Negócios e Política

Como evitar processos de clientes

Se você possui uma empresa, provavelmente está mais preocupado com o fluxo de caixa e com a próxima venda do que com uma possível ação judicial. Mas as empresas podem e são processadas e evitar problemas é essencial para alcançar os objetivos empresariais.

O impacto de uma ação judicial no seu negócio vai além das finanças: as ações judiciais são estressantes, demoradas e imprevisíveis. Mas há coisas que você pode fazer que diminuirão drasticamente a chance de sua empresa acabar no tribunal.

Aqui estão cinco dicas que podem prevenir a sua empresa de ações judiciais.

Coloque por escrito e mantenha sua parte no negócio

Há muitos acordos nas empresas que podem facilitar o cliente nas formas de pagamento. Mas quando você não coloca as coisas por escrito ao cobrar clientes, você deixa a porta aberta para mal-entendidos que podem se transformar em ações judiciais.

Para cada transação, crie um documento escrito que especifique os termos mais importantes do negócio, como preço, datas de entrega e quais serviços ou produtos você fornecerá.

Você pode não querer contratos longos com seus clientes, mas deve ter pelo menos um e-mail, folha de estimativa ou outro documento mostrando o que você concordou com seu cliente. Um advogado de negócios pode aconselhá-lo sobre os tipos de contratos necessários para o seu negócio.

Depois de fazer um acordo, a melhor maneira de evitar ser processado é fazer o que foi acordado entre as partes. E seja honesto e ético em todos os seus negócios.

Siga políticas de emprego

Sua empresa pode estar sujeita a muitas leis trabalhistas, incluindo leis de salários e horários, regulamentos de segurança e leis destinadas a eliminar o assédio e a discriminação no local de trabalho.

Se você violar essas leis, mesmo sem querer, você pode acabar em um processo caro e emocionalmente desgastante.

A chave para minimizar a chance de um processo trabalhista é conhecer as leis de trabalho que se aplicam a você e criar e aplicar políticas para ajudar a garantir que você esteja em conformidade.

Muitos proprietários de empresas acham útil contratar um consultor de recursos humanos ou um advogado trabalhista para preparar um manual do funcionário e aconselhar sobre os procedimentos adequados de contratação e rescisão e  evitar possíveis problemas.

Comunique-se de forma clara e regular

Às vezes as coisas não saem como o planejado. Os suprimentos não chegam no prazo, você fica gripado ou descobre um problema que fará com que um projeto demore mais e custe mais do que o esperado.

Quando você encontrar um obstáculo no caminho, explique o problema para as pessoas com quem está negociando e trabalhe com elas para encontrar uma solução aceitável. Se você se comunicar verbalmente, envie um e-mail para que você tenha um registro por escrito.

Encontre um especialista para sua empresa

Todo empresário tem momentos em que a decisão errada pode colocá-lo no caminho de uma ação judicial. Qual é a maneira certa de demitir um funcionário? Como lidar com esse cliente insatisfeito?

Se você formou um relacionamento com um especialista no assunto, tem alguém para quem pode pedir conselhos quando precisar. Seu investimento com especialistas pode economizar muito dinheiro a longo prazo.

Obtenha seguros para todos os funcionários

Os seguros podem cobrir uma infinidade de riscos, desde alguém escorregar e cair em sua empresa até uma grande violação de dados.

O seguro minimiza a chance de você ser processado porque há dinheiro para pagar pelas perdas, e as companhias de seguros são experientes e eficientes na investigação de sinistros e na negociação de acordos.

Se uma reclamação ainda levar a uma ação judicial, a companhia de seguros cuidará do caso para você.

Existem vários tipos de seguro para sua empresa Um agente de seguro para empresas pode ajudá-lo a encontrar as políticas certas para proteger você e sua empresa.

Mesmo que você faça tudo certo, você não pode tornar seu negócio completamente à prova de ações judiciais.

Mas você pode tomar algumas medidas extras para minimizar o impacto se for processado. O seguro para sua empresa é um deles.

Com todas essas dicas, com certeza sua empresa pode estar sempre mais protegida de possíveis processos e estar sempre dentro da lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + dezenove =