Negócios e Política

O que é título público: saia da poupança com o Tesouro Direto

Quando falamos em reserva de emergência e em aposentadoria, o que vem em sua mente? E se nós falássemos para você que existe um tipo de investimento que entrega opções para esses dois tópicos? Sim, estamos falando sobre o Tesouro Direto, mas, antes de explicar o que é título público, vamos responder a primeira pergunta! 

Sobre o primeiro tópico, segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em 2020, 62% das pessoas que economizam dinheiro pensam, automaticamente, na poupança. Em segundo lugar, 27,1%, o lugar preferido para guardar a reserva é dentro de casa.

Quando o assunto é aposentadoria, a situação continua preocupante. A CNDL e o SPC Brasil afirmam que 78% dos brasileiros não se preparam para se aposentar. Nesta mesma pesquisa, os órgãos registraram que a poupança (39%) e o INSS pago pela empresa (30%) são os alicerces de quem se preocupa com o futuro. 

Como falamos anteriormente, tanto a sua aposentadoria quanto a sua reserva de emergência estariam seguras se você aprendesse a investir em títulos públicos. Por isso, criamos este texto para esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao Tesouro Direto. Ao longo deste artigo, vamos abordar pontos como: 

  • o que é título público;
  • o que é Tesouro Direto;
  • quais são os tipos de títulos públicos existentes;
  • como investir em títulos públicos.

Se você se interessa sobre o assunto e deseja conhecer um investimento que agrega valor para a sua reserva de emergência, faça uma boa leitura! 

O que é título público?

Quando investimos na bolsa de valores, estamos dando dinheiro para a empresa em troca de uma sociedade, não é mesmo? Ao aplicarmos em um Certificado de Depósito Bancário (CDB), o nosso capital é usado para quitar os gastos dos bancos e instituições financeiras com a promessa de devolutiva com juros. 

Como você pode perceber, o mundo dos investimentos é construído por trocas e promessas de retorno financeiro maior do que o aplicado. Então, é fácil presumir que não é diferente o que acontece com os títulos públicos.

Título público é o nome dado para os investimentos criados pelo Governo Federal. Por meio dele, os cofres públicos são abastecidos com o dinheiro dos investidores. Este capital, no final, é destinado para despesas com educação, saúde, segurança nacional, entre outros.

Mas é claro que este empréstimo é feito com uma promessa de devolutiva de capital investido mais uma taxa de juros, que pode ser definida durante a compra do título ou pode depender da variação de outros indicadores, como a taxa Selic e a inflação.  

O que é Tesouro Direto?

Agora que você entendeu o que é título público, está na hora de conhecer o programa que reúne todos os investimentos lançados pelo Governo. Senhoras e senhores, lhe apresentamos o famoso Tesouro Direto. 

Criado em 2002 pelo Tesouro Nacional em parceria com a B3, Bolsa de Valores do Brasil, o Tesouro Direto é uma iniciativa que permite que pessoas físicas invistam em títulos públicos sem burocracias ou dificuldades. 

Para quem começou a investir agora, o Tesouro Direto representa uma oportunidade de rentabilidade garantida e de segurança. Por isso, ele é considerado um dos melhores investimentos de renda fixa para conservadores e iniciantes. 

Confira alguns benefícios em aplicar o seu dinheiro no Tesouro Direto: 

  • garantia de segurança. Por ser um título emitido pelo governo do nosso país, o Tesouro Direto torna-se um dos investimentos mais seguros que existem. Afinal, o único modo de perder o seu dinheiro é se o país falir, o que é tecnicamente impossível;
  • acessibilidade. Você sabia que existem títulos públicos que possuem investimento mínimo de R$30? Por ser barato, o Tesouro Direto é uma ótima oportunidade para quem deseja investir, mas possui pouco dinheiro disponível;
  • comodidade. Para aplicar no Tesouro Direto, não é preciso abrir uma conta em uma corretora. Você pode adquirí-lo no aplicativo do seu banco ou no site oficial do Tesouro;
  • liquidez. Você sabia que o resgate dos títulos públicos podem ser feitos no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte? Isso permite que você tenha o dinheiro em mãos com uma maior facidade.

Os diferentes tipos de título público

Você conheceu, acima, quatro benefícios de se investir no Tesouro Direto. Entretanto, existe um que merecia um tópico só para ele: a variedade de títulos públicos existentes. 

Atualmente, é possível que você encontre três categorias de Tesouro Direto e 11 títulos públicos. Assim, o Tesouro Nacional garante que seus investidores possuam um tipo de aplicação para cada meta, seja ela de curto, médio ou longo prazo.

Vamos conhecer essas categorias? 

Tesouro Prefixado

Fonte: Tesouro Direto

Com um investimento mínimo de R$30, você consegue aplicar o seu dinheiro em um dos Tesouros Prefixados do Governo. Aqui, você obtém a taxa de rentabilidade anual antecipadamente. Ou seja, ao aplicar, você já sabe quanto receberá na validade do seu título.

Essa característica torna o Tesouro Prefixado uma ótima oportunidade para quem possui uma meta a médio prazo e necessita saber quanto dinheiro terá no final da aplicação. 

Neste Tesouro, você encontra a opção “com juros semestrais”. Neste caso, você receberá os juros acumulados em seis meses na sua conta. Para quem deseja a ação dos juros compostos, esta não é uma boa opção, já que, semestralmente, o valor investido retorna a ser o inicial.

Tesouro Selic

Fonte: Tesouro Direto

Considerado por muitos investidores como a estrela da reserva de emergência, o Tesouro Selic é uma ótima opção para quem deseja segurança, liquidez diária e rendimento maior do que a poupança. 

O Tesouro Selic acompanha a taxa básica de juros, que é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e muda a cada 45 dias. Por isso, é impossível ter uma base do rendimento final do seu dinheiro. 

Este Tesouro é considerado uma boa reserva de emergência por ter um rendimento acima da poupança e do CDI. Mesmo com a taxa de Imposto de Renda e da B3, o Tesouro Selic garante um aumento do seu patrimônio do que o  garantido na poupança.

Além disso, é importante ressaltar que todas as taxas de juros seguem o valor da Selic. Portanto, mesmo com o aumento ou com a sua queda, o Tesouro Selic continua sendo um ótimo investimento para a sua reserva.

Tesouro IPCA+

Fonte: Tesouro Direto

Assim como o Tesouro Selic segue a taxa básica de juros, o Tesouro IPCA+ segue o principal termômetro da inflação do Brasil. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo mede a inflação em território brasileiro. 

Portanto, ao investir no Tesouro IPCA+, o investidor terá seu dinheiro rendendo igualmente ao valor da inflação. Além deste indicador, este título público oferece uma taxa prefixada, garantindo que seu patrimônio ultrapasse a inflação. 

Por isso, este título torna-se um ótimo investimento para a sua aposentadoria. Afinal, você precisa proteger o seu dinheiro da inflação com o passar dos anos. 

Assim como os títulos públicos prefixados, o Tesouro IPCA+ também garante a opção de juros semestrais. 

Como investir em títulos públicos?

Gostou de conhecer as possibilidades de investimentos no Tesouro Direto? Agora, vamos dar algumas dicas para você investir, de uma vez por todas, em títulos públicos! Confira: 

  • confira as taxas oferecidas pela sua instituição financeira. Os investimentos em Tesouro Direto não são livres de taxas, como o Imposto de Renda e a da B3. Mas, alguns bancos cobram uma tarifa de serviço. Evite investir nestas instituições e procure corretoras sem taxas;
  • saiba quais são as suas metas. Afinal, não podemos investir em algo sem ter uma meta para esse dinheiro, não é mesmo? Como falamos anteriormente, cada título público pode ser útil em uma determinada situação. Por isso, estude bem os seus planos para o futuro do seu capital; 
  • espere o vencimento do seu investimento para resgatar seu dinheiro. Para receber a quantia contratada do Tesouro Prefixado e ganhar os juros do Tesouro IPCA+, você deve resgatar o seu investimento, apenas, na sua validade. Ou seja, caso você aplique no Tesouro IPCA+ 2045, você só poderá retirar seu dinheiro em 2045. 

Precisamos contextualizar um pouco mais sobre o último ponto abordado. A partir do momento em que compramos um título público, concordamos em deixá-lo rendendo até o dia do vencimento. 

Caso você resgate o seu título antes desta data, você receberá o valor que o título possui no dia, ou seja, sem a adição de juros. Por isso, você pode perder dinheiro caso cometa essa “quebra de contrato”. 

É por isso que, ao entrar no site do Tesouro Direto, você é notificado do quanto o seu investimento seria vendido hoje, e não o seu valor real com os juros compostos. 

Mas, fique tranquilo! Respeitando esses três pontos, você tem a nossa garantia de que você receberá o seu dinheiro com juros e poderá, claro, realizar as suas metas! 

<<<Gostou de saber o que é título público e de como investir no Tesouro Direto? Compartilhe, então, este texto com o seu amigo que deseja sair da poupança e entrar no mundo da renda fixa.>>>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + vinte =