Negócios e Política

O que você deve comparar na hora de pedir um empréstimo?

Saber como comparar empréstimo é fundamental para tomar decisões conscientes na sua vida financeira. Afinal, você quer a melhor oferta de crédito com os menores juros possíveis e segurança para o seu bolso, certo?

Por isso, vamos ajudar com dicas para analisar empréstimos e selecionar qual é o mais vantajoso. Continue lendo e aprenda a comparar empréstimos sem complicações.

Por que comparar empréstimo?

Comparar empréstimo é uma prática essencial para escolher a melhor opção de crédito para a sua necessidade atual. Hoje, são muitas as instituições que oferecem esse tipo de produto com várias condições diferentes.

Em poucos minutos, você consegue contratar um empréstimo pela internet com crédito pré-aprovado e ter seu dinheiro liberado na hora, por exemplo. Mas toda essa facilidade requer cuidado, pois as ofertas de crédito podem omitir custos e condições que você não nota à primeira vista.

Por isso, a melhor saída para quem precisa de dinheiro é aprender a comparar empréstimo. A seguir, vamos entender como fazer isso em detalhes para ter uma vida financeira equilibrada.

Como comparar empréstimo?

Confira todos os fatores que você precisa considerar na hora de comparar empréstimos.

Taxa de juros

O primeiro ponto que precisa ser analisado ao comparar empréstimos é a taxa de juros. Afinal, você quer gastar o mínimo possível em juros para ter o dinheiro que necessita, certo? Por isso, fique atento ao valor divulgado pelas empresas e compare aquelas que oferecem as menores taxas.

Prazo de pagamento

Além da taxa de juros, é importante analisar o prazo de pagamento do empréstimo. Lembrando que quanto mais longo for esse prazo, maior será a carga de juros que você terá que pagar.

Verifique também quanto tempo você tem até o pagamento da primeira parcela para conseguir se organizar financeiramente.

Valor da parcela

Obviamente, o valor da parcela do empréstimo precisa caber no seu bolso. Por isso, ao simular o crédito, verifique se a prestação não ultrapassa 30% da sua renda mensal — o limite considerado aceitável para esse tipo de dívida. Confira também se as parcelas são fixas durante todo o contrato.

Custo Efetivo Total (CET)

O Custo Efetivo Total (CET) é o valor final que você vai pagar no empréstimo, contando a taxa de juros e todos os outros custos e encargos. Esse valor é importantíssimo, pois muitas vezes, as empresas divulgam somente a taxa de juros nominal e omitem essas despesas.

Em várias situações, você vai encontrar empréstimos que têm uma taxa de juros um pouco maior, mas um CET menor — e esses são os mais vantajosos, porque o que importa é pagar menos no final.

Seguros

Muitos empréstimos oferecem a contratação opcional de um seguro que garante o pagamento das parcelas em caso de desemprego. Então, compare também os custos dos empréstimos com e sem essa opção.

Reputação da empresa

Por fim, não se esqueça de avaliar a reputação da empresa que concede o empréstimo. Esse ponto é essencial para não cair em nenhuma cilada e optar por uma instituição idônea.

Dicas para ficar em dia com o pagamento do empréstimo

Para finalizar, confira nossas dicas para pagar seu empréstimo em dia:

  • Inclua a parcela do empréstimo nas despesas fixas do seu orçamento mensal
  • Priorize o pagamento do empréstimo e, se necessário, parcele outras dívidas como a fatura do cartão
  • Tenha uma planilha de gastos para controlar suas contas e se manter no azul
  • Se receber um dinheiro extra, amortize o saldo devedor do seu empréstimo e pague menos juros.

Entendeu como comparar empréstimo? Agora escolha a melhor oferta de crédito e organize sua vida financeira!