Negócios e Política

Como as pequenas empresas podem utilizar a tecnologia para se destacarem no mercado

As mudanças e melhorias no mundo dos negócios ocorrem desde a Revolução Industrial, na Europa do século XVIII com a introdução de diversos maquinários. Já no século XXI, toda empresa que deseja se desenvolver com inteligência e de forma sustentável passou a empregar a tecnologia para destaque no mercado, estando um passo à frente da concorrência. 

Novos e modernos negócios estão entrando em um mercado competitivo, mas todos empreendedores tendem estar repletos de entusiasmo e uma mentalidade positiva para criar soluções diversas.

Muitos empreendedores esperam que a pequena empresa ou startup se saia excepcionalmente bem nos estágios iniciais, principalmente devido ao trabalho para o posicionamento e apego à solução.

Contudo, para realmente tornar qualquer startup ou pequena empresa um sucesso, estratégias de negócios sólidas precisam ser realizadas e enfatizadas, bem como é preciso implementar tecnologias para se destacar no mercado em que está inserido.

Uma organização deve entender o que é fluxo de trabalho e como gerenciá-lo para obter mais eficiência. 

Esse entendimento tende a otimizar o desempenho e os lucros, bem como toda a rotina do negócio, identificando as prioridades e necessidades. Já sem essa visão clara do estabelecimento e as melhorias/tecnologias necessárias, o negócio corre o risco de interrupções e até falência.

A tecnologia mudou todos os aspectos de qualquer modelo de negócio, inclusive de forma ágil, tornando-se essencial para a forma como a empresa opera e se relaciona.

A comunicação e o compartilhamento de informações

A comunicação e o compartilhamento de informações são fundamentais para todos os negócios. 

O ambiente corporativo e empresarial oferece diferentes maneiras de interação, e a tecnologia disponível o torna mais rápido, fácil e eficiente. 

Com aplicativos de mensagem eletrônica e digital, plataformas de redes sociais, chatbots, entre outros sendo aproveitados diariamente, há prós e contras que devem ser considerados nas relações comerciais.

A habilitação de vendas, por exemplo, oferece a capacidade de rastrear conversas entre comprador e vendedor e receber análises com base nos comportamentos do usuário. 

A inteligência mais profunda facilita a obtenção de informações desse público e o uso dos dados pode ser usado para aprimorar a experiência e os conteúdos disponibilizados. 

Nesse sentido, um canal de saúde pode abordar sobre uma cirurgia de varicocele tratamento e verificar que é um tema interessante para o público de uma clínica médica especializada, podendo abordar mais tratamentos em seus materiais.

Ou seja, a comunicação se torna mais eficaz quando a tecnologia explora as informações do cliente para ajudar a criar mensagens personalizadas. 

Além disso, a automatização usada e ações omnichannel ajudam a aumentar a produtividade de marketing e alcançar os clientes. 

Ambientes de negócios mobile first

O mobile first veio para ficar. Com isso, empreendimentos que investem em canais digitais voltados para celulares e outros dispositivos remotos, ou mesmo que se adaptem a essas telas, se destacam no mercado e oportunizam o alcance de mais usuários.

Isso sem mencionar que a própria administração pode ser facilitada com o uso dessas ferramentas.

Afinal, dispositivos como smartphones ou tablets com o software certo permitem o gerenciamento remoto de todos os aspectos de um negócio, como:

  • Captação de vendas;
  • Faturamento corporativo.
  • Marketing de conteúdo;
  • Relacionamento com o cliente.

Vale lembrar que o smartphone não é apenas para a empresa, mas também para os consumidores, como mencionado no início deste tópico.

Com a ascensão da Geração Y, ou millennials (e agora com o crescimento da geração Z), mais pessoas estão usando dispositivos móveis para comprar, vender, encontrar empresas locais e compartilhar as experiências de varejo.

A tecnologia também aumentou a facilidade de manter contato.

Seja para ter acesso ágil a colegas de trabalho e funcionários, utilizar aplicativos de bate-papo com amigos, ou enviar e-mails promocionais direcionados a clientes, ter esses canais como aliado é uma excelente oportunidade visto a frequência com que são usados.

A ascensão da tecnologia móvel se misturou quase perfeitamente com softwares de comunicação, permitindo a criação de redes de informações em tempo real e interações mais frequentes e próximas

Habilitação do trabalho remoto

Embora o trabalho remoto tenha crescido constantemente desde a primeira década dos anos 2000, a pandemia causada pela Covid-19 forçou as empresas que ainda não promoviam o home office a fazer a transição mais rapidamente.

As empresas tiveram de se movimentar rapidamente para garantir que as equipes tivessem acesso à tecnologia e infraestrutura certas para dar suporte a logins remotos, largura de banda para lidar com videoconferência e até mesmo logística internacional.

A implementação de ferramentas de gerenciamento de projetos tornam o trabalho em equipe mais eficiente, dentro de projetos que necessitam de atualização de status em tempo real.

Afinal, mesmo que estejam em locais distintos, podem operar em um mesmo sistema, atualizarem documentos de forma integrada e até participar de reuniões remotas, sem que a distância comprometa a qualidade do trabalho.

Com isso, não só é mais fácil atrair e reter talentos, mas também aumentar a produtividade. 

Uso de Inteligência Artificial

A IA (Inteligência Artificial) está remodelando o mundo nos mercados de negócios e de consumo, sendo uma consequência na vida diária de toda a sociedade. 

Essa aplicação da tecnologia mudou os processos de negócios em quase todos os setores, e se tornou uma estratégia imperativa para aqueles que desejam manter uma vantagem competitiva. 

Há muitas atividades que a IA pode fazer, desde aprendizado de máquina até segurança, CRM (Customer Relationship Management) e até contribuir com os setores financeiro e imobiliário. 

No espaço de habilitação de vendas a partir da reciclagem de cobre, a IA é usada para rastrear compradores e prever a intenção de compra, observando os padrões de pesquisa, o que eles visualizam ou clicam. 

Desse modo, é necessário que haja uma integração entre a atividade humana e a ação das máquinas para identificar melhorias e possibilidades de atuação.

Diminuição do custo e aumento da funcionalidade

Dois aspectos se juntaram para criar um “mercado de compradores” e devem ser considerados quando se trata de soluções de software para os negócios. 

Primeiro, o hardware e o software necessários para desenvolver soluções digitais tornaram-se cada vez mais fáceis de usar e pagar. 

Em segundo lugar, o número de mentes empreendedoras e conhecedoras de tecnologia que podem explorar essas barreiras se multiplicou exponencialmente. 

Isso significa que um software que antes poderia levar meses para ser idealizado e desenvolvido agora pode ser criado em instantes, contribuindo para a atuação e rotina de empreendimentos diversos, inclusive para produtoras de filmes e processos de filmagens mais qualificadas em estúdios e externas. 

Ou seja, a tecnologia pode se adequar a diferentes espaços, otimizando as atividades e resultados dos empreendimentos.

Consequentemente, as soluções são oferecidas a preços mais acessíveis e, geralmente, são de uso mais simples e intuitivo.

Capacitação do comprador

Com os compradores gastando os primeiros 60% da jornada de compra por conta própria com uma magnitude de conteúdo e partes interessadas e tomadores de decisão multiplicados em diferentes grupos de negócios, comprar por meios digitais se tornou usual.

A abordagem mais recente de capacitação, se feita corretamente, permite que o consumidor seja identificado como o mais adequado para o consumo de um produto ou serviço, fazendo com que o vendedor identifique a solução mais precisa para a necessidade com base na nutrição e todas as informações colhidas na jornada de compra da laje protendida, ou quaisquer outros bens de consumo.

Isso exige que o vendedor faça parceria com o comprador para ajudá-lo a determinar o problema que precisa ser resolvido e ofereça as informações mais relevantes no momento certo. 

Se os vendedores mantiverem as necessidades dos compradores como a principal prioridade durante toda a jornada de compra, e se posicionarem como um consultor confiável, eles estarão conquistando e capacitando o comprador.

Mais colaboração entre setores

A incapacidade de conversar na sala de descanso, caminhar pelo corredor até o escritório de um colega de trabalho ou até mesmo se reunir em uma sala de reuniões com uma placa de ACM preço em frente a um quadro branco aumentou drasticamente a necessidade de colaboração. 

As ferramentas digitais simplificam como as pessoas podem trabalhar em equipe, compartilhando arquivos, colaborando em projetos, distribuindo tarefas e armazenando/acessando documentos em nuvem, isso de forma presencial ou remota. Deste modo, é possível simplificar e agilizar as operações.

O alinhamento de pessoas e objetivos é a principal responsabilidade dessas ferramentas, sendo crucial para o crescimento do negócio. 

Já a vantagem de maior destaque é que essas plataformas ajudam a fornecer insights em tempo real sobre os projetos, tornando as decisões e os processos mais eficientes.

Computação em nuvem e transformação digital

A taxa de mudança está acelerando mais rápido do que nunca. A transformação digital impulsiona mudanças fundamentais na forma como uma organização opera, otimiza recursos internos e agrega valor aos clientes. 

A computação em nuvem permite que as empresas movam algumas das operações através da conexão remota para servidores de terceiros, acessíveis via conectividade com a internet. 

Isso permite pacotes de dados variáveis ​​em expansão e mobilidade rápidas, mesmo que sob demanda, sem o medo de tempo de inatividade, falhas ou perda permanente de dados. 

As empresas que adotam a nuvem podem inovar rapidamente, dimensionar com eficiência e até trazer novos recursos de mercado de maneira mais rápida. 

Isso permite que as pequenas e médias empresas possam crescer e competir com mais qualidade e paridade contra corporações com muito mais financiamento.

Conclusão

Independentemente do modo de pensar de qualquer empreendedor, o rápido avanço da tecnologia não diminuirá e tende a impactar os mais diversos modelos de negócio, sendo um importante aliado e oportunidade para desenvolvimento e destaque no mercado.

Com isso, mais e mais empresas que não se adaptarem ficarão para trás, enquanto as mais ágeis em acompanharem as tendências e aprenderem a acompanhar essa evolução tendem a colher frutos atrativos.

Com isso, não é preciso reconstruir um negócio de garrafa personalizada com nome do zero, afinal, os processos são funcionais, demandando apenas ajustes e aperfeiçoamentos que a tecnologia propõe para tornar os resultados e retornos melhores. 

Assim, a grande vantagem está que o negócio já inicia, ou se desenvolve, a partir de um ponto em que já traz destaque e lucro.

O que é preciso entender, é que a tecnologia afeta qualquer tipo de negócio, e aplicar os avanços propostos direcionam a marca para o constante desenvolvimento, se colocando à frente da concorrência.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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