Beleza e Saúde Blog

Como funciona os cosméticos naturais

Nesse momento em que a conscientização sobre a preservação da natureza está crescente, e escolher um estilo de vida mais saudável está em alta, a busca por cosméticos naturais vem aumentando a cada dia.

Se você está em busca por esses tipos de produtos que impactam da menor forma possível a natureza, esse texto vai te ajudar.

A seguir você vai conseguir ter um maior entendimento sobre como identificar esses tipos de cosméticos, além de entender as vantagens que escolher esses produtos vai proporcionar a você.

Confira!

O que são cosméticos naturais?

Como a busca por esses produtos está crescendo constantemente, muitas marcas têm optado por utilizar o termo “natural” em seus produtos para aumentar as suas vendas.

Porém, na hora de fazer a escolha desses cosméticos é importante prestar bastante atenção para que você realmente compre o produto certo.

Para que um produto desse tipo seja realmente natural, é importante atentar-se a algumas características:

  1. A obtenção de extratos que serão utilizados na sua produção deve ser por meio de uma tecnologia sustentável e limpa;
  2. Deve ser testado várias vezes os extratos ativos naturais concentrados utilizados para a fabricação, uma vez que, alguns desses extratos são tóxicos ao ser humano;
  3. É importante identificar o extrato vegetal (matéria-prima) vegetal utilizado, e se certificar que este extrato não foi contaminado por agrotóxico, fungos e bactérias;
  4. Identificar se todos os ingredientes utilizados para produzir o cosmético foi obtido de uma forma sustentável, ou seja, sem prejuízos ao meio ambiente;

Por serem critérios um pouco mais rigorosos de serem seguidos, é importante que você tenha bastante atenção na hora de escolher e identificar esses cosméticos.

Como funcionam?

O que torna um cosmético natural eficiente, é a sua estrutura molecular, sendo assim, os cremes, séruns e produtos para cabelos que são naturais, tem a mesma eficiência que os não-orgânicos.

Por não usarem muitos processos químicos em sua produção, esses cosméticos naturais agem de uma forma mais leve.

Esse comportamento faz com que as chances de obtenção de ótimos resultados estéticos sejam maiores, sem que se tenha alergias ou irritações.

Vantagens

Selecionamos algumas vantagens e motivos pelos quais você deve optar por cosméticos naturais.

Não contém parabenos

Um dos grandes vilões dos cosméticos, os parabenos são substâncias proibidas em vários países, porém, no Brasil ainda tem grande utilização.

Elas podem causar diversas irritações, alergias e câncer, isso porque essas substâncias que são utilizadas como antibacteriano são absorvidas pelo corpo.

Sendo assim, como esses cosméticos naturais são feitos pensando no meio ambiente, assim como na saúde das pessoas, eles não utilizam os parabenos.

Os extratos utilizados para a fabricação dos cosméticos naturais conseguem manter a mesma eficiência antibacteriana dos produtos não-naturais.

Sendo assim, os cosméticos naturais, além de serem menos prejudiciais à natureza, não são nocivos ao organismo humano.

Não são testados em animais

Assim como os produtos devem ser pensados no bem-estar e saúde dos seres humanos, eles também devem respeitar os animais.

Por isso, os cosméticos naturais não utilizam nenhum teste em animais para desenvolver os seus produtos.

Além disso, esses cosméticos naturais buscam preservar sempre os biomas nas regiões onde são extraídas as matérias-primas utilizadas.

Sendo assim, ao utilizar um produto natural, você terá a garantia de que ele está buscando colaborar com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

Utiliza ingredientes naturais e respeita o trabalho local

Ao utilizar os cosméticos naturais, você poderá sentir os aromas verdadeiros das plantas, sem que sejam artificiais.

Por serem produzidos através dos extratos naturais, é muito comum que essas ervas sejam cultivadas pela população local, valorizando assim, o seu trabalho.

Ao contrário dos cosméticos tradicionais que são produzidos em grande escala, os naturais são feitos em quantidades pequenas, sempre buscando matérias-primas de qualidade.

Ao utilizar cosméticos naturais, você além de está cuidando da sua saúde e do meio ambiente, também incentiva o desenvolvimento do comércio local.

Dessa forma, essa atitude de escolher cosméticos naturais também incentiva o sustento das famílias da localidade.

Sem corantes artificiais

Muito comuns na produção de cosméticos convencionais, pois dão a cor necessária para que os produtos fiquem atrativos, os corantes artificiais não são utilizados nos cosméticos naturais.

Geralmente esses corantes são desenvolvidos a partir de metais pesados, o que se torna prejudicial à saúde.

O que não é o caso dos cosméticos naturais, que são livres de corantes artificiais, buscando aproveitar as cores presentes nas substâncias utilizadas para a sua fabricação.

Sem substâncias cancerígenas

Algumas substâncias cancerígenas estão presentes em diversos cosméticos tradicionais, como por exemplo:

  • Ácido bórico, que pode causar graves intoxicações;
  • Formaldeído, que causa irritações na pele e nos olhos;
  • Coal Tar, que além de ser uma substância tóxica, também é cancerígena;

Sendo assim, se você quer evitar esses tipos de substância, a melhor alternativa é utilizar cosméticos naturais.

Eles são biodegradáveis

Geralmente os produtos convencionais como sabonetes líquidos, detergentes e shampoos possuem substâncias que são utilizadas para aumentar o prazo de validade, e essas podem causar problemas para o meio ambiente por não serem biodegradáveis.

Já os cosméticos naturais não possuem esse problema, pois os mesmos não causam prejuízos aos micro-organismos aquáticos, principalmente por serem biodegradáveis.

Não possuem fragrâncias artificiais

Geralmente os produtos convencionais são produzidos com fragrâncias artificiais que imitam o aroma natural.

Os cosméticos naturais são feitos a partir de extratos naturais que possuem as fragrâncias verdadeiras.

Sendo assim, além de possuir um aroma real, elas não causam alergias ou deixam produtos nocivos na pele e unhas. 

Não agridem a pele

Geralmente algumas pessoas têm alergia a algum tipo de cosmético, seja maquiagem ou até mesmo produtos voltados para o cabelo e pele.

Essas alergias são ocasionadas pelos produtos químicos utilizados na fabricação dos cosméticos convencionais.

O que não é o caso dos cosméticos naturais, que utilizam matéria prima natural, gerando bons resultados, sem que o organismo seja agredido.

Nesse texto, explicamos o que são os cosméticos naturais, como eles funcionam e seus benefícios tanto para a saúde, como também para o meio ambiente, além da sua eficiência em relação aos resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 15 =