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Como organizar promoções de fim de ano? 6 dicas práticas

As promoções de fim de ano são muito esperadas tanto pelos lojistas quanto pelos clientes. Afinal, é uma época em que as pessoas querem dar e receber presentes e estão em busca de vantagens para ter uma experiência de compra positiva.

Para conseguir passar por esse período mais agitado sem passar por problemas de estoque, baixa capacidade de atendimento e gastos excessivos, é importante se planejar.

Uma ação promocional vai exigir investimentos e deve ser bem estruturada para não causar prejuízos e riscos financeiros.

Então, confira as dicas que separamos neste artigo para organizar suas promoções de fim de ano e que também valem para outras datas comemorativas do ano. Boa leitura!

6 dicas para organizar promoções de fim de ano

O calendário de datas comemorativas brasileiro gera oportunidades de vendas para diversos setores do mercado.

Porém, as promoções de fim de ano são um momento em que todos os negócios investem em ações especiais para a data. 

O objetivo é chamar a atenção dos clientes que já estão predispostos a comprar. Mas antes de anunciar sua campanha, é importante se organizar internamente para conseguir atender a demanda que você espera gerar.

As dicas abaixo valem tanto para negócios do varejo quanto para os que vendem pela internet. Aprenda como planejar suas ações:

1. Definir o tipo de promoção

Como mencionamos acima, criar uma ação promocional envolve custos. Por exemplo, se você planeja oferecer um brinde a cada R$ 100 em compras, esse brinde precisa ser comprado, então, é considerado um custo. A divulgação da campanha também entra nessa lista.

Então, a primeira dica para organizar suas promoções de fim de ano é definir qual tipo de promoção você quer executar e quanto vai precisar investir para colocá-la em prática.

Alguns exemplos de campanhas realizadas nessa época são: 

  • sorteios; 
  • frete grátis (em lojas virtuais);
  • brinde para compras acima de um determinado valor;
  • cupom de desconto para próxima compra, entre outros.

Organize o planejamento em um documento de texto, incluindo a planilha com os investimentos necessários. Assim, você consegue avaliar melhor as possibilidades de executar a campanha.

2. Planeje o estoque para esse período

Nada é mais desesperador do que ver o estoque acabando bem no meio das promoções de fim de ano, não é mesmo? Ainda mais se as vendas estão indo bem. Uma interrupção pode prejudicar bastante uma campanha.

Por isso, é importante planejar o estoque de fim de ano bem antes dessa época chegar. Grande parte dos fornecedores trabalha com antecedência, então, entre em contato com os que estão na sua lista de preferência para negociar sua demanda.

Uma dica para não comprar estoque em excesso, é analisar a média de vendas que você realiza nesse período e colocar uma margem de segurança, caso a procura seja maior devido a promoção. 

Leia mais: 5 principais ferramentas para gestão de estoque que você precisa conhecer.

3. Contatar os fornecedores com antecedência 

Toda compra de estoque feita em situações de urgência e alta demanda pode resultar em pagar mais caro pela mercadoria. Se o seu setor tem muita procura, é importante contatar os fornecedores com antecedência para não passar aperto. 

O período de promoções de fim de ano é um desses momentos em que o mercado aquece, então, seja estratégico e faça o planejamento e o contato com os fornecedores com folga.

As principais vantagens de trabalhar adiantando são:

  • evitar ter produtos em falta em uma época de alta venda; 
  • comprar pelo melhor preço com o fornecedor; 
  • evitar a concorrência por um mesmo fornecedor com outras empresas  

Assim, você consegue negociar uma condição de pagamento melhor, o que ajuda na gestão financeira do negócio, e garante que terá condições de atender os clientes.

4. Otimização de cupons fiscais

Para executar com mais segurança e agilidade as promoções de fim de ano que envolvam a troca de cupons fiscais por bilhetes para participar de sorteios, você vai precisar de um sistema que automatiza a emissão dos comprovantes.

Um exemplo desse tipo de campanha são as ações de troca de cupom que acontecem em shoppings para participar de sorteios de carros no fim do ano. 

Os cupons fiscais precisam ser validados e para evitar erros, implementar um sistema de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica que imprime tudo na hora e registra cada venda, ajuda a evitar qualquer tipo de problema.

Além disso, é possível avaliar depois o volume de venda gerado no período da campanha e se foi um resultado satisfatório, compensando o investimento realizado. 

Leia também: Como fazer previsão de vendas? 6 passos para criar sua própria bola de cristal.

5. Investir em campanhas de marketing

Outra dica para ter sucesso com as promoções de fim de ano é investir em campanhas de marketing para divulgar as ações.

A concorrência é alta, então, ter uma boa ideia e saber promovê-la é essencial para chamar a atenção dos consumidores. O principais pontos para criar uma boa campanha são:

  • definir o tema da campanha;
  • quais canais vão ser utilizados na divulgação (redes sociais, site, adesivos na vitrine, WhatsApp);
  • conteúdos que serão produzidos para divulgação;
  • qual o orçamento para investimento em anúncios nas redes sociais e para produção de materiais físicos (flyers, cartazes, etc). 

Planeje essas ações com antecedência para conseguir produzir cada detalhe com tempo e com o máximo de qualidade para impactar o máximo de clientes. 

6. Reforçar a equipe de vendas 

Fechando a lista de dicas para promoções de fim de ano, o reforço na equipe de vendas não poderia ficar de fora. Nessa época, aumentam as contratações de vendedores no varejo tradicional, mas o setor de e-commerce também precisa de reforço.

Se você tem uma loja física, estude com antecedência quantos vendedores a mais serão necessários no fim de ano para conseguir bons profissionais disponíveis.

Caso você trabalhe com vendas online, é importante garantir que os pedidos sejam enviados com agilidade e um reforço na equipe de logística é essencial. 

Assim, você consegue oferecer um atendimento ágil e de qualidade, que é tudo que os clientes esperam receber. Bom trabalho!
Este artigo foi escrito por Gabriel Marquez, empreendedor e fundador da NFe.io, sistema de emissão de nota fiscal.

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