Beleza e Saúde

Gripe e Covid impactam em planejamento odontológico de pacientes

Começo do ano é o período ideal para planejar um tratamento dentário a ser executado ao longo dos meses e sem pesar no orçamento doméstico

O início do ano é uma época propícia para o planejamento odontológico. “O período, que em geral coincide com as férias de trabalho e dos estudos, é o momento ideal para organizar os tratamentos ao longo dos meses”, afirma a dentista e ortodontista Roberta Held. Neste plano, destaca a especialista, são considerados os procedimentos de prevenção, incluindo a limpeza bucal periódica, até as necessidades mais específicas, como implantes, aparelhos ortodônticos ou alinhadores. “O planejamento odontológico não apenas prioriza a saúde de maneira integral, mas permite que o paciente ordene suas finanças para realizar os tratamentos com tranquilidade”, diz.

  Higiene bucal pode reduzir a mortalidade por Covid e outras doenças

Impostos, despesas com materiais escolares, entre outros gastos que pesam no orçamento no começo do ano, acabam por adiar os tratamentos odontológicos. Em 2022, pontualmente, o cenário de crescimento de casos de gripe e covid contribui ainda mais para retardar a visita ao dentista. “Da mesma forma que constatamos um aumento no cancelamento de consultas e exames médicos essenciais para a prevenção e diagnóstico de inúmeras doenças durante a pandemia, verificamos que a saúde bucal também é comprometida pelo adiamento da prevenção e dos tratamentos”, destaca Roberta.

A prevenção não se limita a evitar o surgimento de cáries e gengivite, dois problemas bastante comuns quando se trata de saúde bucal. A odontologia praticada com esta finalidade se volta ainda à prevenção de doenças como gastrite, diabetes, problemas respiratórios e cardíacos. “A prevenção em dia também vai representar o melhor custo-benefício diante de um atendimento de emergência ocasionado por dor, por exemplo”, afirma a especialista.

  Higiene bucal pode reduzir a mortalidade por Covid e outras doenças

No planejamento odontológico, que envolve tratamentos a longo prazo, os benefícios também são notáveis, observa Roberta Held. “O paciente pode, inclusive, definir com o especialista o período mais adequado para o início de um procedimento, visando o repouso adequado”, indica. “Pode também se organizar sobre os exames e as documentações necessárias e, assim, realizar o tratamento com mais tranquilidade. E aqui destacamos a possibilidade de uma melhor organização financeira”, diz.

Dentes quebrados, lascados, manchados, descoloridos e desalinhados podem ser restaurados e corrigidos por procedimentos estéticos. Nestes casos, afirma Roberta, o planejamento também é fundamental. “Para cada necessidade, há um plano que vai exigir um estudo detalhado por parte do profissional. Tudo isso para que o paciente possa usufruir dos melhores benefícios que a odontologia moderna pode proporcionar em nome da saúde e do bem-estar”, finaliza.

  Higiene bucal pode reduzir a mortalidade por Covid e outras doenças

Mais sobre Roberta Held

Formada em odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) é especialista em ortodontia pela São Leopodo Mandic e mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 2018 é Invisalign TOP Doctor com especialidade em alinhadores estéticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 5 =