Blog

Diversas formas de aplicar energias renováveis em imóveis

É possível gerar própria eletricidade usando o que a natureza oferece

É possível gerar própria eletricidade usando o que a natureza oferece

Com a sustentabilidade em alta e as contas de luz aumentando a cada dia, muitos pensam em como aplicar energias renováveis em imóveis. Existem até financiamentos para a aquisição de energia solar para residências. E não são somente os conhecidos painéis de energia solar que podem ser usados para gerar energia em uma propriedade – existem outras formas de gerar eletricidade.

A energia solar heliotérmica é uma das mais conhecidas, e pode ser capturada por espelhos coletores, que refletem e concentram a luz. O receptor então guarda essa luz solar na forma de calor. Posteriormente, se transforma essa luz estocada em eletricidade.

Também é possível usar a energia fotovoltaica. Ela também capta a luz do sol, mas por meio de módulos fotovoltaicos. Com esse sistema, que precisa de módulos, cabeamentos e estrutura para funcionar, gera-se energia elétrica para que o imóvel utilize.

Para se instalar em casa, é preciso um estudo sobre onde devem se posicionar os painéis e a eficiência do sistema. É possível fazer uma projeção sobre quando conseguirá recuperar o capital investido. A energia extra produzida pelo imóvel pode até gerar lucro no futuro.

E não é somente da luz que se faz energia. A energia eólica utiliza a força do vento. Ela é usada em regiões em que venta bastante. O importante é utilizar aspectos da natureza com baixo impacto nela para gerar energia renovável. No entanto, é preciso ter grandes aerogeradores para fazer uso desse tipo de energia.

É possível até gerar energia da biomassa, isto é, de materiais orgânicos. Nesse caso, o lixo biodegradável pode se transformar em uma fonte de energia. Porém é preciso realizar processos como a combustão, a pirólise ou a gaseificação para gerar energia. Dá para instalar em casa um biodigestor doméstico.

Até a energia hídrica encontra formas de ser produzida, sendo preciso viver perto de um fluxo de água. No caso de chácaras, sítios ou fazendas que apresentam água corrente natural, dá para pensar na possibilidade de aproveitar esse recurso para gerar energia.

Antes de adquirir qualquer propriedade, seja por leilão de imóveisou compra, é possível já visualizar as possibilidades de produção de energia renovável no local. Pode-se requisitar um orçamento para se adaptar o imóvel para a utilização de energia sustentável. Essa é uma forma de ajudar o planeta e também economizar, já que, depois de recuperado o investimento inicial, terá energia sem custo, e ela pode até gerar lucro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =