Blog

Era EAD: número de alunos remotos superam graduação presencial

Era EAD: número de alunos remotos superam graduação presencial

Quando os tempos de Covid-19 estavam mais tensos, a educação a distância se mostrou um desafio imenso para alunos e professores, e crianças e adolescentes se viram na situação mais desafiadora das suas vidas. Enquanto isso, professores tiveram que lidar com a maratona de levar o conteúdo para os estudantes, com as limitações impostas pelo sinal da internet e a falta de estrutura do home office. Nos cursos de graduação, a dinâmica foi diferente, uma tendência que já vinha crescendo nos últimos 10 anos, e que só aumentou.

Em 2020, a realidade nos cursos de graduação a distância no Brasil entrou em um novo patamar: pela primeira vez na história, tiveram mais alunos novos do que nas versões presenciais, na rede pública e particular. Os dados são do Censo de Educação Superior, divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo aponta que, dos mais de 3,7 milhões de alunos que ingressaram no ensino superior em 2020, 53,4% optaram pela modalidade EAD, enquanto 46,6% fizeram a escolha por cursos presenciais.

Antes da pandemia

A pandemia de Covid-19 acelerou o ritmo de algumas tendências, como delivery e autoatendimento online, mas o mundo já caminhava para a digitalização das coisas, em um ritmo constante. Durante os últimos 10 anos, a quantidade de novos alunos do sistema EAD teve um crescimento de 428,2%; enquanto isso, as graduações presenciais tiveram uma queda de 13,9% de novos alunos.

Benefícios do EAD

O modelo EAD é muito compatível aos tempos apressados que estamos vivendo, pois o estudante tem mais liberdade para assistir às aulas no horário mais compatível com sua agenda, além das mensalidades para esta modalidade serem mais acessíveis do que no modelo presencial.

Os cursos mais procurados

A pandemia também teve papel muito relevante para destacar algumas profissões. Neste cenário, alguns cursos fazem mais sucesso do que outros na educação a distância. Pedagogia é o campeão da lista, o curso EAD mais procurado, tanto nas redes públicas, como privadas, com mais de 500 mil matrículas feitas. Na sequência, vem o curso de administração, o segundo com mais estudantes matriculados na rede privada, com mais de 200 mil matrículas. O curso de contabilidade teve muita procura também na modalidade EAD, além de gestão de pessoas e Tecnologia da Informação (TI), profissão que teve um crescimento exponencial no período de quarentena.

Adentrar em uma faculdade é o sonho de muitos brasileiros, que podem contar com o Sisu, a plataforma digital desenvolvida pelo Ministério da Educação, para ingressarem por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Muitas famílias têm agora o primeiro filho com diploma, após gerações de pessoas que não tiveram a mesma oportunidade. O EAD tem sido muito importante neste sentido, graças às mensalidades mais em conta e pela maior flexibilidade de horários. Em meio a tantos nãos, a graduação a distância é um sim que chega para muitos brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 2 =