Blog

Como controlar cartão de crédito durante viagens

O cartão de crédito pode ajudar você a economizar com passagens aéreas, seguro viagem e mais.

Usar o cartão de crédito pode ser cheio de benefícios, mas também um perigo. Se você perder o controle das compras, pode voltar de férias cheio de dívidas, e ter várias dores de cabeça.

Então, é preciso se planejar. Não apenas para o momento da viagem, mas também antes delas. Vários cartões oferecem diversas vantagens ao consumidor, que podem facilitar a compra de passagens, garantir descontos, seguros e mais.

Para ajudar você a controlar o cartão de crédito durante viagens e aproveitar tudo que ele pode oferecer, produzimos este conteúdo. Leia bem para saber todo o necessário!

Benefícios do cartão de crédito durante viagens

São vários os benefícios que um cartão de crédito pode oferecer a um viajante. Por exemplo, o crédito “ilimitado”, que não vai prejudicar suas compras pela falta de papel moeda.

Ao mesmo tempo, a grande maioria dos cartões oferecem ao cliente o benefício do seguro viagem. Neste caso, o consumidor fica protegido em situações como atendimento médico e auxílio para o caso de bagagens extraviadas. As coberturas variam segundo as bandeiras dos cartões, então é importante ficar atento ao que cada uma oferece.

Outra das viagens de um cartão de crédito durante viagens é o despacho gratuito de bagagens. Assim como o seguro para carros alugados, wi-fi grátis, acesso a áreas vip no aeroporto, transfer, desconto em hotéis etc.

Como contamos, todos esses benefícios variam, então é importante saber exatamente o que sua bandeira oferece. Para isso, você pode acessar o site do seu cartão de crédito ou entrar em contato com a operadora responsável pela bandeira.

Aliás, vale a pena saber sobre os benefícios antes mesmo de começar a planejar a viagem. Assim, você poderá aproveitar melhor tudo que seu cartão tem a oferecer.

4 dicas para controlar o cartão durante a viagem

Na hora de viajar, o cartão de crédito pode ser um ótimo aliado. Primeiro porque você não vai precisar carregar dinheiro com você, o que poderia ser perigoso e insuficiente.

Além disso, um cartão de crédito tem vantagens diversas. Ele pode, por exemplo, acumular milhas, ajudar a controlar o orçamento, garantir compras com descontos etc.

Para aproveitar tudo isso, porém, você precisa saber como usar seu cartão de crédito. Veja nossas dicas!

1. Faça uma balanço geral das contas

É importante definir o quanto você pode gastar durante a viagem e se manter dentro desse limite. Claro, imprevistos podem acontecer, mas essas têm que ser despesas realmente urgentes. Os demais valores precisam ser planejados e seguidos à risca.

Para isso, você vai precisar anotar todos os seus gastos ao longo da viagem. Faça essas anotações subtraindo os valores do que você pode realmente gastar no cartão de crédito. Assim, você vai evitar perder o controle.

Caso sua viagem seja internacional, atenção redobrada! Você vai precisar converter a moeda para ter a certeza de que não está fugindo do orçamento.

2. Tenha um roteiro de viagem

Ter um roteiro de viagem predefinido evita que você passeie por coisas que não queria, otimiza seu tempo e ajuda a economizar.

Até porque, se você souber que pontos turísticos precisa de ingresso, vai poder comprá-lo com antecedência. Várias vezes, há desconto para quem faz a compra antecipada.

Além disso, ter um roteiro ajuda a saber onde você vai estar no horário das refeições, por exemplo. Assim, você já pode pesquisar e planejar onde comer pagando um valor em conta.

3. Saiba quanto você pode gastar

Como já falamos, é essencial saber o quanto você pode gastar e se ater a esses valores. Tenha um valor total em mente, e subtraia dele os custos de ingressos e atrações turísticas.

A partir daí, você conseguirá definir uma média de gastos diários que pode fazer. Por exemplo: por dia de viagem, você poderá gastar R$ 100,00 com alimentação, hospedagem e transporte. Sabendo disso, você terá mais facilidade de manter o controle nas compras com o cartão, e pechinchar quando for possível.

4. Acompanhe os gastos através do aplicativo

Muitos bancos têm aplicativos próprios do cartão de crédito. Você pode usá-los para acompanhar os gastos durante a viagem e manter o controle das finanças.

Também existem apps específicos para controle do orçamento. Você pode escolher um deles para o seu celular e ir anotando tudo à medida que fizer seus gastos.

Aproveitando os benefícios do cartão para viajar barato

Na hora de aproveitar os benefícios do seu cartão de crédito, você precisa se planejar. Afinal de contas, para contar com tudo, você terá que comprar. Então, é preciso saber até o que você pode gastar do seu orçamento.

A partir daí, será mais simples fazer compras fazendo o máximo possível para aproveitar seu cartão de crédito. Se um parceiro comercial garante milhas em dobro, por exemplo, você poderá se organizar para comprar sempre com ele e acumular mais pontos.

Além disso, vale a pena seguir dicas simples, mas eficazes para contar com o máximo de benefícios que você puder. 

Como aproveitar as milhas para viajar mais barato

Como citado, vários cartões de créditos têm programas de pontos que podem ajudar você a economizar com a viagem. Para aproveitar o seu, listamos algumas dicas logo abaixo. Acompanhe!

Tenha um bom cartão para acumular milhas

Nem todo cartão de crédito conta com a opção de acumular milhas. Por isso, é importante escolher um que conte com essa vantagem.

Tendo milhas, você poderá trocá-las por passagens aéreas e outras vantagens. Alguns cartões, por exemplo, permitem usar milhas para conseguir assentos melhores no avião. Ou então, para conseguir itens que vão tornar sua viagem mais confortável, como uma almofada de pescoço e fones de ouvido.

Aproveite promoções em sites parceiros

As operadoras de cartão de crédito costumam ter parceiros que podem trazer benefícios na hora da compra. Benefícios principalmente em relação ao acúmulo maior de milhas, que você poderá trocar por passagens e produtos depois.

Essas compras bonificadas estão disponíveis por meio da Livelo, Iupp, Esfera e outras opções. Confira se seu cartão de crédito tem esse tipo de atrativo para usar.

Aproveite e saiba mais sobre Google voos

Concentre os gastos em um único cartão

O ideal é acumular o máximo de milhas possível. Assim, na hora que você for usar os pontos, terá mais deles para trocar por benefícios.

Dessa forma, é importante concentrar seus gastos em um único cartão de crédito. Se você tiver mais de um para usar, escolha aquele que vai trazer mais vantagens, com compras bonificadas, por exemplo.

Se tiverem mais pessoas na sua casa em que você confie, também vale a pena oferecer o cartão para elas fazerem suas compras. Assim, elas vão ajudar você a acumular mais milhas. Mas cuidado para não deixar as faturas em aberto e se enrolar em dívidas!

Planeje a compra de passagens

É sempre bom planejar sua viagem com antecedência. Assim, você poderá acompanhar os valores das passagens e fazer a compra quando o preço for mais vantajoso.

Afinal, mesmo que você use milhas e não vá gastar dinheiro com a passagem, se você conseguir economizar os pontos, conseguirá fazer mais compras depois. Então, vale a pena adquirir seu voo em um momento de oferta.

Encontre o melhor cartão de crédito para você

Ter um bom cartão de crédito é fundamental para aproveitá-lo antes e durante das viagens. Antes com suas compras de passagens, por exemplo, e durante conseguindo acumular mais milhas e ter controle para o orçamento.

A boa notícia é que existem as mais variadas opções de cartão no mercado. Então, você pode encontrar aquela que se encaixa aos seus objetivos e tenha um bom limite.

Para isso, vale a pena comparar as alternativas de cartão e entender qual a mais vantajosa para você. Neste caso, você pode usar o comparador de cartão de crédito do Juros Baixos. Com a opção, você conseguirá avaliar várias opções de cartão e comparar seus atrativos.

Neste caso, é preciso apenas dizer qual sua renda mensal e o tipo de cartão desejado. Depois de escolher, será hora de solicitar o plástico e começar a fazer suas compras.

Considerações finais

Na hora de viajar, a palavra chave é planejamento. Você precisa planejar seu roteiro, seus gastos e também como gastar. Se for no cartão de crédito, melhor.

Especialmente em viagens internacionais. Em vez de comprar altos valores em papel moeda, você pode levar apenas uma reserva e fazer a maioria dos seus gastos no cartão.

Além de mais cômodo, o cartão de crédito pode acumular milhas que você vai usar nas próximas viagens. Sem contar que é simples manter o controle sobre suas despesas, porque você vai poder acompanhar tudo no aplicativo do cartão ou em um app de despesas.

De qualquer forma, a maior dica que você pode seguir é: escolha um bom cartão de crédito. Um que ofereça um programa vantajoso de pontos, com benefícios como seguro viagem e que tenha taxas em conta.

As operadoras também podem permitir que você troque pontos por produtos que vão tornar sua viagem mais confortável. Como cobertores para avião ou travesseiros de pescoço.

Contando com um bom cartão, você vai poder fazer suas compras com segurança e sabendo que os gastos vão trazer outras vantagens. Para antes (milhas), durante (seguro, comodidade) e depois (mais milhas acumuladas) da sua viagem. Seja ela nacional ou internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 9 =