Negócios e Política

Como criar campanhas de incentivo de sucesso

Muitas empresas se perguntam o que é campanha de incentivo? E mais, como utilizar esta poderosa ferramenta para transformar o ambiente entre seus colaboradores, clientes e parceiros. Segundo pesquisa da consultoria de recrutamento Robert Half, 89% das empresas admitem que bons resultados estão ligados à satisfação de seus colaboradores.

Portanto, recursos como campanhas de incentivo utilizando tecnologias modernas e metodologias como gamificação e sistemas de recompensas podem ser o gás que faltava para impulsionar os resultados da sua empresa.

O que são campanhas de incentivo? Qual o seu poder de impulsionar resultados?

Campanhas de incentivo são estratégias utilizadas por organizações que buscam mudanças de comportamentos individuais ou coletivos dentro de seu rol de colaboradores, parceiros ou clientes. O objetivo é motivar as pessoas oferecendo recompensas, premiações ou outros recursos.

Recompensas geram motivação e engajamento, além de fortalecer o trabalho em equipe, melhorar o ambiente e promover aos envolvidos sensação de maior pertencimento e felicidade em estar ligado àquela empresa. O poder destas características é enorme.

Por que as campanhas de incentivo fazem a diferença no cenário atual de negócios?

O que é campanha de incentivo? De forma simples, é uma forma de as empresas manterem seus talentos, clientes e parceiros engajados e estimulá-los a praticar novas habilidades, comportamentos e aprendizados motivados por recompensas e quem ganha com isso são os colaboradores, clientes, parceiros como a própria empresa. 

No atual cenário de negócios, utilizar campanhas de incentivo em conjunto com os benefícios da gamificação como forma de aproximar os envolvidos e criar uma reputação de engajamento com as pessoas torna uma empresa diferenciada.

Quais são os benefícios da campanha de incentivo?

Os benefícios das campanhas de incentivo são tangíveis, o que facilita para saber se objetivos estão sendo alcançados ou se correções de rota precisam ser feitas ou mesmo se a estratégia escolhida está funcionando conforme o esperado. Boas campanhas de incentivo ajudam na diminuição de turnover, retenção e atração de talentos.

A melhoria do clima organizacional, engajamento de colaboradores, parceiros e clientes é outro ponto fortíssimo em campanhas de incentivo. Tudo isso se reflete nos resultados, metas e mesmo na reputação da empresa junto ao mercado.

Tipos de campanhas de incentivo

Existem vários tipos de campanhas de incentivo que podem ser utilizadas de forma única ou combinadas em programas bem estruturados. Podem ser ações individuais como folgas extras, programas de reconhecimento, pontos e recompensas, reconhecimento nas redes sociais, descontos exclusivos ou até prêmios em dinheiro ou viagens de incentivo.

Outras ações podem ser coletivas como eventos de celebração, campanhas sociais ou sustentáveis, desafios para equipes, treinamentos especiais, cursos ou mentorias e sistemas de valorização entre colegas. Tudo depende dos objetivos que se quer alcançar.

Passo a passo para criar campanhas de incentivo que realmente funcionam

Antes de criar é preciso entender o que é campanha de incentivo e como ela pode ajudar a alcançar os objetivos necessários. A partir daí é preciso definir os objetivos da campanha, quais as premiações e as regras de pontuação para atingi-las e treinar a equipe para utilizar as ferramentas incluídas na campanha.

Um ponto importantíssimo é a comunicação, não só para disseminar a campanha entre os participantes, mas também para fazer uma boa propaganda dos premiados e dos resultados da campanha conforme ela se desenvolve. 

Ferramentas e recursos para criar e gerenciar campanhas de incentivo eficazes

Existem muitas ferramentas que podem ajudar na criação e gerenciamento de campanhas de incentivo. Escolher a ideal pode ser fundamental para que suas ações funcionem conforme o esperado: 

  • Incentive.me é uma plataforma especializada para incentivo para cadeia de vendas como fornecedores, varejistas e vendedores; 
  • Snowfly baseia-se nos benefícios da gamificação para oferecer abordagem personalizada e proporcionar uma boa experiência aos participantes da campanha;
  • Play2sell é outra plataforma que utiliza fortemente a gamificação para criar treinamentos personalizados de acordo com a necessidade de cada empresa.

Essas ferramentas apresentam funções que claramente atuam para aplicar a ideia de campanhas de incentivo em uma organização. Mas somente a Gamefic trabalha de forma a assegurar isso de forma completa.

Para saber mais sobre campanhas de incentivo e outros benefícios que a gamificação pode trazer para sua empresa, acesse o site da Gamefic e confira os serviços da plataforma. Temos profissionais altamente qualificados e preparados para oferecer ao seu negócio as melhores práticas do mercado.