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Empreender no ramo da moda: Saiba como atrair através do Instagram 

Mais do que um canal de entretenimento ou uma forma de se comunicar com amigos e familiares, o Instagram tem se tornado um meio para descobrir novos produtos e marcas, especialmente, relacionado a artigos de vestuário e acessórios. Assim, o mercado da moda no instagram tem estado cada vez mais forte.

E, não por acaso, as marcas têm aproveitado esse espaço para realizar a atração de novos clientes, promover o engajamento, melhorar as taxas de conversão dos leads e colocar em prática as ações de marketing que são fundamentais para movimentar o negócio. 

Essa estratégia pode ser bastante benéfica para as empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Locowise, cerca de 75% dos usuários da plataforma já visitaram um site ou e-commerce, após a visualização de um anúncio ou publicação no feed da rede social.

Além disso, a gestão estratégica de marketing e vendas realizadas no Instagram, também pode ter um ótimo resultado no processo de fidelização dos clientes. Segundo a mesma pesquisa, metade dos usuários desta rede seguem ao menos uma empresa.

Isso indica que talvez este seja o melhor momento para buscar saber um pouco mais sobre como investir no Instagram, como meio de atrair novos consumidores e impulsionar as vendas no seu e-commerce.

Maiores desafios do empreendedorismo de moda no Brasil

A crise política e econômica que assola o país nos últimos anos, tem feito com que a abertura e manutenção de novos negócios se torne um grande desafio para os brasileiros, independente do setor de atuação.

No entanto, quando falamos de empresas relacionadas com o setor criativo e com a indústria da moda, essas adversidades enfrentadas podem ser ainda maiores.

Assim, investir em boas estratégias de gestão de marketing e vendas se torna uma obrigatoriedade, mais do que um diferencial competitivo.

De acordo com um estudo realizado pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, pela ESPM-Rio, o contexto de crise enfrentada pelo país tem apresentado dificuldades importantes para os pequenos e médios empreendedores do setor da moda.

Mas além disso, entre as maiores dificuldades enfrentadas pelos negócios deste segmento, as mais comuns são:

  • Aumento da concorrência;
  • Competição com produtos e marcas estrangeiras;
  • Queda constante no número de vendas;
  • Aumento do custo das matérias-primas;
  • Especulação imobiliária, entre outros.
  Como fazer um bom plano de marketing para o Instagram?

Desta forma – segundo os responsáveis pelo estudo –, quando considerado as particularidades de cada região do país, as marcas enfrentam diversas provações para a sua introdução no mercado.

Algumas delas são a conquista do encantamento do público e os problemas com questões técnicas, como a dificuldade em colocar em prática os conceitos referentes aos cursos de gestão de pessoas e liderança ead ou a administração de empresas.

Importância das redes sociais como forma de promover uma marca

Em um contexto em que a incerteza financeira e o desemprego seguem em alta, muitas pessoas recorrem à internet e ao e-commerce, como forma de construir um negócio próprio e garantir uma renda extra.

Neste cenário, a abertura de marcas referentes ao setor da moda é muito comum.

Afinal, além da comercialização das suas criações próprias, os empresários também podem optar por revender peças de outras marcas, investir em brechós, entre outros. Assim, a competitividade se torna ainda maior.

Por isso, além de investir na aquisição de conhecimentos acerca da gestão comercial e marketing ead, os pequenos empreendedores da área criativa precisam, mais do que nunca, diversificar os canais por onde se procura por novas oportunidades de venda.

Sendo assim, as redes sociais podem ser um dos melhores locais para fazê-lo de forma eficiente e econômica.

E isso se dá pois, de acordo com relatório Digital 2021, o Brasil possui cerca de 150 milhões de usuários ativos nas plataformas de comunicação social.

Sendo que, por dia, essas pessoas gastam aproximadamente 3 ou 4 horas em sites como o Facebook, Twitter e, claro, o Instagram.

Além de ser uma ótima forma de se comunicar com amigos e familiares, essas redes também são muito utilizadas como forma de descobrir novos produtos ou marcas, especialmente no setor de moda e beleza.

Por isso, o investimento em um curso de empreendedorismo a distância, como meio para aprender mais sobre as melhores formas de utilizar essas ferramentas a favor da sua marca, pode ser essencial para a sobrevivência e competitividade da sua empresa.

Formas de utilizar o Instagram para atrair mais público

Ainda que todas as plataformas sociais viabilizem a construção de espaços comerciais para que as empresas tenham um acesso maior aos clientes e assim possam construir relacionamentos mais profundos e duradouros, o investimento no Instagram pode ser especialmente favorável para a indústria da moda.

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Afinal de contas, como esse aplicativo está diretamente relacionado com aparência, compartilhamento de fotos e vídeos, bem como, com a exploração da imagem das pessoas, os negócios que comercializam produtos com grande apelo visual são ainda mais beneficiados com o investimento em estratégias direcionadas para este canal.

Para que isso seja feito com eficiência, é necessário atentar-se com as seguintes dicas:

  1. Construa um perfil comercial

Através de um curso de gestão comercial ead você pode aprender sobre a importância da construção de uma imagem digital para a sua marca, por meio da construção de um logo, identidade visual e escolha do nome da empresa.

Ao investir na utilização do Instagram para a realização das ações publicitárias da sua empresa de moda, a construção de um perfil comercial que tenha consonância com a estética do e-commerce e do blog institucional é essencial.

Pois, isso irá facilitar a comunicação com os clientes, fazendo com que o público identifique a sua empresa mais rapidamente.

  1. Atente-se com a biografia do perfil

A escolha da frase que constituirá a biografia do seu perfil pode não parecer ser muito importante, mas na realidade faz toda a diferença para os consumidores.

Isso porque, ela pode ser o primeiro contato que o cliente terá com a marca, por isso deve ser usada como forma de apresentação.

Esse texto introdutório além de explicar para os potenciais clientes quem você é como empresa e o que poderá prover para ajudá-lo, também deve servir para convencê-lo a permanecer na sua página e a clicar nas fotos ou no site do e-commerce.

Isso é fundamental, especialmente para quem deseja realizar vendas através do Instagram. 

Deste modo, não esqueça de incluir neste texto introdutório qual é o seu segmento de atuação, o diferencial da sua marca, os principais canais de comunicação e o link que o direcionará ao seu site.

  1. Invista na abertura de uma loja no app

Há relativamente pouco tempo, o Instagram introduziu às funcionalidades da plataforma um recurso especialmente interessante para as empresas e que tem sido foco de estudos no curso de gestão financeira empresarial, tamanha sua importância para a lucratividade das marcas.

  Como fazer um bom plano de marketing para o Instagram?

O Instagram Shopping é um recurso que permite com que as instituições comerciais cadastrem os seus produtos, formando uma espécie de loja dentro do próprio aplicativo. 

Desta forma, os clientes conseguem ter acesso ao seu e-commerce e consequentemente ao seu produto, diretamente através da foto promocional e com apenas um clique.

A construção do Instagram Shopping é feita por meio do Gerenciador de Negócios do Facebook – uma vez que o app de imagens pertence ao grupo –, e nesta mesma plataforma você poderá encontrar com facilidade cada um dos passos que precisam ser seguidos para realizar o cadastro e ativação da loja.

  1. Foque na produção de conteúdo qualificado

O investimento no Marketing de Conteúdo é um dos recursos publicitários mais utilizados entre as empresas dos mais variados setores de atuação do mercado. Mas, ele é especialmente vantajoso para as marcas relacionadas à moda e ao segmento criativo.

Isso porque, com o auxílio da publicação de materiais qualificados, informativos e relevantes para o público-alvo, essas empresas são capazes de:

  • Construir aproximação com a persona da instituição;
  • Incentivar o engajamento;
  • Desenvolver autoridade no mercado;
  • Facilitar a fidelização do público;
  • Criar um base de fãs;
  • Converter uma quantidade maior de leads, entre outros.

Desta forma, certifique-se de conhecer bem as características do nicho que se deseja atrair, produzindo conteúdos objetivos, que possuam uma mensagem bem definida, com formatos diversificados e que seja capaz de auxiliar o seu cliente durante toda a jornada de compra.

  1. Anuncie

Se nos canais mais tradicionais do marketing a realização de anúncios pode custar uma fortuna, o Instagram Ads veio desburocratizar e baratear essa ação, tornando a construção dessas propagandas mais acessível inclusive para os pequenos e médios negócios.

E essa é uma ação bastante enfatizada na faculdade de vendas, pois permite a educação dos seguidores sobre os produtos ou serviços disponibilizados pela empresa, mas também ajuda na divulgação da marca e na atração de novos potenciais compradores.

Desta forma, com investimentos consideravelmente baixos, você pode proporcionar mais relevância para a sua empresa e torná-la mais competitiva.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

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