News

Como lidar com os impactos ambientais da mineração

Muito se fala sobre os impactos ambientais da mineração, é verdade que as atividades de mineração, incluindo prospecção, exploração, construção, operação, manutenção, expansão, abandono, descomissionamento e reaproveitamento de uma mina podem impactar os sistemas sociais e ambientais de várias maneiras positivas e negativas, diretas e indiretas. 

A exploração, construção, operação e manutenção de minas podem resultar em mudanças no uso da terra e podem ter impactos ambientais da mineração, incluindo desmatamento, erosão, contaminação e alteração do perfil do solo, contaminação de córregos e áreas úmidas locais e aumento do ruído nível, poeira e emissões. 

O abandono, descomissionamento e reaproveitamento de minas também podem resultar em impactos ambientais significativos semelhantes, como contaminação do solo e da água. 

Além das próprias minas, a infraestrutura construída para apoiar as atividades de mineração, como estradas, portos, ferrovias e linhas de energia, pode afetar as rotas migratórias de animais e aumentar a fragmentação do habitat.

A grande pergunta é: como lidar com isso?

Impactos Ambientais da mineração

Quanto aos impactos ambientais da mineração, os danos podem ser diversos, a mineração qual mal realizada pode poluir o ar e a água potável, prejudicar a vida selvagem e o habitat e causar cicatrizes permanentes nas paisagens naturais. 

Minas modernas, bem como minas abandonadas, são responsáveis ​​por danos ambientais significativos em todo o Ocidente.

  O que é um licenciamento ambiental

Problemas na água

O crescimento populacional dramático nas últimas décadas, juntamente com secas recordes em partes do Ocidente, intensificaram a demanda por esse recurso naturalmente escasso. 

A poluição compromete ainda mais o abastecimento de água e aumenta os custos para os consumidores à medida que mais tratamento da água se torna necessário para tornar a água contaminada segura para consumo humano e uso agrícola.

É fundamental ter técnicas e segurança nos processos feitos. Evitar ao máximo o descontrole de barragens e a mineração em locais indevidos.

Drenagem ácida de mina

A drenagem ácida de minas é a principal fonte de poluição da água da mineração. A mineração desenterra grandes quantidades de minério que contém metais preciosos, como ouro e prata, bem como ferro e outros sulfetos. 

Quando os sulfetos no minério são expostos à água e ao ar, é criado ácido sulfúrico, que pode vazar de minas e pilhas de estéril para córregos, rios e águas subterrâneas. Essa infiltração é chamada de drenagem ácida de mina.

A drenagem ácida de minas pode ser 20 a 300 vezes mais ácida do que a chuva ácida e pode queimar a pele humana e matar peixes e organismos aquáticos. 

Dessa forma, tudo que pode ser feito para evitar esses problemas é oferecer uma segurança extra para os processos, visando novas práticas. É algo para ser desenvolvido com o tempo.

  O que é minério de ferro e para que é utilizado

Cianeto e Mercúrio

Os produtos químicos usados ​​para separar metais e minerais valiosos do minério também podem vazar em córregos, rios e águas subterrâneas. 

Alguns desses produtos químicos, como o mercúrio, persistem no meio ambiente por décadas. Embora não seja mais usado na mineração, o mercúrio continua a contaminar os cursos d’água. 

O cianeto, que é amplamente utilizado na mineração de ouro moderna, é outro produto químico potencialmente mortal que pode entrar no abastecimento de água, por esse motivo são tomadas medidas sérias para que isso não aconteça.

Muitas empresas possuem um comprometimento enorme com isso!

Quantidade de água

A mineração pode esgotar os recursos hídricos superficiais e subterrâneos. 

As retiradas de águas subterrâneas podem danificar ou destruir o habitat ribeirinho a muitos quilômetros do local real da mina. 

Exatamente por essas questões que a cada dia existem mais empresas preocupadas em como lidar com essa “destruição”. Há métodos sendo desenvolvidos e alguns sendo aplicados. O objetivo é diminuir ao máximo esse problema.

Qualidade do ar

Centenas de toneladas de rocha são desenterradas, movidas e trituradas em operações de mineração, aumentando significativamente a quantidade de poeira e partículas no ar. 

Além disso, rejeitos de minas, que podem conter resíduos finos e até tóxicos, são transportados pelo ar. Essa poluição do ar pode afetar diretamente a saúde humana.

  O que é um licenciamento ambiental

Diante disso, muitos locais ao redor do mundo buscam por maneiras de exploração menos prejudiciais, apesar de não ser fácil encontrar!

Vida Selvagem e Habitat

Como a mineração é frequentemente uma atividade industrial pesada que envolve a construção de estradas e o uso de máquinas pesadas, a vida selvagem pode ser deslocada e o habitat danificado ou destruído. 

Aves e outros animais selvagens podem ser envenenados depois de beber água contaminada em tanques de rejeitos. Aumentos na sedimentação ou acidez podem matar trutas, salmões e outros organismos aquáticos. Mesmo em concentrações muito baixas, a exposição a metais pesados ​​pode prejudicar o crescimento dos peixes. 

Os macro invertebrados que os peixes comem vivem em sedimentos de riachos e comem algas, que geralmente contêm concentrações de metais mais altas do que as águas superficiais.

Todos esses critérios ditos aqui podem ser resolvidos. Alguns com mais dificuldade, mas sabemos que a saúde do planeta está aparecendo com mais detalhes nos últimos dias. 

É importante, para as empresas de mineração, considerar todos os processos de forma legal, gerando lucro sem danificar a natureza e a vida humana!

Sobre os impactos ambientais da mineração todo cuidado é pouco, vamos explorar com responsabilidade, até a próxima!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Mineração Brasil, um site especializado em mineração para você atento sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + oito =