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O papel do marketing na adoção de robôs na indústria: estratégias para comunicar os benefícios da automação robótica aos tomadores de decisão

A indústria da tecnologia, nos últimos anos, avançou bastante. Com isso, foram gerados vários tipos de impactos, tanto na rotina de pessoas comuns, quanto na rotina das empresas. 

Entretanto, uma coisa que nem todas as pessoas sabem, é que alguns recursos podem ser usados na rotina administrativa de várias empresas e, claro, nos setores de marketing.  

Estamos falando da utilização da inteligência artificial e machine learning (aprendizagem automática das máquinas), dois recursos tecnológicos que conseguem ser bastante eficientes no dia a dia do setor administrativo de uma empresa. 

Quando utilizadas corretamente, ambas conseguem trazer resultados bem expressivos para qualquer tipo de negócio, desde uma loja virtual até uma empresa especializada em aluguel escada 8 metros, por exemplo. 

Por mais que você não esteja tão familiarizado com o atual nível tecnológico, a robotização é um assunto que você precisa saber, principalmente pelo fato de ser um recurso capaz de ser bem útil nas estratégias de marketing. 

De acordo com a maneira que os consumidores estão se comportando atualmente, é possível notar algumas mudanças globais. Mudanças estas que são suficientes, por exemplo, para mudar as estratégias que uma loja de lona para propaganda utiliza na internet. 

Além da internet ser um espaço de entretenimento, ao mesmo tempo, ela é um ótimo lugar para realizar pesquisas sobre as melhores soluções e o perfil que cada marca possui. 

Um dos fatos mais notáveis dos tempos atuais, é a influência que a internet gerou entre a relação do consumidor com a empresa. 

Ou seja, o cliente tem total liberdade de comprar quando ele quiser, e onde quiser e, até mesmo, pesquisar sobre uma indústria especializada em instalações elétricas de média tensão ou qualquer outro tipo de serviço que possui interesse. 

Diante desse contexto, foi identificado a grande necessidade das estratégias de marketing serem impulsionadas pela automação, com o objetivo de fazer com que as empresas criassem uma relação mais próxima com o público-alvo. 

Esse processo, na verdade, é realizado de maneira personalizada e eficiente, graças à otimização, que por sua vez, é capaz de contribuir principalmente com a tomada de decisão. 

Dentro de uma indústria que trabalha com produtos de limpeza, ou até mesmo uma loja que vende escada americana dupla, por exemplo, a decisão é um dos aspectos mais poderosos. 

Neste artigo, iremos levantar as principais informações que você precisa saber sobre como a robotização consegue ser importante nas estratégias de marketing. Confira:

Qual o atual cenário?

Quando o assunto é sobre a relação da robótica nas estratégias de marketing, automaticamente, estamos falando sobre o RPA, que é uma sigla em inglês que significa Robotic Process Automation (no português, podemos traduzir como Automação de Processos Robóticos). 

Resumidamente, trata-se de uma tecnologia focada na automação de tarefas, como o próprio nome sugere. Contudo, é um recurso voltado mais para as atividades repetitivas de uma empresa, o que acaba diferenciando ela da automação tradicional. 

Para que você entenda melhor, iremos explicar em poucas palavras o que é automação tradicional e robotização. 

No caso, a automação tradicional pode ser definida como um conjunto de ações repetitivas. Nesse modelo, que permanece sendo usado tanto pelos tipos de indústria quanto por lojas de variedades, uma das coisas mais comuns é o disparo em massa de e-mails marketing. 

Trata-se de uma estratégia que pode enviar e-mails sobre um conteúdo de sistema de proteção contra descargas atmosféricas, para um público que nunca demonstrou interesse no assunto. 

Por outro lado, a robotização é uma tecnologia que reúne uma série de dados importantes, que posteriormente, são usados tanto para decisões administrativas, quanto para decisões estratégicas. 

Para deixar a diferença entre os dois modelos de automação mais clara, iremos utilizar o exemplo citado acima sobre o disparo de e-mails. Com a robotização, os e-mails enviados são disparados de acordo com o comportamento de cada lead. 

Ou seja, se a pessoa pesquisou algo como “indústria de chocolate” ou “controle de ponto eletrônico preço”, por exemplo, os e-mails são enviados justamente para pessoas que, em algum momento, demonstraram interesse sobre o tema. 

Além disso, é interessante dizer que o RPA é uma tecnologia utilizada em software, que por sua vez, é programada para realizar algumas atividades que, antes, eram realizadas apenas por humanos. 

Ao contrário da inteligência artificial, o RPA trabalha com o levantamento de dados importantes para a tomada de decisões, o que acaba contribuindo significativamente para a saúde de um negócio. 

Como a robotização funciona?

A era digital, de fato, influenciou muitas coisas no marketing, e isso está ligado à robotização que por sua vez, trouxe possibilidades que, antes, eram inimagináveis, ajudando principalmente na análise de dados. 

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Se você deseja trabalhar com um atendimento integrado em vários canais usados pela sua empresa, por meio do atendimento omnichannel, é possível integrar todas as informações que você quer passar. 

Dessa maneira, além de melhorar a imagem e o posicionamento da sua marca, ao mesmo tempo, você também estará contribuindo para que o usuário tenha uma experiência satisfatória. 

Nesse processo, consequentemente, as chances de reter o cliente para que ele efetue a compra acabam aumentando, e assim, você mantém uma boa lucratividade na sua empresa. Ou seja, uma coisa leva a outra. 

Vale pontuar também que a robotização é um recurso que funciona, também, com os famosos chatbots, um recurso muito utilizado atualmente para agilizar o atendimento ao consumidor, podendo ajudar, inclusive, nas vendas. 

Quais os impactos da robotização no marketing?

Antes da chegada da era digital, as empresas precisavam de bastante tempo para descobrir quem era o seu público-alvo. Isto é, uma indústria de tecido, por exemplo, mal sabia o perfil de seus principais compradores. 

Isso era uma realidade que se aplicava tanto para empresas especializadas em trabalhar com mezanino porta pallet, quanto para lojas de roupas. 

Para fazer esse tipo de levantamento, na maioria das vezes, os gestores usavam como base alguns dados demográficos, como faixa etária, classe social e localização geográfica. 

Com a chegada da robotização, ficou muito mais fácil saber qual é o público-alvo de uma determinada empresa, além de facilitar o trabalho diante de vários dados. 

Ou seja, uma indústria que trabalha com palete pbr 1 e 2, por exemplo, passou a ter mais eficiência na execução de vários processos internos, contribuindo, claro, com o ganho de tempo. 

Logo, com tantos dados em mãos, os gestores passaram a trabalhar em cima de várias perguntas, como:

  • Qual o principal problema do meu cliente?
  • O que posso oferecer a mais, após uma compra?
  • O que fazer para os obstáculos não influenciar na venda?
  • Como gerar valor ao cliente?

Com base nessas perguntas, surgiram as personas, que abriu uma porta bem interessante que é o desenvolvimento de estratégias customizadas para cada tipo de perfil. 

Com as personas, surgiu também a possibilidade das empresas trabalharem com um atendimento mais qualificado, proporcionando respostas imediatas e um tratamento mais cuidado de acordo com o histórico do lead. 

Além disso, podemos citar outras aplicações que o RPA usa para potencializar as estratégias de marketing, como:

  • na escalabilidade e no nível de alcance da marca;
  • na integração do marketing com as vendas e atendimento;
  • no estudo de dados sobre público, empresa e concorrência;
  • no acompanhamento de campanhas pagas ou orgânicas;
  • no desenvolvimento de estratégias para agradar o cliente. 
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Portanto, é possível perceber que o RPA é um recurso tecnológico capaz de, facilmente, gerar impactos positivos dentro de uma empresa. 

Qual a importância da robotização no marketing?

No decorrer do artigo, você já deve ter notado o nível de importância que a robotização tem no marketing, contudo, é importante frisar que estamos falando de um recurso tecnológico capaz de colocar a sua empresa em uma posição de destaque no mercado. 

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o RPA não é uma estratégia para substituir a atividade humana, mas sim, para promover benefícios para um trabalho que já é executado. 

Dito isso, a maneira melhor de deixar explícito a importância da robotização é citando suas vantagens, que são:

  • Mais eficiência nas ações;
  • Menores chances de falhas;
  • Redução de atividades repetitivas;
  • Otimização de mão de obras;
  • Custo-benefício;
  • Trabalha com atendimento personalizado;
  • Integração de ferramentas. 

Estas são apenas as principais vantagens que o RPA é capaz de promover dentro de uma empresa. Portanto, é visível o quão importante é a implementação desse tipo de tecnologia dentro de um negócio. 

Como implementar o RPA?

Para finalizar o artigo e matar a curiosidade de alguns, iremos abordar a maneira de como implementar o RPA dentro de uma empresa. 

Antes de tudo, o gestor precisa decidir se a utilização da tecnologia será através de um serviço contratado, ou com uma equipe interna para desenvolver a programação. 

Vale mencionar que a implementação dessa estratégia requer paciência, podendo levar de 2 a 6 meses até ser, de fato, implementada no negócio. Dito isso, vamos aos passos necessários para utilizar o RPA. São eles:

  • Definir os objetivos;
  • Escolher o fornecedor;
  • Fazer testes;
  • Capacitar sua equipe. 

A definição dos objetivos é onde você irá identificar as necessidades que pretende agir. Já a definição do fornecedor, é onde você irá pesquisar a melhor empresa que lidará melhor com a sua demanda. 

Terminando, temos os testes, onde você irá checar se o software está atendendo, de fato, todas as suas necessidades. Por fim, treine a sua equipe para que eles possam trabalhar com a ferramenta.