Tech

O impacto da inteligência artificial na sociedade e na economia

A inteligência artificial é um dos recursos mais utilizados para melhorar a sociedade e, também, a economia. Isso é um fato que algumas pessoas sabem, entretanto, temas relacionados à inteligência artificial seguem sendo, ainda, uma dúvida para boa parte da população mundial.  

Sabendo disso, vale a pena, primeiro, entender o conceito por trás da Inteligência Artificial (IA). Confira:

O que é inteligência artificial?

Em resumo, a inteligência artificial é um conceito que pertence à computação e consiste na capacidade que máquinas têm de interpretar dados externos, aprender a partir dessa interpretação e utilizar o aprendizado para resolver tarefas específicas e atingir objetivos determinados. 

Em outras palavras, a inteligência artificial é um recurso tecnológico que busca fazer com que as máquinas pensem como os seres humanos. 

Atualmente, é possível ver vários tipos de negócio que investem nesse tipo de tecnologia, principalmente empresas que atuam no mercado utilizando algum tipo de equipamento, como um aparelho dedicado a impressão de rótulos adesivos, por exemplo. 

Isso significa que há um recurso que é capaz de analisar, raciocinar, aprender e decidir de maneira lógica e racional. 

Qual a origem da inteligência artificial?

A origem da inteligência artificial está ligada diretamente com os primeiros computadores, em meados do século XX, antes mesmo de empresas como um negócio de tinta lavável para cozinha adotar computadores para computar todos os processos operacionais. 

As primeiras pesquisas aconteceram na década de 1950, com base nos estudos realizados por Alan Turing. 

Em 1956, durante a conferência de Dartmouth, surgiu o termo “inteligência artificial”. John McCarthy, um dos responsáveis pela criação do conceito, definiu a IA como uma máquina que tem a habilidade de agir de forma inteligente a ponto de se assemelhar ao comportamento humano. 

No ano de 1960, foram iniciadas as primeiras pesquisas pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos com o objetivo de treinar um computador para reproduzir raciocínios humanos simples. 

  Social selling: Como melhorar seu marketing nas redes sociais?

Esses trabalhos iniciais foram essenciais para o aprofundamento de pesquisas na área. Em 1980 os estudos relacionados à inteligência artificial foram intensificados, impulsionados pelos avanços da tecnologia e as necessidades de diferentes indústrias. 

Como a inteligência artificial funciona?

A inteligência artificial é baseada em um alto volume de dados, chamado também de Big Data e algoritmos que permitem:

  • Ler dados;
  • Interpretar informações;
  • Encontrar padrões;
  • Aprender continuamente. 

Para que um sistema de IA continue sendo aprimorado, ele precisa ser alimentado com dados. Ou seja, se você possui uma loja virtual que trabalha com a venda de letras caixa em acrílico, por exemplo, o ideal é sempre criar campanhas para coletar dados sobre o seu público-alvo. 

Através de uma combinação de dados aliada com a capacidade de processamento, as máquinas vão aprendendo a imitar o raciocínio humano. 

Dessa forma, faz parte da inteligência artificial uma tecnologia bastante difundida atualmente, conhecida popularmente como Machine Learning.

Hoje, é por meio dessa tecnologia que boa parte das empresas que possuem a sua loja virtual, conseguem praticar um atendimento eficiente, o que é essencial, inclusive, para negócios que trabalham diretamente com vendas, como lojas virtuais de tecido plush aveludado, por exemplo. 

O estudo desse campo abrange sistemas que têm a capacidade de aprender a partir de dados. Isso significa que essas máquinas são capazes de detectar padrões e realizar tarefas de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção humana e diretamente na nuvem. 

Quais são as vantagens da IA para a sociedade e economia?

As tecnologias baseadas na inteligência artificial conseguem trazer uma série de benefícios. Trata-se de vantagens que podem ser percebidas tanto no nosso dia a dia, como na sociedade como um todo e na própria economia. 

Pode-se utilizar soluções de Inteligência Artificial tanto dentro como fora do ambiente empresarial para automatizar processos e realizar tarefas de maneira simples. Com isso em mente, vamos discutir as vantagens dessa tecnologia.

Aumento da automação

A automação é um aspecto presente tanto na rotina de pessoas comuns, quanto dentro das empresas. 

Hoje, a tecnologia está presente na grande maioria das empresas, principalmente quando se trata de negócios que atuam com a venda de produtos específicos, como um gerador pequeno que, por sua vez, gera muitas dúvidas aos clientes.

Sabendo disso, os negócios investem em IA para sanar as dúvidas dos usuários de forma eficiente. 

  Entenda o que é sprinklers e qual a distância mínima por metro quadrado

A inteligência artificial contribui para o aumento da automação de diferentes tarefas. Ou seja, atividades como dirigir carros, entregar produtos, classificar itens e prever tendências serão executadas com maior grau de precisão. 

Dessa forma, empresas conseguem manter seus serviços com um padrão de qualidade, independente do seu setor de atuação. 

Isso significa que, se você possui uma distribuidora de cabos elétricos, por exemplo, logo haverá um padrão de qualidade estabelecido para contribuir com a imagem positiva do seu negócio no mercado. 

Redução de custos operacionais

Utilizando a inteligência artificial, consequentemente, haverá uma redução expressiva de erros e, ao mesmo tempo, terá um aumento de produtividade. 

Além disso, empresas que investem em IA conseguem eliminar custos operacionais facilmente. Em outras palavras, é como investir em estratégias de SEO para aparecer nas primeiras posições com pesquisas do tipo “balança para gado preço”.

Afinal, trata-se de uma estratégia rentável e que não precisa de muitos investimentos. Ou seja, as equipes de RH costumam lidar com grandes quantidades de documentos diariamente, principalmente quando se trata de contratar novos funcionários. 

Através do suporte da IA, a empresa pode automatizar certos procedimentos, tais como a verificação de identidade que consiste em comparar um documento de identificação com uma imagem em tempo real da pessoa. 

Maior comodidade

Uma das grandes vantagens que é proporcionada pela inteligência artificial, é a possibilidade tornar o nosso dia a dia mais prático. 

Um exemplo claro dessa praticidade, é a utilização da Siri ou o Google Now, recursos estes que estão presentes em vários aparelhos. 

Eles podem ser usados, por exemplo, para integrar-se ao nosso calendário visando indicar o melhor momento para ir até um compromisso no nosso meio de transporte favorito, impedindo que o usuário se atrase no evento em que foi marcado. 

Por que a inteligência artificial é importante para as empresas?

Como você pôde perceber, a inteligência artificial é capaz de promover uma série de vantagens, principalmente para as empresas. Dito isso, abaixo, separamos alguns dos principais benefícios que essa tecnologia é capaz de proporcionar em um negócio. Veja:

Otimiza e automatiza processos

A automatização de processos é um dos principais ganhos da aplicação de IA em empresas, principalmente em negócios que trabalham com jateamento de areia industrial e outras atividades industriais. 

  6 dicas para ter uma casa inteligente

Tarefas repetitivas e burocráticas podem ser facilmente informatizadas e realizadas por sistemas inteligentes. Para que você possa entender melhor a utilidade da inteligência artificial nas empresas, as atividades que podem ser realizadas por meio dessa tecnologia é:

  • Emissão automática de documentos fiscais;
  • Validação de documentos no RH;
  • Gestão de estoque;
  • Monitoramento de cronogramas de manutenção. 

Considerando que o tempo é um dos aspectos mais preciosos para as empresas, de fato, a IA consegue empenhar um papel importante para manter a saúde dos negócios. 

Potencializa as campanhas de marketing

Falar sobre inteligência artificial é, também, comentar algo sobre o marketing, afinal, ambos andam lado a lado. Isso porque a grande maioria das estratégias e campanhas são desenhadas com base em dados. 

Melhora o atendimento ao cliente

Outro fator interessante que pode melhorar significativamente a economia de uma empresa, é a inserção de chatbots. Trata-se de um recurso utilizado por várias empresas para otimizar o atendimento ao público. 

Baseados em Machine Learning, esses robôs conseguem, com o tempo, melhorar seu atendimento e como interagem com o seu cliente, aprimorando suas respostas. Dependendo da complexidade da situação, o atendimento pode ser direcionado para um atendente humano. 

Entretanto, os chatbots conseguem lidar com um grande volume de atendimentos com alta velocidade e, além disso, reduzir os casos críticos, evitando que um grande número de usuários fiquem insatisfeitos com a falta de respostas e demora. 

Conclusão

Como é possível notar, a inteligência artificial consegue ser um dos grandes recursos tecnológicos capazes de fazer toda a diferença, tanto nas questões sociais quanto nas econômicas. 

Sobre o futuro da inteligência artificial, é possível dizer que esse recurso abre espaço para inovações em todos os campos. Afinal, o seu funcionamento está em um aperfeiçoamento constante, justamente para promover algumas funcionalidades novas, como:

  • Crescimento do metaverso;
  • Uso de gerentes digitais;
  • Reforço da segurança cibernética;
  • Aumento da força de trabalho. 

Ou seja, a expectativa de evolução da IA está voltada para várias tarefas no futuro, e isso é reforçado ainda mais pelo fato de ser uma tecnologia que está sempre em inovação. Dito isso, adotar a inteligência artificial é, de fato, um investimento obrigatório.