Introdução ao day trade: como dar os primeiros passos nas operações?
Ao decidir investir o seu dinheiro em busca de melhores retornos, é preciso ter informações corretas e bem fundamentadas para tomar as decisões mais adequadas. Veja a seguir todos os detalhes sobre o day trade e como iniciar nesse tipo de operação
O mundo dos investimentos é vasto e repleto de possibilidades. Existem vários tipos de ativos, com diferentes taxas, impostos (ou a isenção destes de acordo com algumas regras de leis), prazos de validade e períodos para resgatar o valor investido.
Quem atua com renda variável, pode realizar o investimento no day trade. Veja com detalhes como isso acontece e o que é importante considerar ao adotá-lo. Vale lembrar que este conteúdo não é uma indicação de investimento.
O que é day trade
Trata-se de uma forma de investir conectada às informações e negociações na bolsa de valores no curto prazo. Dessa forma, os traders que operam em day trade se adequam para atuar no período em que a bolsa de valores está aberta (das 10h às 17h).
Um exemplo de day trade ocorre quando o trader compra cada ação de uma empresa a determinado valor e, horas depois, vende essas mesmas ações ao perceber que a cotação delas subiu. Assim, ele obtém ganhos brutos por ação. E quanto maiores forem os volumes financeiros que ele movimenta, mais os seus resultados são potencializados.
Objetivos e técnicas
Ao adotar o day trade, o investidor não tem perspectivas de crescimento a longo prazo. O seu objetivo é aproveitar as oscilações de cotação de ações a curto prazo (intervalo de algumas horas).
O mais comum é que se faça day trade com ações, mas existem outras opções, tais como contratos futuros (que permitem obter exposição a commodities, índices ou moedas), opções (derivativos que possibilitam comprar ou vender um ativo em determinada data futura) e mercado de câmbio (que negocia pares de moedas internacionais).
O mais comum é que os day traders realizam várias operações em um intervalo de horas ou até minutos. E para conseguir ter bons resultados, eles devem consultar gráficos e indicadores técnicos para identificar oportunidades de compra e venda. É imprescindível destacar que todo day trader precisa adquirir uma série de habilidades, tanto técnicas quanto emocionais, para atingir consistência nos investimentos.
Análise técnica
Aqueles que adotam o day trade necessitam ter sempre à mão uma excelente análise técnica da situação. Ela se fundamenta na interpretação de gráficos de preço e indicadores técnicos e permite ao investidor identificar tendências, padrões de comportamento, entre outros fatores relevantes.
Uma boa análise técnica também busca detalhes sobre como está a volatilidade do mercado e quais tendências podem estar em alta através do histórico dos ativos, bem como confere e estuda diversos indicadores, com fórmulas aplicadas aos dados de preços.
A análise técnica é útil para projetar tendências, mas, como se trata do mercado de renda variável, não há nenhuma garantia de que tais previsões vão se concretizar, porque, geralmente, as projeções possuem como base dados passados. Entender como funcionam e todas as utilidades dessas análises e ferramentas é vital para operar com mais eficiência e segurança no day trade.
O que é preciso?
Especialmente para quem está começando a entrar no mundo dos investimentos, é comum ter dúvidas sobre o que é preciso para começar a atuar em day trade. O primeiro aspecto se refere ao conhecimento, pois, através dele, o trader poderá desenvolver análises bem fundamentadas, um emocional blindado, alinhado a um gerenciamento de risco de acordo com o seu perfil de investidor, assim, criando um bom plano de trading.
A partir de boas análises, bem como da definição de metas de lucro e gestão de risco, é possível criar um bom plano de trading. O objetivo deste documento é fornecer um roteiro detalhado para orientar as decisões do trader e, assim, fazer com que cada decisão se baseie em uma estratégia preestabelecida e bem fundamentada — e que não seja uma mera reação mediante às flutuações do mercado.
Espero que o conteúdo sobre Introdução ao day trade: como dar os primeiros passos nas operações? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Blog
Conteúdo exclusivo