
Musculação vs. aeróbico: itens indispensáveis para cada tipo de treino

Muito além da garrafinha d’água: saiba quais itens não podem faltar para impulsionar o seu treino.
Todo mundo já está cansado de saber a importância de incluir os exercícios em sua rotina. Fundamentais para manter a qualidade de vida, eles melhoram as condições cardiorrespiratórias do corpo, colaboram para a perda de peso e combatem os níveis de estresse. Desse modo, se você ainda não se exercita, não deve perder mais tempo!
A boa notícia é que é possível aproveitar o seu cupom de desconto Netshoes para adquirir tudo aquilo de que você precisa para começar a treinar. No entanto, será que qualquer acessório é válido para todos os tipos de exercícios? Entenda melhor sobre o tema no texto a seguir.
No entanto, qual é a diferença?
Para quem não está familiarizado com o universo dos exercícios e esportes, é normal ter dúvida entre as duas formas de se exercitar. Afinal, elas são praticadas de maneiras distintas, estimulando partes diferentes do corpo e gerando resultados próprios.
A musculação é o treinamento de força, sendo que a prática na academia é o melhor exemplo desse tipo de treino. Exercícios em aparelhos, com barras ou halteres, ou até mesmo com o peso do corpo (como a flexão) são exemplos dessa categoria. Os exercícios de força trabalham as fibras brancas, utilizando a creatina e a glicose como fonte de energia. Seu principal objetivo é estimular o aumento dos músculos (hipertrofia), sendo que um dos seus benefícios mais chamativos é o ganho de massa magra, além de contribuir para a perda da massa gorda (gordura) do organismo.
E os exercícios aeróbicos, o que são? São aquelas atividades que, normalmente, exercitam o corpo todo de uma vez, focados na melhora da capacidade respiratória dos músculos. Corrida, natação, pedalada, artes marciais, vôlei, basquete… Todos esses esportes em que você mobiliza todo o seu corpo são exemplos de exercícios aeróbicos. Além de desenvolverem a capacidade aeróbica do praticante, também são excelentes formas de queimar gordura e promover a perda de peso.
Itens indispensáveis para a musculação
Agora que você entendeu as diferenças entre os dois grupos, é hora de compreender quais são os itens indispensáveis para cada um desses grupos. É verdade que eles possuem algumas similaridades. Por exemplo, em ambos, você deve utilizar roupas adequadas para a prática, além de estar sempre acompanhado da sua garrafinha de água para se hidratar (bastante!) durante a sessão de treinos.
No caso da musculação, o tênis deve ter amortecimento ou ser reto, de modo que permita a execução correta dos exercícios e previna lesões durante o treino. As roupas devem ser leves, confortáveis e precisam permitir a transpiração e a adequada circulação sanguínea. Desse modo, devem ser utilizadas peças como bermudas, camisetas, regatas, top, legging, de preferência que sejam feitas de tecidos como dry fit, tactel, viscolycra e elastano, por exemplo.
Outro item que vale a pena fazer parte do seu kit são as luvas. Elas ajudam a prevenir lesões nas mãos, como o surgimento de calos e bolhas, e também ajudam a garantir maior estabilidade ao praticar certos exercícios, facilitando segurar equipamentos como halteres ou barras.
A musculação também pode ser feita em casa. Claro, nesse caso, será mais difícil de dispor das máquinas da academia, mas alguns itens são perfeitos para se exercitar no lar. É o caso do colchonete ou do tapete, para fazer abdominais e alongamentos; das caneleiras, para exercícios para as pernas e os glúteos; e dos halteres, para a musculação dos braços, dos ombros e do peitoral.
Itens indispensáveis para exercícios aeróbicos
Agora, é hora de falar dos itens que irão facilitar a prática dos exercícios aeróbicos. Aqui, vale o mesmo conselho em relação às roupas: preferencialmente, as peças devem ser leves, confortáveis e de tecidos transpiráveis, como os citados anteriormente.
O calçado também deve ser confortável: nem apertado, nem folgado demais. Nesse caso, atenção para o esporte que você pretende praticar. O tênis apropriado para corrida é diferente da sapatilha para pedalada, da mesma forma que eles se diferem da chuteira para jogar futebol.
De um modo geral, os itens também vão depender da prática. No caso da pedalada, é preciso providenciar os itens de segurança como capacete, joelheiras e cotoveleiras, por exemplo. A natação precisa de roupas de banho próprias para a prática, do mesmo modo que as lutas marciais vão exigir itens como luvas e quimonos.
Caso a ideia seja praticar em casa, também existem boas alternativas. A bicicleta ergométrica é uma excelente forma de queimar calorias e de movimentar o corpo todo, mas é um investimento mais caro. Algo tão efetivo e que é mais acessível é comprar a boa e velha corda de pular, excelente para ajudá-lo na melhora da condição física e na perda de peso.
Espero que o conteúdo sobre Musculação vs. aeróbico: itens indispensáveis para cada tipo de treino tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Blog
Conteúdo exclusivo