Economia

Como economizar em casa? 6 dicas para otimizar os gastos

Está passando por uma fase mais apertada financeiramente ou deseja mudar seus padrões de consumo aprendendo como economizar em casa? Então, você clicou no artigo certo!

Segundo a pesquisa IPC Maps 2023, o consumo doméstico total dos brasileiros em 2023 será de R$ 6,7 trilhões. O índice é 1,5% maior em relação a 2022.

O levantamento ainda aponta que, em relação aos hábitos de consumo, os brasileiros priorizam as despesas básicas, sendo elas:

  • moradia (incluindo aluguéis, impostos, luz, água e gás): 25,3%;
  • gastos domésticos (serviços em geral, reformas, seguros, etc.): 18,6%;
  • alimentação e bebidas em casa: 10,3%;
  • medicamentos e saúde: 6,7%;
  • alimentação e bebidas fora de casa: 4,6%.

Quando o assunto é dinheiro, é um desafio cobrir tantas despesas. Ainda mais que, nos últimos anos, a alta nos preços dominou todos os setores da economia. 

Segundo um levantamento feito pelo portal de notícias G1, divulgado em dezembro de 2022, nos últimos três anos, a renda média do brasileiro aumentou 19,7% enquanto o preço dos alimentos subiu 41,5%.

Então, se você precisa de ideias para otimizar seus gastos, reunimos algumas dicas para reestruturar o orçamento doméstico, enxugar despesas e evitar o desperdício para te ajudar.

Continue e saiba por onde começar!

6 dicas de como economizar em casa

Só de pensar em como economizar em casa sua cabeça dá um nó? Calma, é possível economizar com mudanças simples, que vão educar os seus hábitos de consumo doméstico.

Muitas vezes, as ideias vão justamente para soluções que ainda não estão acessíveis, o que desanima muita gente. Então, a seguir, listamos dicas básicas, mas certeiras para fazer o dinheiro sobrar no fim do mês:

1. Aplique a regra 50 30 20 no orçamento mensal

Não há como economizar em casa, sem um orçamento familiar bem definido e estruturado. Independentemente de morar sozinho, com um companheiro(a) ou com cônjuge e filhos, é essencial saber quanto ganha por mês.

Com essa informação, você pode dividir a sua renda da forma mais adequada. Um método famoso e fácil de aplicar é a regra 50 30 20. A proposta é separar o orçamento em três partes:

  • 50% para despesas essenciais;
  • 30% para despesas pessoais;
  • 20% para quitar dívidas e investir.

O objetivo é cobrir todos os aspectos essenciais, preservar o lazer e ainda investir. Com essa divisão, você ainda consegue ver qual parte é maior e, se precisar, redividir a porcentagem que vai para cada categoria.

2. Tenha estratégias de economia de água

O aumento na tarifa de água e esgoto é impulsionado pela inflação, custos operacionais e aumento do consumo. Se a despesa subiu onde você mora, evite o desperdício, sendo mais rígido no uso. Algumas dicas para economizar em casa são:

  • limpe a área externa ou carro no dia que lavar roupas, reaproveitando a água do ciclo de enxágue para essas atividades;
  • feche o chuveiro entre as etapas do banho (básico, mas poucas pessoas cumprem à  risca);
  • mantenha as torneiras fechadas entre tarefas (escovar dente, lavar vasilha, limpar sapatos, etc.);
  • reutilize a água do cozimento de alimentos em outras preparações (economiza e ainda consome nutrientes);
  • troque a descarga antiga por uma mais econômica.

Leve a sério as mudanças durante um mês e avalie a próxima conta. Assim, você se compromete com um teste inicial. Depois, ainda pode traçar metas de consumo e de valor para reduzir os gastos e consolidar os novos hábitos. 

3. Reduza o consumo de energia elétrica

Assim como a água, nos últimos anos a energia elétrica só subiu, já reparou? Então, para economizar em casa, é necessário reavaliar o perfil de uso de energia do imóvel e dos moradores. Algumas medidas urgentes são:

  • ter lâmpadas eficientes e econômicas nos cômodos (ex: LED);
  • estabelecer um tempo máximo para o banho quente;
  • aproveitar a luz natural dos cômodos durante o dia; 
  • otimizar o uso do ar-condicionado;
  • criar um cronograma de uso da máquina de lavar;
  • desligar o stand by dos aparelhos.

O consumo consciente é o primeiro passo. Outra opção é mudar a forma de abastecimento da casa contratando os serviços de uma plataforma de Geração Distribuída (GD)

Assim, além de reduzir a conta de luz alta, você contribui para o meio ambiente com o uso de fontes de energia limpa e renovável

4. Cozinhe as refeições em casa

A alimentação é uma despesa básica e essencial de toda casa. Terceirizar as refeições diárias em restaurantes é caro. 

Uma pesquisa do Procon de São Paulo, divulgada no início de agosto de 2023, apontou que o preço do self service na capital aumentou 38,1%, o que fez o preço médio da refeição subir 10,5%.

Os insumos (alimentos e gás) foram os fatores associados ao aumento. Então, por que não economizar, fazendo as refeições em casa? A mudança facilita o controle dos gastos.

Assim, você planeja as refeições da semana, monta a lista de compras e vai aos lugares com melhor preço. Depois, monte suas marmitas para o trabalho e inclua opções de lanche para evitar ao máximo gastar dinheiro extra.

5. Faça listas para comprar o necessário

Quando o assunto é economizar em casa, nada é mais útil que ter listas para orientar cada saída de casa para comprar.

Seja para ir ao mercado, ao shopping ou na área de comércio da sua cidade, tenha sempre uma lista com os itens que precisa para sair de casa com um objetivo e cumpri-lo, em vez de gastar aleatoriamente com o que não precisa.

6. Prefira os alimentos da estação

Por fim, para economizar em casa, dê preferência aos alimentos da estação. Basta uma pesquisa rápida na internet para se informar e listar aqueles que você gosta na lista da semana. 

Com esses itens estão em abundância no mercado, o processo deles fica mais baixo. Aproveite promoções no mercado e nas pequenas mercearias. Assim, além de variar a alimentação, você ainda economiza. 

Importante: evite os alimentos fora de época e outros que são mais difíceis de encontrar no consumo diário. Os que você gosta de consumir, podem entrar ocasionalmente no planejamento da semana para equilibrar os gostos.

Gostou das dicas de como economizar em casa? O segredo para reduzir despesas é ter um bom planejamento financeiro e uma mentalidade voltada para o consumo consciente em todos os aspectos da vida. Comece hoje e obtenha os benefícios!

Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em oferecer a melhor energia para as indústrias, por meio do Mercado Livre, garantindo economia com simplicidade.