Beleza e Saúde

Especialização em Medicina: quais as áreas mais procuradas?

Assim que o médico pega seu diploma, se depara com uma decisão importante: continuar estudando ou começar a atuar? Não existe resposta certa, mas iniciar uma especialização em Medicina pode ser decisivo para uma carreira de sucesso.

A área da saúde é muito dinâmica e a ciência tem evoluído para que os médicos consigam contribuir cada vez mais para a qualidade de vida de seus pacientes. É por isso que a procura por residências, fellows e até capacitações extras, como os cursos de cannabis medicinal estão em alta.

De fato, são muitas possibilidades e oportunidades à sua disposição. Porém, neste post, falaremos sobre as especializações que mais se destacam na atualidade. Confira!

A importância da especialização em Medicina

Apesar de ser uma das profissões mais valorizadas, o médico precisa se esforçar muito para alcançar suas metas e se destacar. Nos últimos anos, acompanhamos um aumento expressivo de faculdades de Medicina e isso aumentou a demanda de profissionais no mercado.

Com isso, chegamos a uma lógica simples: se você quer realmente se tornar uma referência precisa prosseguir com os estudos e buscar uma especialização.

Ao finalizar a graduação, é possível exercer a profissão como clínico geral, mas isso pode te limitar de diferentes maneiras. Portanto, a residência médica é uma maneira de ampliar seus horizontes e ser ainda mais útil à sociedade.

Nesse período, o médico aperfeiçoa suas habilidades e adquire experiência e conhecimento sobre determinada área, com a supervisão de um médico já atuante. Isso lhe dará o cenário ideal que une aproximação com pacientes com aquisição de conhecimentos. 

  Dr. Rogério Welbert Ribeiro se especializa em Medicina de Selva

As especializações em Medicina mais procuradas do mercado

Se você decidiu investir em sua carreira, precisa escolher com atenção a área de estudo que se dedicará a partir de agora. Como já destacamos, a Medicina é uma ciência muito complexa e dinâmica e evolui conforme as mudanças da sociedade e o surgimento de novas doenças e abordagens terapêuticas.

Baseado nisso, podemos dizer que há uma constante mudança no mercado. Porém, é interessante destacarmos as áreas de atuação mais procuradas e que podem te proporcionar boas oportunidades. Confira!

Cardiologia

A Cardiologia é uma das especialidades médicas mais tradicionais, mas nunca perde sua importância. Exatamente por isso, há sempre uma grande procura de novos profissionais por residências voltadas para o estudo do coração.

Os motivos para isso são simples, visto que as doenças cardíacas atingem milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, estamos falando de doençasgraves e que podem levar ao óbito. 

Quem atua na área, além do acompanhamento preventivo, incentivando bons hábitos de vida, pode se especializar ainda mais e se dedicar à realização de cirurgias cardíacas. 

Neurologia

A Neurologia também integra o rol das especializações em Medicina mais procuradas no mercado. Esse é um ramo de estudo de alta complexidade, mas de extrema importância para a vida humana. Afinal, o cérebro e o sistema nervoso controlam todas as demais funções do organismo.

O campo de atuação é bem amplo e dá a oportunidade para atuar em consultórios, hospitais e em regime de plantão. Lembrando que há a tendência de boa remuneração e valorização no mercado de trabalho.

  Dr. Rogério Welbert Ribeiro se especializa em Medicina de Selva

Cirurgia Plástica

Você sabia que o brasileiro é um dos povos mais vaidosos do mundo? Somos recordistas de cirurgias plásticas e isso contribui para o crescente aumento na procura por essa especialização em Medicina.

Com tantas pessoas insatisfeitas com algum aspecto do seu corpo, é natural que a procura por especialistas seja maior. Aliás, essa é uma carreira promissora e com remuneração acima da média.

Vale dizer que, além dos fins estéticos, o cirurgião plástico pode atuar com procedimentos reparadores e voltados para a retomada da funcionalidade de órgãos e sistemas — é o caso da rinoplastia para respirar melhor ou da cirurgia para correção de lábio leporino.

Dermatologia

As doenças de pele causam grande transtorno e constrangimento aos pacientes. Diante da complexidade dos problemas, que podem estar relacionados a problemas genéticos, há uma grande procura por dermatologistas no mercado.

O dia a dia de quem se especializa na área é bem dinâmico e pode envolver orientações e atendimentos simples, como o tratamento de acne, ou situações mais complexas, como a psoríase grave e o câncer de pele.

Infectologia

A pandemia de Covid-19 colocou a Infectologia em destaque. Afinal, esses profissionais estão sendo extremamente demandados e seus conhecimentos estão ajudando a salvar milhões de vidas.

Quem busca por especialidade médica pode se preparar para diagnosticar e tratar doenças infecciosas, causadas por bactérias, fungos e vírus. O infectologista é um profissional com um olhar amplo e estuda causas ligadas à região em que o paciente vive, além de infecções em área hospitalar e reações adversas do sistema imunológico.

  Dr. Rogério Welbert Ribeiro se especializa em Medicina de Selva

Oncologia

A Oncologia é uma área de estudo especializada no diagnóstico e tratamento do câncer. Por ser uma doença complexa, com várias variações e causas, o médico precisa se dedicar ao estudo aprofundado de diversos temas. 

Aliás, esse profissional precisa de muitas habilidades, especialmente a empatia. Pacientes em tratamento passam por um período complicado e de muita vulnerabilidade e sofrimento. É papel do médico transmitir segurança e confiança. 

Em casos terminais, em que a cura não é mais possível, sua atuação é voltada para a promoção de qualidade de vida ao paciente. Com isso, por meio de métodos inovadores e tratamentos alternativos, como o uso da cannabis medicinal, ele consegue reduzir dores e efeitos colaterais das medicações.

Medicina Esportiva

Por fim, a especialização em Medicina Esportiva tem tido uma grande procura entre os médicos. Essa é uma tendência que se justifica pela mudança de comportamento das pessoas, que estão cada vez mais preocupadas com saúde e bem-estar.

Esse profissional tem um amplo campo de atuação e pode auxiliar pessoas no processo de emagrecimento, na prática de atividades físicas e até atletas profissionais em seus desafios.

Conclusão

Como é possível perceber, a especialização em Medicina é um passo importante para a carreira de um médico. Buscar novos conhecimentos e se tornar referência em uma área é uma forma de se diferenciar e se destacar no mercado.

Os segmentos apresentados ao longo do post são apenas sugestões. Atualmente, existem mais de 200 especialidades médicas registradas. Você deve estudar o mercado, entender seu perfil e escolher instituições sérias para se matricular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =