Blog

Como organizar os espaços em uma casa pequena? – Confira 8 truques

Como organizar os espaços em uma casa pequena? As nossas dicas são simples, mas eficazes. Ter uma casa pequena não significa que você não pode decorá-la da forma com que deseja.

A única diferença é ter que fazer algumas concessões, e, obviamente, seguir alguns truques para otimizar espaço. Leia com a gente e saiba como organizar os espaços em uma casa pequena. Vamos lá!

Como organizar os espaços em uma casa pequena?

Como organizar os espaços em uma casa pequena? Em uma casa pequena, é preciso usar um pouco de criatividade para otimizar o espaço e organizar melhor os cômodos, seja a cozinha, o quarto ou o banheiro. Abaixo, mostramos 9 truques para economizar espaço e soluções de mobília inovadoras para se inspirar. Leia:

1. Móveis transformáveis

Existem no mercado soluções transformáveis que podem oferecer a máxima funcionalidade sem acabar com o sentido estético. Um exemplo super funcional é ter um sofá, cama e estante em um único móvel, todos facilmente transformáveis de um elemento para outro de acordo com a necessidade e a hora do dia, isso foi apenas um exemplo, mas existem infinitas combinações de móveis.

2. Como organizar os espaços em uma casa pequena? Cerque portas e janelas!

Uma solução muito simples que, no entanto, permite recuperar o espaço que normalmente é “esquecido”. Ao cercar portas e janelas com pequenos nichos e/ou prateleiras, obterá um espaço útil, por exemplo, na cozinha para guardar pratos e livros de receitas.

3. Escadas

Todas as escadas escondem potenciais gavetas ou prateleiras para guardar todas aquelas coisas que você nunca sabe onde colocar, como cobertores, malas ou várias lembranças. Além de economizar espaço, também se torna um belo móvel. Como se diz? Dois coelhos com uma cajadada só.

4. Cores claras

Como organizar os espaços em uma casa pequena? Tonalidades e móveis em cores claras ajudam muito a dar sensação de amplitude aos cômodos combinados com detalhes coloridos nos lugares certos, pois ajudam a dar um toque a mais ao apartamento.

5. Adeus aos corredores vazios e chatos

Os corredores com largura de pelo menos um metro, podem servir muito mais do que uma passagem de um cômodo para outro. Na verdade, podem ser feitos com gesso cartonado ou madeira, prateleiras para expor livros até com armários embutidos para guardar objetos que não deseja ser exposto.

6. Como organizar os espaços em uma casa pequena? Iluminação!

Como organizar os espaços em uma casa pequena? Posicionar os pontos de luz da maneira correta pode transformar a forma como percebemos os espaços. É necessário obter um ambiente bem iluminado, mas também acolhedor e agradável aos olhos sem exagerar na potência dos holofotes.

7. Tudo gira em torno do sofá

Uma escolha moderna e decididamente elegante. A inserção da zona da cozinha integrada na sala de estar permite otimizar o espaço e, ao mesmo tempo, dar leveza à zona de estar.

Nosso conselho é: nada de cozinhas com ilhas ou penínsulas, mas sim focar em um grande sofá para ser colocado no centro do ambiente (mesmo encostado em uma parede) com a função de conectar a área da cozinha e a sala de estar.

Para a cozinha, é melhor usar uma parede inteira (possivelmente a mais longa). A área de estar orbitará em torno do sofá, colocando o convívio e a hospitalidade no centro de sua pequena casa.

8. Espelhos

Um dos “defeitos” que podemos encontrar em pequenos espaços é a proximidade excessiva entre as paredes. Colocar grandes espelhos nos lugares certos pode ajudar a quebrar os limites impostos pelas paredes, multiplicando a luz e ampliando a percepção espacial.

Estas foram as nossas dicas de como organizar os espaços em uma casa pequena. Esperamos ter ajudado você com as suas dúvidas. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 16 =