maiores para se inspirar!

A sustentabilidade também exige mudanças na cultura organizacional das empresas e na forma como os colaboradores e gestores enxergam e tomam decisões em relação aos recursos naturais e à responsabilidade social.

É necessário desenvolver uma visão de longo prazo e integrar as práticas sustentáveis em todas as operações da empresa, desde a produção até a gestão da cadeia de fornecedores.

Quais benefícios a sustentabilidade traz?

A sustentabilidade contribui para a preservação dos recursos naturais, redução das emissões de gases de efeito estufa, desenvolvimento econômico equilibrado e diversas outras coisas.

Além dos benefícios ao planeta, as práticas sustentáveis também podem ser positivas para as empresas, com a redução de custos, melhoria da reputação e atração de novos clientes.

Redução de custos

A redução de custos em uma empresa pode se dar de várias formas, começando pela eficiência energética. As empresas podem implementar medidas como o uso de lâmpadas LED e a instalação de sistemas de aquecimento e resfriamento mais eficientes.

Essas mudanças não só reduzem os custos de energia, mas, ao adotar práticas de produção mais sustentáveis, as empresas podem evitar o desperdício de materiais e água, por exemplo, levando a economias significativas ao longo do tempo.

A sustentabilidade também ajuda a reduzir custos com manutenção e reparos, incentivando as empresas a investir em equipamentos de alta qualidade e duráveis.

Uma empresa de terceirização de serviços de limpeza, por exemplo, pode se beneficiar duplamente da sustentabilidade, tanto na economia de recursos quanto na possibilidade de angariar novos clientes que se importam com o meio ambiente.

Inovação e desenvolvimento de produtos

A sustentabilidade pode ser um grande impulsionador para a inovação e desenvolvimento de produtos, já que a busca por soluções mais sustentáveis pode inspirar novas ideias e tecnologias.

Ao pensar em soluções sustentáveis, as empresas são instigadas a encontrar novas formas de atender às necessidades dos consumidores sem comprometer o meio ambiente e os recursos naturais.

Um exemplo disso é a utilização de materiais ecológicos na fabricação de produtos, como plásticos biodegradáveis e embalagens recicláveis.

Além disso, a preocupação com o planeta pode levar a novos modelos de negócios e parcerias colaborativas, como uma empresa que produz alambrado para campo de futebol, por exemplo, e quer utilizar materiais reciclados em sua produção.

A inovação também traz benefícios financeiros para as empresas, já que produtos e tecnologias sustentáveis podem ser mais eficientes e mais baratos de produzir, além de serem mais atraentes para consumidores.

Acesso a novos mercados

A adoção de práticas sustentáveis pode abrir portas para novos mercados e oportunidades para as empresas. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto ambiental das empresas e buscam por produtos produzidos de forma responsável.

  O poder do marketing de afiliados para pequenas empresas

Muitos governos e instituições têm se comprometido a incentivar a sustentabilidade por meio de políticas públicas e regulamentações que estimulam práticas sustentáveis nas empresas, além de vantagens em licitações públicas e outras oportunidades de negócios.

Além disso, diversos países têm políticas ambientais rigorosas e exigem que as empresas cumpram determinados padrões ambientais antes de poderem comercializar seus produtos naquele território.

Empresas que adotam práticas sustentáveis, como serviços de instalação de portão automático fechado com tecnologias limpas, estão mais preparadas para acessar esses mercados e se destacarem entre os concorrentes.

Certificação de sustentabilidade

As certificações de sustentabilidade são um conjunto de regulamentos que definem práticas sustentáveis para as empresas. Elas estabelecem requisitos que devem ser cumpridos para reduzir o impacto ambiental e social das empresas.

Entre as mais conhecidas estão a ISO 14001, que estabelece normas para a gestão ambiental, e a LEED, que certifica edifícios verdes.

A obtenção de certificações de sustentabilidade pode trazer uma série de benefícios para as empresas, sendo o principal deles a melhoria da imagem da marca perante o mercado e a sociedade.

As empresas que possuem certificações demonstram que estão comprometidas com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, o que pode aumentar a confiança dos consumidores e dos investidores.

Além disso, muitas empresas exigem certificações de sustentabilidade de seus fornecedores, o que pode abrir novas oportunidades de negócio para as empresas que possuem esse documento.

Práticas para adotar

Apesar de haver um consenso de que o investimento inicial em práticas e processos sustentáveis é alto, existem diversas formas para começar a caminhar em direção a um futuro mais limpo.

Confira a seguir algumas dicas para implementar a sustentabilidade aos poucos na sua empresa, que exigem mais esforço do que recursos financeiros.

Gestão de resíduos

A gestão adequada dos resíduos é fundamental para as empresas que buscam uma atuação mais limpa. É necessário um planejamento estratégico para reduzir a quantidade de resíduos gerados e encontrar maneiras eficientes e sustentáveis de gerenciá-los.

Uma das primeiras etapas é a identificação dos tipos e quantidades de resíduos gerados pela empresa. A partir disso, pode-se elaborar um plano de gerenciamento que contemple a segregação, armazenamento e destinação final de cada tipo de resíduo.

Entre as possíveis soluções sustentáveis estão a reciclagem, a compostagem, a reutilização e a recuperação energética.

  Social selling: Como melhorar seu marketing nas redes sociais?

No caso de sobras de materiais de construção de uma construção de piscina de concreto, por exemplo, é preciso buscar soluções específicas para a destinação adequada desses resíduos.

Outra medida necessária é a conscientização dos funcionários, promovendo ações educativas e campanhas de sensibilização sobre a importância da gestão adequada dos resíduos.

Uso de tecnologias limpas

Tecnologias limpas são soluções que visam reduzir os impactos ambientais causados pelas atividades humanas. Elas são desenvolvidas para minimizar o consumo de recursos naturais, a emissão de poluentes e os resíduos gerados pelas empresas.

Uma empresa de ar-condicionado, por exemplo, pode investir no uso de equipamentos com menor consumo de energia, a utilização de gases menos poluentes e o emprego de sistemas de refrigeração mais eficientes.

Além disso, é importante considerar toda a cadeia produtiva e buscar parcerias com fornecedores que adotem tecnologias limpas em suas atividades.

Essas soluções não só contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também podem gerar economias significativas para a empresa por meio da redução de custos com energia e de matéria-prima.

Gestão de recursos

A gestão de recursos é uma prática que visa gerenciar e otimizar o uso de recursos naturais, como água, energia, matéria-prima, entre outros.

As empresas podem adotar práticas como a automação de tarefas, a reciclagem e reuso de materiais, entre outras. Além de elaborar políticas internas para incentivar a redução de desperdícios e o uso consciente dos recursos.

Empresas que emitem laudo estrutural preço podem usar a gestão de recursos como gancho para divulgar seus serviços, por exemplo, uma vez que fazer a manutenção predial ajuda a evitar reformas que gastam matéria-prima e geram muitos resíduos não recicláveis.

Empresas que dão o exemplo

A adoção de práticas sustentáveis já é comum entre diversas empresas, mas algumas se destacam.

Um estudo realizado em 2020 listou as empresas mais sustentáveis do mundo, e as cinco primeiras posições são ocupadas pela Dinamarca, Finlândia e Estados Unidos:

  • Arsted A/S;
  • Chr. Hansen Holding A/S;
  • Neste Oyj;
  • Cisco Systems Inc;
  • Autodesk Inc.

Para as empresas que buscam adotar práticas mais sustentáveis, observar como outras corporações implementam processos e recursos mais limpos é uma forma de se inspirar e encontrar alternativas que caibam na sua realidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.