Negócios e Política

Conheça as 5 vantagens em ser um consultor CFP

O título de “Certified Financial Planner” é um indicador de confiança fiduciária para potenciais clientes. Indiscutivelmente a distinção mais reconhecida em serviços financeiros, uma Certificação CFP abrirá portas para você profissionalmente e fornecerá novas oportunidades para expandir sua empresa. 

Também oferece uma vantagem competitiva Mesmo a certificação tendo sido criada nos Estados Unidos apenas 20% dos planejadores financeiros nos Estados Unidos são certificados. Já no Brasil a porcentagem é ainda menor

Em 2021, o Brasil registrou 7.385 planejadores financeiros certificados. Isso significa uma porcentagem bem pequena do número total de consultores formais e informais ativos.

Neste post, revisaremos os requisitos e benefícios de uma certificação CFP para consultores.

Educação, experiência e testes para certificação CFP

Nada de bom na vida vem de graça. Os CFPs são vistos como elite em sua profissão devido ao nível de trabalho que precisam concluir para se tornarem certificados. 

No Brasil o certificado é concedido mediante exame junto ao Instituto Planejar. Para passar na prova de Certificação CFP® (Certified Financial Planner), um profissional precisa de muito estudo e um curso preparatório CFP de qualidade.

Se você possui um CPA, CFA em finanças, negócios ou economia, você pode ignorar a maior parte do curso no requisito educacional do CFP Board. Aqueles que se qualificarem para esta isenção ainda precisarão concluir um curso Capstone de desenvolvimento de plano financeiro.

1 – CFP têm conhecimento e experiência

São necessários três anos, trabalhando quarenta horas por semana, para completar o requisito de experiência para a certificação CFP. Os programas de educação registrados pelo CFP geralmente levam entre dezoito e vinte e quatro meses. Você pode obter um diploma de bacharel em três a quatro anos.

Os candidatos podem fazer o Exame CFP antes de obter um diploma de bacharel, mas há uma janela de cinco anos para obter esse diploma depois de passar no teste. Você ainda precisará concluir a educação registrada no CFP Board antes de fazer o exame.

O conhecimento e a experiência que um candidato CFP ganha durante este processo são dois dos principais benefícios de uma certificação CFP. Esse tempo gasto aprendendo o comércio pode ajudá-lo a realizar serviços aprimorados para seus clientes, ao mesmo tempo em que instila confiança em seus clientes.

2 – CFP são fiduciários confiáveis

O termo “fiduciário” é bastante usado, mas nem todos os consultores financeiros conquistaram o direito de usar o apelido. Nos serviços financeiros, um fiduciário é definido como uma pessoa que tem uma obrigação legal ou ética para com seus clientes. Os CFPs se encaixam nessa descrição.

A etapa final no processo de certificação CFP é uma verificação de antecedentes criminais e trabalhistas, juntamente com um acordo para aderir aos padrões profissionais e éticos do Conselho CFP. Este é um contrato legal e vinculativo, projetado para garantir que um CFP seja um fiduciário confiável.

Vivemos em um mundo onde a confiança do consumidor é baixa. A desconfiança em Wall Street está em alta. Os clientes estão procurando por fiduciários confiáveis ​​e muitos sabem que os CFPs se encaixam nessa descrição. Ao concluir o curso de certificação CFP, você pode ingressar nesse grupo confiável.   

3 – Consultores CFP têm uma vantagem competitiva

Conhecimento, experiência e status fiduciário oferecem uma clara vantagem competitiva sobre os planejadores financeiros que não concluíram a certificação CFP. Depois de atender a todos os requisitos e passar no teste, você pode exibir com orgulho “CFP” ao lado do seu nome.

A distinção não apenas o diferencia do resto do campo. Posiciona você como uma autoridade em planejamento financeiro. Os clientes não serão os únicos a procurar os seus serviços. Seus colegas também procurarão por você liderança e orientação.

As práticas que são de propriedade ou empregam CFPs escalam mais rapidamente. Se você não planeja fazer o exame sozinho, considere contratar um CFP para aprimorar os serviços ao cliente em sua empresa. As empresas de consultoria têm em média 44% mais receita quando adicionam um CFP à equipe.    

4 – Quem tem CFP ganha mais 

Já se perguntou qual é a renda de um consultor CFP? De acordo com um estudo recente do Grupo Aite dos EUA, os CFPs ganham em média 14-33% a mais do que os não CFPs durante o curso de sua carreira. No Brasil, esta estimativa ´pe de cerca de R$ 400 mil por ano!

Taxas mais altas não são o principal motivo, embora sejam justificadas. Os CFPs ganham mais porque trabalham principalmente com clientes com maior capacidade de investimento.

Outra razão pela qual os CFPs ganham mais dinheiro é o número de canais que eles têm para prospectar novos clientes. Existem redes e organizações profissionais, por exemplo, que só aceitam CFPs. Cada um deles é uma fonte potencial de renda. O aumento da geração de leads leva a uma receita maior.      

5 – Clientes precisam de planejamento financeiro

Os clientes se preocupam com seu portfólio de investimentos, mas o que eles realmente precisam é de planejamento financeiro. Tornar-se um CFP coloca você no banco do motorista para capturar alguns desses negócios.

O crescimento dos investimentos em bolsa de valores entre os brasileiros só cresce. A demanda destes profissionais qualificados só vai aumentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =