Negócios e Política

Crescimento orgânico: invista nele se deseja construir uma empresa sólida

Não existe uma fórmula única para gerar crescimento orgânico. De fato, os resultados de uma nova pesquisa sobre o tema sugerem que as empresas que mais crescem seguem caminhos diversos. 

Essa percepção tem implicações significativas para a saúde e o desempenho de uma marca, seja ela do ramo de materiais para escritório ou de gestão industrial

Uma análise do desempenho do preço das ações de 550 empresas ao longo de 15 anos revelou que, para todos os níveis de crescimento de receita, aquelas que obtiveram êxito orgânico, geraram maiores retornos aos acionistas do que aquelas cujo crescimento dependeu mais de aquisições.

Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

A busca pelo crescimento orgânico

Empresas consideram e buscam o crescimento por meio de três estratégias: 

  • Investimento em atividades de alto crescimento por meio da realocação de fundos de diversas fontes; 
  • Criação de novos produtos, serviços ou modelos de negócios; 
  • E otimização constantemente de suas principais capacidades comerciais, como vendas, preços e marketing de relacionamento.
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Mas os executivos que relatam crescimento acima do mercado, são mais propensos do que outros a dizer que estão buscando uma abordagem diversificada. 

Uma abordagem diversificada para o crescimento orgânico

O crescimento é a principal preocupação de muitas empresas. Portanto, de acordo com esses mesmos entrevistados: 93% dizem que adotaram pelo menos uma estratégia para gerar crescimento orgânico nos últimos três anos. 

Quase dois terços concordam fortemente que esse caminho está no topo da lista de prioridades. Mas em relação às três estratégias de crescimento que exploramos (investir, criar e realizar), as respostas sugerem que não existe uma abordagem única para todos.

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Principalmente porque, com o advento da presença digital, nada é tão fixo como antes.

Quase 60% dos executivos identificam uma estratégia primária, enquanto o restante diz que suas empresas seguem mais de uma. Segundo os entrevistados, uma abordagem diversificada é mais comum em empresas maiores do que naquelas de pequeno porte. 

Também é relatado com mais frequência em mercados desenvolvidos do que em outros mais emergentes, onde a confiança na estratégia de criação é mais comum.

Olhando para o futuro, porém, os resultados sugerem que as marcas devem evoluir na forma como crescem. Das três estratégias, uma grande porcentagem disse que seu crescimento anterior veio do investimento em atividades existentes. 

Mesmo em empresas que usam várias estratégias, sentiu-se maior confiança em investimentos nos últimos anos. 

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Mas quando perguntados sobre qual estratégia principal suas empresas adotarão nos próximos três anos para gerar crescimento orgânico, pouco mais da metade cita a criação de novos produtos, serviços ou modelos de negócios.

Logo atrás, com apenas 19%, vieram aqueles que decidiram investir. 

Tanto nos mercados desenvolvidos quanto nos emergentes, é mais provável que os entrevistados digam que a criação de novos produtos, serviços ou modelos de negócios é o foco de suas empresas.

O fato é que, nada é melhor e mais eficaz do que uma abordagem que vise caminhos orgânicos. E então, vamos dar este próximo passo?

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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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