Negócios e Política

Como saber se meu consignado foi averbado? Descubra aqui!

Quando se solicita um empréstimo consignado, fica-se em uma ansiedade sobre a resposta. Portanto, como saber se o consignado foi averbado? 

De fato, essa é uma dúvida bastante comum, visto que a burocracia exigida por diferentes instituições, bem como a maneira que o crédito é liberado varia bastante de uma para outra. 

Como saber se o consignado foi averbado? 

Em geral, a instituição financeira que você contratou o empréstimo consignado entrará em contato com você quando o consignado for aprovado. 

Dessa forma, a instituição financeira poderá ligar ou te mandar um e-mail, por exemplo. 

Já em outros casos, você mesmo (a) poderá fazer a consulta, para saber se o empréstimo consignado foi aprovado ou recusado. 

No caso de pensionistas do INSS, por exemplo, essa consulta pode ser feita de maneira online, usando o aplicativo Meu INSS. 

Servidores públicos, por exemplo, podem visualizar o empréstimo consignado em seus respectivos holerites, visto que o empréstimo consignado é debitado diretamente da folha de pagamento de cada trabalhador. 

E no caso de outras instituições financeiras, o app de cada uma delas poderá ser consultado para verificar se o empréstimo consignado foi aprovado, ou se o pedido foi recusado na análise de crédito. 

O que é análise de crédito? 

Sempre que um trabalhador solicita um empréstimo consignado, a instituição financeira acolherá o pedido e fará uma análise de crédito do solicitante, antes de aprovar ou recusar o empréstimo. 

Nessa análise de crédito, alguns fatores são considerados. 

A começar, pela capacidade do solicitante de honrar as parcelas do empréstimo consignado o qual está sendo solicitado. 

Além disso, é também analisada a margem do consignado. Afinal, existe a Lei Nº 8.692 que determina que até 30% do salário líquido ou benefício de um trabalhador pode estar comprometido com empréstimos. 

Portanto, se você já atingiu essa margem com outros empréstimos, certamente seu empréstimo consignado será negado. 

O solicitante deverá entregar alguns documentos, os quais comprovem a renda fixa que possui. 

Assim, a melhor dica é sempre fazer uma simulação de empréstimo consignado antes da solicitação. Dessa forma, você já poderá saber quanto sairá a parcela e se tem condições de pagar aquele empréstimo. 

Para submeter-se a análise de crédito do consignado, você deve entregar cópias de RG, CPF, comprovante de residência (conta de água ou luz, por exemplo) e comprovante de renda (holerite por exemplo).

O processo de análise de crédito varia conforme a instituição financeira, podendo levar menos de 24 horas ou até alguns dias úteis, para o resultado.  

Se o meu consignado foi negado, o que posso fazer? 

Existem algumas situações que levam instituições financeiras a negar pedidos de empréstimos consignados. 

Dentre eles, o mais comum é não ter espaço na margem de consignado. Ou seja, nessa situação, o solicitante já tem 35% da renda comprometida com um consignado e fica impossibilitado de solicitar outro. 

Nesse caso, talvez a portabilidade do consignado seja uma boa opção. Na portabilidade, outra instituição financeira assume sua dívida e você consegue condições de juros e parcelas menores. 

Com isso, a porcentagem da margem de consignado muda, dando um alívio para você. Inclusive, com a portabilidade, pode até haver a possibilidade de troco. 

O troco, na portabilidade, é uma quantidade de dinheiro depositada em sua conta, devido à diferença nas condições do empréstimo consignado entre a instituição original e a nova instituição. 

Outra solução é tentar quitar dívidas menores ou empréstimos antigos, para então abrir margem para um novo consignado. 

Mas, se você ainda não tem um empréstimo consignado contratado e teve seu pedido negado, é importante questionar a instituição financeira o porquê da negativa. 

Às vezes é algum erro na documentação ou faltou algum documento, algo que pode ser corrigido com facilidade. Portanto, descubra a razão da negativa do consignado. 

Quem pode solicitar um empréstimo consignado? 

Algumas categorias de trabalhadores podem solicitar um empréstimo consignado: 

  • Aposentados; 
  • Pensionistas do INSS; 
  • Servidores públicos; 
  • Funcionários de empresas que têm convênio com as instituições financeiras. 

Por outro lado, trabalhadores autônomos, informais, que não possuem emprego registrado em carteira, não conseguem solicitar empréstimos consignados, pois, não conseguem comprovar a renda, nem debitar o valor da parcela direto no contracheque. 

Quando o consignado é averbado, o que acontece? 

Quando termina a sua análise de crédito e o seu empréstimo consignado é concedido, o valor contratado ficará disponível na sua conta em alguns dias. 

Esse tempo varia de instituição financeira para instituição financeira, podendo ir de 48 horas até 72 horas para o dinheiro contratado estar disponível na sua conta. 

Já o valor da parcela será debitado do seu benefício ou salário no próximo mês após o crédito em conta do valor contratado. Ao conferir o holerite, você notará que a parcela já foi descontada automaticamente do salário ou benefício. 

E assim continuará, até a quitação desse empréstimo consignado, conforme o número de parcelas contratadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − seis =