Auto e Moto

Como comprar um veículo elétrico

Como comprar um veículo elétrico? É verdade que com a alta no preço da gasolina os carros elétricos ganharam e estão ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Porém como sabemos o preço de um carro elétrico ainda não está acessível a todos os bolsos. No entanto, se espera que até o ano de 2033 essa realidade venha a mudar. 

Carros elétricos como o próprio nome sugere funcionam a partir de baterias recarregas quando ligadas a uma tomada, esses carros também são conhecidos como os EVs.  

No mercado brasileiro nos deparamos com vários modelos par à venda. Mas como comprar um veículo elétrico?

Algumas empresas inclusive estão investindo em eletropostos, isso já se preparando para o futuro, para quando os carros elétricos se tornarem uma opção comum. 

Os brasileiros precisam ter a mente aberta para aceitar a inovação, só assim os veículos elétricos conseguirão obter sucesso em nosso território. 

Sendo este uma ótima opção, não só quando comparamos a questão da poluição, mas também pelos custos de deslocamento. 

Os pontos de recargas também precisam acompanhar esta realidade, se não, de nada adiantará possuir um, se não tiver como recarregar a bateria. 

Como comprar um veículo elétrico? E o preço?

Não é que as pessoas não querem obter um veículo elétrico, o preço ainda continua sendo o fator principal na hora da compra. 

  Como funcionam os carros elétricos

Então, se você está aqui para saber como comprar um veículo elétrico precisa primeiramente saber sobre o valor do mesmo. Afinal, o querer nem sempre será poder. 

A verdade é que não acha um modelo por menos de R$ 150 mil. A explicação para o valor é a seguinte, todos os câmbios são importados, a bateria é cara e a produção ainda está em menor escala. 

E não é só no Brasil, em outros países o preço também é elevado, se espera que com o tempo o preço diminua gradativamente, algumas montadoras acreditam que em 2025 os preços estarão mais acessíveis. 

Até lá os pontos de recargas públicas também devem ganhar espaço, carregando em casa uma recarga pode completa pode levar de 4 a 8 horas. Enquanto em postos próprios 30 minutos será o suficiente. 

Sobre como comprar um veículo elétrico, outro ponto a ser levado em consideração é a tomada que precisa ser apropriada, um walbox custa em média 7 mil. Sem esse adaptador uma carga completa poderá levar 20 horas. 

De quanto é a autonomia de um veículo elétrico?

As montadoras não informam uma duração certa, apenas dizem que a duração vai depender de como o carro é utilizado. 

Então, entendemos que a autonomia de um veículo elétrico é determinada pelo modo que cada pessoa dirige, levando em consideração ar-condicionado, subidas etc.

Economia 

Aqui o carro elétrico ganha, tanto na questão do combustível quando em manutenção. O veículo elétrico não possui, velas, filtros, injeção eletrônica etc. 

Veículos elétricos são mais fáceis de manter. Eles devem passar por manutenção a cada 30 mil km. 

Bateria do veículo elétrico

Com os devidos cuidados, a vida útil da bateria pode aumentar de 5 para 10 anos. No entanto, alguns modelos têm uma queda no nível de capacidade para 20% após 4 – 5 anos. 

  Como funcionam os carros elétricos

Veículos elétricos modernos

Os veículos elétricos modernos podem se vangloriar de uma série de vantagens. Os motores de tração têm uma eficiência de até 90%, o que é duas ou mais vezes maior que o dos motores de combustão interna. 

A simpatia ambiental dos veículos elétricos é garantida pela ausência de combustível de petróleo, troca frequente de óleos e filtros.

O baixo nível de ruído produzido pelo carro é alcançado pela redução do número de elementos mecânicos móveis. A possibilidade de frenagem pelo motor elétrico garante a ausência de desgaste do freio. 

Vale a pena se preocupar com a radiação eletromagnética dos veículos elétricos?

De fato, alguns componentes de um veículo elétrico, como a bateria, a fiação e o motor, produzem mais radiação eletromagnética do que um motor de combustão interna, mas a quantidade é insignificante. 

De acordo com um estudo a radiação em um carro elétrico é significativamente menor do que os padrões estabelecidos pela comissão internacional sobre proteção contra radiação não ionizante. O nível de radiação perto do chão de um veículo elétrico é menos de 20% do permitido, e no nível da cabeça menos de 2%.

O que acontece quando a bateria de um carro elétrico é descarregada?

Quando a carga da bateria se aproxima de zero, o carro elétrico, como regra, reduz a potência do motor e começa a avisar o motorista de todas as formas possíveis sobre a necessidade de encontrar uma estação de carregamento e carregá-lo. 

Há outra desvantagem nisso: após uma forte descarga da bateria principal, uma bateria auxiliar de 12 volts que alimenta vários acessórios também pode ser descarregada. 

  Como funcionam os carros elétricos

Se isso acontecer, você não poderá carregar a bateria principal até que a bateria secundária seja carregada ou substituída. Portanto, é melhor planejar cuidadosamente as viagens e evitar uma forte descarga da bateria.

As baterias de veículos elétricos são suscetíveis à degradação?

Sim, a capacidade da bateria de armazenar energia se deteriora dependendo de muitos fatores. Acima de tudo, a degradação da bateria é afetada pela forma como você carrega e descarrega. 

Carregar a bateria até 100% e descarregar a zero enfraquece os ânodos nas células da bateria. Para aumentar a vida útil da bateria, os fabricantes recomendam carregá-los para 80-90%.

Você pode limitar o nível máximo de carga nas configurações do veículo elétrico. Infelizmente, não há maneiras eficazes de evitar o aumento do desgaste da bateria causado por um clima frio ou quente. Muitas montadoras dão uma garantia para suas baterias 8 anos ou 160.000 km. 

Vale a pena comprar um carro elétrico agora?

“Vou esperar mais um ano, e depois veremos”, – isso é o que muitos que consideraram comprar um carro elétrico pensam. 

Nos próximos anos, é improvável que os carros elétricos caiam significativamente de preço, e a revolução neste segmento não acontecerá em um futuro próximo. 

Haverá estações de carregamento mais rápidas, por isso, se você não estiver pronto para esperar mais 10 anos até que os carros elétricos se tornem mais baratos e mudem para baterias de estado sólido, recomendamos não atrasar a compra.

Sobre como comprar um veículo elétrico, você pode adquirir juntamente as montadoras, espero que tenha gostado do conteúdo, até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 3 =