Beleza e Saúde

Mantenha sua pele e cabelo lindos e saudáveis: conheça o óleo de semente de abóbora

O óleo de semente de abóbora não é tão conhecido, porém, conta com uma variedade de funções para a manutenção da saúde do nosso corpo. Ficou curioso? Continue lendo para saber mais sobre esse óleo e seus benefícios, confira!

Cuidando da autoestima

Cuidar da autoestima requer não somente o cuidado mental, mas também o cuidado físico, seja pela alimentação ou pela melhora na aparência. Para isso é importante consumir alimentos funcionais, benéficos para a saúde.

Algo simples que você pode incluir na sua rotina é o óleo de abóbora, que pode ser tanto consumido quanto aplicado em rotinas de cuidados com os cabelos e pele.

Óleo de abóbora: o que é?

O óleo de semente de abóbora é extraído do fruto da aboboreira, e essa extração é feita de duas formas: por solventes ou prensagem a frio. A aboboreira está presente principalmente no nordeste, mas pode ser encontrada em qualquer região do Brasil. O óleo extraído do seu fruto é rico em cucurbitacina, antioxidantes e ácidos graxos, sendo muito benéfico para a saúde.

Componentes presentes no óleo de abóbora

Além da cucurbitacina, ácidos graxos e antioxidantes, o óleo de semente de abóbora conta ainda com uma série de outros componentes, conheça-os abaixo:

●     Triptofano: estimula a produção de serotonina, ou seja, tem ação antidepressiva;

●     Magnésio: entre seus benefícios, está o fortalecimento dos ossos;

●     Potássio: previne a hipertensão;

●     Zinco: fortalece o sistema imunológico e fornece mais disposição no dia-a-dia.

Os carotenoides representam os antioxidantes presentes no óleo de abóbora, e neles encontram-se a vitamina A. A qual auxilia na manutenção do cabelo e do tecido epitelial, resultando em pele e cabelos mais saudáveis. A vitamina também é essencial para a prevenção da cegueira e conservação do esmalte dos dentes.

Benefícios do óleo de abóbora

Agora que você já sabe quais são os componentes do óleo de abóbora, está na hora de descobrir quais são os seus benefícios para a saúde.

Primeiramente, esse óleo é muito indicado para homens acima de 50 anos, pois ajuda a prevenir o câncer de próstata e até mesmo minimizar os sintomas da doença. Os ácidos graxos em conjunto com a cucurbitacina conseguem prevenir a formação de células cancerígenas de diversos tipos.

Ainda pela presença de ácidos graxos, o óleo de abóbora alivia sintomas gastrointestinais, como dor de barriga e gases. Isso o torna perfeito para quem sofre com a síndrome do intestino irritável.

Por fim, o óleo de abóbora também auxilia no tratamento da queda de cabelo, assim como na prevenção do aparecimento de rugas e manchas. Os antioxidantes presentes no óleo atuam contra os radicais livres, grandes causadores das rugas e linhas de expressão.

Uso do óleo em cosméticos

O óleo de abóbora 100% natural pode ser usado de diversas formas: para o preparo de alimentos funcionais, no cabelo e até mesmo na pele. Como dito anteriormente, seu principal uso cosmético é no tratamento da queda capilar.

Além disso, ele ajuda a prevenir a calvície. Porque o óleo de abóbora inibe o DHT, que nada mais é que o hormônio responsável pela debilitação dos folículos pilosos.

Incluir o óleo de abóbora na sua rotina com certeza trará grandes benefícios para a sua saúde e beleza. Por isso, acesse o site da Nature Center e escolha o óleo de abóbora para trazer mais saúde a sua rotina de cuidados.