Negócios e Política

Como descobrir CNPJ pelo nome da empresa? Aprenda a verificar a idoneidade do fornecedor

Do mesmo modo que o CPF tem relevância na vida das pessoas, o CNPJ também tem grandes finalidades. Saber como descobrir CNPJ pelo nome da empresa é possível, sendo um recurso essencial para verificar a integridade dos fornecedores.

Ao longo deste artigo vamos explicar como descobrir o CNPJ pelo nome da empresa, e entender a importância para fechar vendas e evitar problemas futuros. Continue com a gente!

O que é o CNPJ?

CNPJ corresponde ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, registro de empresas e organizações integrados à Receita Federal que serve para identificar as operações e movimentações financeiras da empresa.

A instituição registrada corretamente e que atua conforme as normas da lei, pode operar e ter acesso a serviços como, por exemplo, emissão de nota fiscal, solicitação de crédito empresarial, contratação de funcionários e negociação com fornecedores.

Como é caracterizado o CNPJ?

O CNPJ contém 14 dígitos, sendo que os primeiros oito dígitos são a raiz do registro. Na sequência, surgem a barra, o número de ordem do estabelecimento (0001) e, por fim, os dois dígitos finais para controle.

Quais dados compõem um CNPJ?

O CNPJ possui uma composição com representação relevante sobre o empreendimento. É possível analisar:

  • data de abertura: quando inicia a validade do cadastro pela Receita Federal;
  • nome da empresa: ou razão social. É a identificação do registro da empresa, servindo para fins legais, como contratos, notas fiscais e outros documentos;
  • título do estabelecimento: o nome fantasia ou público da empresa é conhecido pelos consumidores;
  • atividades econômicas: descrição das atividade principal e secundárias da companhia. Serve para verificar as regras que deve seguir;
  • código e descrição da natureza jurídica: informações como MEI, ME, SA ou LTDA descrevem o tipo da organização;
  • situação cadastral: divulga se o cadastro da empresa está ativo, suspenso, anulado ou inativo. 

Qual a importância de consultar o CNPJ de uma empresa?

O CNPJ tem os mesmos direitos do que o CPF: dar acesso aos direitos e deveres do cidadão. Em contrapartida, ele garante a credibilidade das empresas.

O CNPJ é fundamental para evitar que o seu negócio seja vítima de golpes financeiros e fraudes. Sendo assim, ele reconhece quando uma companhia está ativa corretamente, quem são os sócios e a localização, e mostra outras informações antes da venda ou do fechamento de parceria. 

Caso queira otimizar a consulta dos dados, o API de consulta de CNPJ é uma ótima sugestão. A ferramenta é integrável aos sistemas das empresas, contribuindo para a emissão de notas fiscais de modo mais rápido, para o reconhecimento do regime tributário e da Inscrição Estadual, além de atualizar as fichas cadastrais dos clientes.

Quais são os benefícios do CNPJ?

Antes de saber como descobrir o CNPJ pelo nome da empresa, é importante perceber as vantagens de abrir um perfil jurídico. Entre os principais benefícios:

  • possibilita a consulta de diversos CNPJ, facilitando a relação com fornecedores e clientes;
  • proporciona a emissão de notas fiscais;
  • garante o maior número de relacionamentos comerciais;
  • facilita a busca por empréstimos com taxas reduzidas;
  • diminui o risco de multas e infrações devido aos tributos;
  • eleva a autoridade empresarial

Como descobrir o CNPJ pelo nome da empresa?

Descobrir o CNPJ de uma empresa pode ajudar a perceber protestos, processo de falência, dívidas e outras ações trabalhistas.

Mas a consulta de um CNPJ não é tão simples de achar pela internet, uma vez que as empresas preservam seus dados contra fraudes.

Contudo, existem alguns métodos para saber como descobrir o CNPJ pelo nome da empresa, e um deles é por meio da Linkana.

A Consulta CNPJ Linkana é uma ferramenta gratuita que compartilha a análise dos dados de um fornecedor, como:

  • informações do cartão CNPJ;
  • contato e endereço;
  • quadro societário (a participação de cada sócio);
  • análise de regularidade fiscal

Observação: a análise de regularidade fiscal vem com hyperlink para descobrir informações como comprovante de Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS), Certidões Negativas de Débitos (CNDs) federais ou estaduais, entre outras.

Caso você queira fazer a análise da cadeira de fornecedores, com um clique é possível  solicitar uma demonstração de nossa ferramenta, e, assim, retirar todo o trabalho operacional que seu time de compras precisa fazer em momento de cadastro e homologação de fornecedores.

A propósito, quer saber por que vale a pena abrir o CNPJ? Então confira o vídeo que o youtuber Marcelo de Santis preparou sobre o registro:

Como descobrir CNPJ pelo nome da empresa por meio da Redesim?

Outro sistema que permite a consulta do CNPJ é o Redesim, disponível gratuitamente pelo próprio Governo Federal, sendo esta também uma forma de saber como descobrir o CNPJ pelo nome da empresa.

Embora os resultados não sejam tão amplos como no Linkana, é impossível pesquisar outro dados adicionais, como a empresa no Portal da Transparência, o Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP) e outros bancos de dados.

Por fim, descobrir o CNPJ de uma empresa é útil para você colocar seus objetivos em prática. 

Recorrer a busca das informações de uma companhia evita problemas futuros que desgastam e atrasam a efetivação das metas estipuladas. Isto é, se o registro do fornecedor estiver ou não ativo corretamente, você saberá de antemão que providências tomar.Este post foi escrito especialmente para o blog XXX e é uma iniciativa da Linkana de apresentar como descobrir o CNPJ pelo nome da empresa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − sete =