Beleza e Saúde

Cresce a procura de jovens por aparelhos invisíveis: Entenda as vantagens

Usar aparelho é algo temido por muitos jovens, isso porque, esse tipo de tratamento pode ser longo e muitas pessoas acreditam que o mesmo não é muito bonito ou estético. Por isso, a opção que mais tem feito fama entre eles são os aparelhos invisíveis.

Nesse contexto, vale lembrar que existem vários tipos de aparelhos invisíveis que são indicados para fazer correções ortodônticas, ou apenas movimentar os dentes de forma a assumir a posição ideal. 

Em suma, esse tipo, além de ser a versão mais discreta, acaba sendo a opção mais confortável. Isso porque, ele é desprovido de metais em sua composição, assim como, acaba alcançando resultados mais rápidos. 

Mesmo com todos os benefícios do aparelho invisível, essa técnica ainda é pouco usada no Brasil. Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse aparelho, bem como os benefícios e sua média de preço.

Entenda o que é um aparelho invisível 

Este aparelho, nada mais é do que uma ferramenta ortodôntica pensada para ser mais estética e, portanto, se manter imperceptível na boca. Dessa forma, esse tipo de aparelho tem a vantagem de ser móvel e não conter bráquetes ou outras peças. 

Vale informar que falar sobre aparelhos é se remeter aos aparelhos fixos feitos de metais que contém borrachas coloridas que são trocadas todos os meses. Isso porque, esse tipo de aparelho é o mais popular que existe. 

Porém, com as novas tecnologias, não só existe o aparelho móvel e transparente, mas outras diversas opções, como é o caso do aparelho dental de porcelana, que também tem como proposta proporcionar ao paciente um tratamento mais discreto e estético.

Em suma, o que realmente pode mudar de um aparelho para o outro é a sua estrutura e a forma como cada um deles irá estimular a movimentação dentária.

Além disso, eles acabam sendo mais ou menos indicados para determinados quadros clínicos, que vai variar de acordo com a complexidade dos problemas que precisam ser tratados. 

Vantagens de alinhadores invisíveis 

As vantagens dos alinhadores invisíveis são inúmeras. Portanto confira a seguir algumas das principais vantagens de optar por esse tipo de tratamento, quando o mesmo é uma opção viável. 

  1. Estética e discrição 

O que a maioria dos jovens realmente temem sobre o uso do aparelho é o impacto que o mesmo pode causar no sorriso. Dessa forma, a principal característica do tratamento invisível é o fato dele se propor a ser invisível na boca, ou o menos aparente possível. 

Além disso, o aparelho se propõe a ser o mais natural possível e sua colocação se assemelha ao tratamento onde é colocado lente de dente.

  1. Previsão do tratamento

O tratamento com esse tipo de aparelho é feito de forma tecnológica e avançada, uma vez que o dentista coleta imagens e solicita exames para ter especificações e características do dente do paciente. 

Dessa forma, todas as informações são trabalhadas junto com auxílio de softwares. Esses por sua vez, são capazes de calcular o tempo de tratamento. Portanto, o paciente consegue conhecer o seu futuro sorriso antes mesmo de começar a usar o aparelho. 

Vale lembrar que depois do uso do aparelho é possível fazer procedimentos como clareamento a laser.

  1. Confortável 

Além de tudo isso, o aparelho invisível também é um acessório extremamente confortável que tem como prerrogativa a diminuição de dores e incômodos ao longo do tratamento.

Isso ocorre, pois o aparelho invisível é composto por um material rígido menos desconfortável, sem peças salientes, criado a partir de um molde com o formato exato da arcada dentária.

Preço e contra-indicações

Mesmo com todos os benefícios, esse tipo de aparelho tem algumas restrições quando o assunto é criança. Isso porque, o mesmo é indicado para crianças apenas maiores de 6 anos de idade. 

Isso acontece pois, nessa fase, os dentes de leite começam a ser substituídos pelos dentes permanentes e a arcada dentária pode se desalinhar pela falta de espaço ou crescimento errado de algum dente.

Além disso, o uso desse aparelho também não é indicado para pacientes que fazem o uso de prótese fixa.

Outra informação relevante sobre este tratamento é o seu valor de mercado. Esse ítem entretanto, pode variar de acordo com os seguintes cenários: 

  • A marca que será utilizada;
  • A clínica e o profissional que vai realizar o tratamento;
  • A região onde a pessoa mora;
  • O tempo estimado para finalizar o tratamento.

Entretanto, pode resumir-se que esse tratamento acaba tendo um valor maior do que o aparelho fixo tradicional, devido aos seus inúmeros benefícios e características tecnológicas para facilitar o tratamento.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =