Envolver a criança na cozinha torna a alimentação mais divertida e educativa
Quem tem filhos ou crianças pequenas próximas sabe: nem sempre é fácil introduzir um novo alimento na rotina ou fazer com que elas se interessem por comidas saudáveis. Muitas vezes, salgadinhos, bolachas e outros industrializados ganham a atenção dos pequenos. O sabor não é o único motivo, as cores vibrantes, os formatos diferentes e a criatividade também contribuem para o interesse das crianças.
Um lanche simples com maionese tradicional, por exemplo, cortado em formato de estrela, já pode chamar a atenção das crianças. A criatividade adiciona um tempero extra e faz com que os pequenos se interessem mais pelos lanches. Abaixo, você confere ideias diferentes para o lanche da tarde ou o jantar:
Acesso rápido aos tópicos deste conteúdo
Sanduíches temáticos
Os sanduíches são uma opção prática para o lanche da tarde ou o jantar. Rápidos de fazer, saudáveis e com um leque infinito de opções de recheio, eles podem ser feitos de acordo com o gosto pessoal de cada criança. Maionese, tomate, frango, queijo, atum, alface… Há muito espaço para se explorar.
A dica para tornar o sanduíche mais criativo e atrativo é fazer uma versão com “rostinho”. Para isso, você deve montar o lanche normalmente no pão com o recheio da sua preferência e, na hora de fechá-lo, usar dois palitos com uma azeitona na ponta para criar o rostinho.
Wraps coloridos
O wrap é mais uma alternativa versátil e que fica pronta em poucos minutos, tornando-se ideal para os responsáveis que têm uma vida mais corrida. A tortilha pode ser encontrada em diversos sabores, que ganham um toque especial a depender do recheio escolhido e do modo de finalizar.
Uma estratégia para tornar o lanche mais atrativo para os pequenos é abusar das cores usadas no recheio, deixando o prato bem colorido. Algumas sugestões são a cenoura, a beterraba, os pimentões coloridos e as folhas verdes. Quando unidos, eles transformam a aparência do wrap.
Espetinho de frutas
A sua criança não gosta de frutas ou até gosta, mas prefere outros alimentos? Isso é bem comum, principalmente nos primeiros anos de vida. Apesar de serem coloridas, muitas vezes o aroma ou a forma como elas são servidas não chama tanto a atenção dos pequenos.
Uma das estratégias para tornar as frutas mais atrativas é servi-las em forma de espetinho. É bem simples: você corta vários tipos de frutas em quadradinhos e distribui os pedaços no espeto de forma aleatória. É preciso apenas ter cuidado e ficar de olho na criança enquanto ela come para que não haja acidentes.
Legumes em formatos criativos
Os legumes podem passar pela mesma questão que as frutas: o aroma e a aparência nem sempre o transformam na opção mais atrativa para as crianças. Isso faz com que elas nem se interessem em provar o alimento, muitas vezes rejeitando o que nem ao menos conhecem.
A dica para mudar esse cenário é tornar os legumes mais divertidos através de cortes criativos. Com a ajuda de uma faca ou um cortador, você pode oferecer porções de legumes em formato de coração, estrela, patinha de cachorro e até mesmo dinossauros.
Os estímulos também estão no preparo
A última ideia começa antes do preparo! Tão importante quanto estimular as crianças através dos lanches prontos, é permitir que elas participem e interajam com os processos feitos na cozinha. É claro que, nesse momento, você deve considerar o que é adequado ou não para cada faixa etária.
Você pode pedir para que os pequenos ajudem pegando alguma fruta, lavando um legume, montando um lanche ou até mesmo usando cortadores criativos. O importante é permitir que a criança crie uma ligação próxima e saudável com a comida.