Beleza e Saúde

Conheça a Luteína: Benefícios, tratamentos e mais

Um nome que está em alta na área da saúde nestes últimos tempos sem dúvida é a luteína. O carotenoide de cor amarela famoso por suas propriedades antioxidantes, a substância, é uma vitamina que se tornou uma das queridinhas da medicina quando falamos de tratar doenças, principalmente oculares.  

Só para aquecer, um de seus benefícios é sua capacidade de retardar o envelhecimento precoce da aparência, por conseguir eliminar toxinas do corpo. A partir disso, vamos conferir um panorama sobre os benefícios que a luteína oferece, bem como a forma correta de usá-la e garantir seus efeitos positivos. 

Conheça todos os benefícios em tomar Luteína 

Para começar, vamos descrever um pouco sobre a luteína. Como já dissemos, ela faz parte da família dos carotenoides e possui como principal efeito a ação antioxidante no organismo, o que a faz essencial tanto para a prevenção de doenças como para a eliminação de toxinas do corpo. 

  4 benefícios da energia eólica para o Brasil

Pode ser encontrada em maior quantidade nos alimentos de pigmentação verde como é o caso de couves, rúculas, espinafres, entre outros. Também se encontra, em menor quantidade, em alimentos amarelados e alaranjados como a laranja, abóbora, milho, entre outros. 

Benefícios para os olhos 

Para comentarmos os benefícios oculares, precisamos explicar um pouco sobre uma substância que anda lado a lado com a luteína para colaborar com os olhos: a zeaxantina. Com essas duas, os olhos ficam protegidos de radicais livres e ainda previnem doenças comuns como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Por fim, algumas pesquisas mostram que a luz azul é bloqueada pelos dois compostos. 

Benefícios para saúde da pele 

Junto com a saúde ocular, esse é o benefício pelo qual a luteína conquistou a sua fama no mercado. Basicamente o carotenoide reduz drasticamente o dano de oxidação que a nossa pele sofre no cotidiano pelos agentes externos através do processo antioxidante. Pode-se notar que o grande papel da luteína é eliminar agentes estranhos no corpo humano. 

  Quais benefícios são desejados pelos profissionais no futuro do trabalho!

Benefícios cardiovasculares 

Essa é uma propriedade que os cientistas estão utilizando bastante em suas pesquisas. A composição antioxidante da luteína promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que não só reduz o risco de infarto, mas também uma doença crônica comum: a hipertensão arterial. Por fim, a luteína também pode prevenir casos de derrame e evitar que artérias sofram danos constantes. 

Como realizar tratamentos com suplementos de Luteína? 

Algumas pessoas não conseguem adquirir a quantidade suficiente de luteína através da alimentação. Por isso, várias marcas se especializaram e oferecem uma suplementação do composto em cápsulas para que as pessoas não percam os benefícios. 

Aqui estão algumas recomendações de lojas que vendem luteína em boa qualidade: 

Apisnutri 

Vitaminlife 

Maxnutri 

Healthy origins 

Nutrivision 

Vale lembrar que a suplementação de luteína nunca deve partir por conta própria da pessoa. É necessário sentir alguns sintomas como  e procurar ajuda especializada de um nutricionista. Outro ponto importante é que as cápsulas só farão o efeito correto se forem utilizadas com equilíbrio e nos intervalos de tempos certos. 

  4 benefícios da energia eólica para o Brasil

Quando não tomar Luteína? 

Na verdade, não há muitos registros de pessoas que não se deram bem com a substância. A atenção maior é para a suplementação, como já informamos. Entretanto, um consumo excessivo de luteína pode causar uma aparência mais amarelada da pele, devido ao excesso do carotenoide. Fora isso, o consumo está liberado para as pessoas. 

Com isso, chegamos ao fim. Espera-se que com tudo que foi abordado, você agora saiba os benefícios que a luteína contém, bem como a forma correta de consumir a substância. Se gostou, compartilhe para que o conteúdo chegue em mais pessoas e para mais informações como essa, fique de olho nos posts do site. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + oito =