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Inbound Marketing para e-commerce: o que é, como aplicar, estratégias

Tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing para e-commerce e como essa prática pode ajudar no seu negócio. Consiga mais clientes e alcance os objetivos da loja virtual.

O e-commerce está em alta e a tendência é que o crescimento continue, segundo pesquisa. Só em 2021, o setor atingiu R$161 bilhões, com uma alta de 27%. Por isso, podemos dizer que esse é o momento de maior consolidação do mesmo.

Então, é preciso aproveitar as oportunidades para atrair e conquistar cada vez mais clientes. Assim o cenário positivo pode auxiliar no fortalecimento da marca e maior engajamento com o público.

Por isso, estratégias de marketing para e-commerce atualizadas são a chave para o sucesso. Sendo o Inbound uma dessas chaves.

Só que, o que é Inbound Marketing para e-commerce? Como posso aplicar? Quais são as principais estratégias usadas? 

Todas essas perguntas serão respondidas ao longo do conteúdo. Então fique até o final e saia do conteúdo sabendo exatamente o que precisa fazer para implementar no seu negócio.

O que é Inbound Marketing?

É também conhecido como marketing de atração. São um conjunto de práticas usadas estrategicamente para introduzir seu público-alvo no funil de vendas e conduzir até a conversão.

Em outras palavras, por meio do Inbound Marketing a sua persona chega até você. 

A partir daí, é iniciado o relacionamento com eles, que segue continuamente até o pós-venda. É um caminho efetivo de consolidar e fidelizar o seu público-alvo.

Dessa forma há o fortalecimento da marca. Além de também melhorar seu posicionamento e garantir seu espaço na mente do consumidor. 

Se colocando como referência no nicho de mercado, dessa forma chegando ao lugar de preferência e inclusive promoção para conhecidos.

Basicamente, isso é o Inbound Marketing. Agora, é possível usar das suas estratégias focadas para as vendas digitais, chegando assim no Inbound Marketing para e-commerce.

Como aplicar Inbound Marketing para e-commerce

É preciso ter em mente que as seguintes etapas são necessárias para a aplicação do Inbound Marketing para e-commerce de forma efetiva:

  • Atração: o topo do funil, onde seu público-alvo é atraído para a sua marca e toma conhecimento dela.
  • Conversão: quando os visitantes são transformados em leads, gerando maior engajamento e captando seus dados para estreitar os laços.
  • Vendas: é o momento de compra, onde se deve nutrir o lead até ele ir para a ação. É necessário ter entendimento da jornada de compra e compreender bem o comportamento de cada lead para se comunicar de forma assertiva.
  • Pós-vendas: aqui é a hora de manter a relação para que o cliente fidelize e promova a loja para amigos e conhecidos. É quando você o encanta e faz com que ele ame sua marca e a tenha como referencial.

Para aplicar o Inbound Marketing para e-commerce de forma realmente eficaz é interessante ter uma equipe ou pelo menos um profissional especializado. Além disso, é importante ter conhecimento das principais estratégias.

Dessa forma você saberá quais são as práticas mais usadas e pode pensar estrategicamente sobre elas. Definindo qual focar mais estando de acordo com o seu objetivo.

Por exemplo, seu e-commerce é novo e você precisa alcançar mais seu público-alvo, ficar conhecido. Portanto, o ideal é que foque na etapa de atração e se empenhe principalmente nas práticas que aumentam esse alcance.

Principais estratégias de Inbound Marketing para e-commerce

1. Marketing de conteúdo

Criar conteúdos de qualidade para que o seu público chegue espontaneamente pela informação presente nele. Assim você se reforça como autoridade em assuntos relevantes do seu nicho e se torna conhecido pela sua persona.

Para isso, é necessário que as pautas e assuntos trabalhados sejam realmente práticos e respondam as dúvidas e questões dos usuários. Embasamento, qualidade técnica e uma boa divulgação são essenciais para um marketing de conteúdo eficiente.

O interessante é que você pode criar conteúdos de diferentes naturezas, escolhendo assim o que mais conversa com o seu público. Alguns exemplos de conteúdos são:

  • artigos de blog,
  • conteúdos para redes sociais,
  • vídeos,
  • imagens,
  • podcasts,
  • reviews de usuários,
  • FAQ,
  • e-book,
  • Webinar.

Todos podem ser usados para o Inbound Marketing, sendo uma estratégia interessante para a etapa de atração.

2. SEO

Search Engine Optimization, SEO, ou otimização nos mecanismos de busca. É uma estratégia focada em deixar seu site ou perfil bem ranqueado nas pesquisas. 

Outra forma de dizer é: são técnicas que buscam deixar a empresa, organicamente, nas primeiras posições quando alguém pesquisar algo relacionado à sua loja ou nicho. Ao estar no topo, você consegue maior acesso e visibilidade, além de dar mais credibilidade.

Diversos fatores influenciam no SEO, alguns de exemplo são:

  • Uso de palavras-chave,
  • Otimização dos conteúdos,
  • Link building,
  • UX,
  • Relevância das pautas selecionadas,
  • Tempo de carregamento da página,
  • Site responsivo.

O SEO é essencial para o Inbound Marketing para e-commerce, sendo também muito bacana para a atração de clientes. Só que não somente, podendo também ser um critério de conversão, visto que passa mais autoridade para a marca.

3. Landing page

Landing pages, são páginas avulsas que buscam atrair o público-alvo e gerar conversões específicas.

Por exemplo: você vende algum curso e quer gerar mais vendas. Uma estratégia de inbound marketing para e-commerce nesse caso pode ser:

  • Criar algum conteúdo gratuito (e-book, webinar, vídeo-aula, podcast, entre outros) que aborda alguma questão prática relacionada ao tema do seu curso
  • Criar uma landing page onde você disponibilizará esse conteúdo para quem se cadastrar

Essa é uma maneira de gerar um lead que está interessado no tema do curso que você vende. Então você seleciona um grupo de pessoas com altas chances de se engajar na sua marca.

Para isso, a Landing tem que usar de diversos recursos persuasivos e atrativos. Como ter um botão de Call-To-Action (CTA) forte e visível, uma descrição do produto disponível bastante convincente e boa divulgação da landing.

Assista ao vídeo abaixo e entenda tudo sobre como criar uma landing pages PERFEITA para e-commerce. 

4. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias de Inbound Marketing para e-commerce extremamente necessária. É um dos caminhos que auxiliam a qualificar ainda mais o lead gerado, conduzindo na jornada de compra.

Ou seja, o e-mail marketing é mais focado nas vendas e pós-vendas. Só que, é necessário bastante estratégia e planejamento para gerar um conteúdo de qualidade e personalizado para cada lead.

O ideal é não disparar só um e-mail igual para todos os seus leads. Ter diferentes tipos de e-mails segmentados, focados em cada cliente e perfil de comportamento.

Não faz sentido, por exemplo, enviar o mesmo tipo de e-mail para o lead que você acabou de captar com alguma landing page para aquele que acabou de fazer uma compra. São casos diferentes, que estão em etapas diferentes da jornada.

Ferramentas de automação de marketing são uma boa alternativa para te auxiliar nesse quesito.

 Tanto para facilitar a execução de tarefas manuais, como o disparo de e-mails, quanto para ajudar na análise de qual etapa tal lead está.

5. Análise de dados

O último tópico é voltado para o Inbound Marketing para e-commerce de modo geral, que é análise de dados.

 Conferir as métricas é sempre importante para acompanhar o andamento da sua campanha, entender falhas e acertos para então tornar ainda mais assertiva.

Ter testes A/B para comparar resultados, entender dados de resposta de e-mkts, taxas de acesso ao site, entre outros. Tudo isso auxilia no caminhar do Inbound, melhorando os resultados e chegando mais próximo do objetivo.

E aí, pronto para implementar o Inbound Marketing para e-commerce? Siga as nossas dicas e esteja mais perto do alcançar excelentes resutlados!

Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.

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