Tech

Como a tecnologia ajuda o seu negócio a ser mais sustentável

Como a tecnologia ajuda o meu negócio? Esse é o questionamento que muitos proprietários de empresas possuem. 

Por conta disso, é importante saber que a tecnologia é indispensável para os mais diferentes empreendimentos e em diferentes aspectos, por exemplo, para profissionais preocupados com a sustentabilidade dentro das suas empresas, além de ser uma ótima forma de otimizar o consumo diário e aproveitar os recursos. 

Um dos quesitos importantes dentro de um ambiente empresarial é a questão da sustentabilidade, que envolve uma preocupação em como a empresa se posiciona diante do meio ambiente e se relaciona com a sociedade.

Sustentabilidade e negócios

Como dito anteriormente, um dos pontos que tem ganhado mais relevância no mundo corporativo é o impacto das empresas em questões sociais e em problemas/necessidades mundiais. Nesse sentido, a sustentabilidade se tornou um dos destaque das discussões.

Inclusive, esse é um tema cada vez mais requisitado pelo público, sendo fator considerado em compras e relacionamentos, bem como impactando na identificação.

Nesse sentido, empresas sustentáveis, por exemplo, apresentam uma preocupação em preservar os recursos naturais, apostando em ideias que visam economia de água. 

Outra medida que pode ser adotada é a instalação de painéis solares para a geração de energia sustentável para a empresa, trazendo economias e se mostrando uma preocupação mais substancial.

Outro exemplo é pensar em serviços de transporte de cargas para seus produtos que sejam sustentáveis, ou seja, que não emitam gás carbônico ou elementos que são considerados poluentes ao meio ambiente.

Nesse sentido, uma opção é a adesão de IA, para traçar rotas mais ágeis e reduzir a queima de combustível, ainda que seja uma energia mais sustentável.

Ou seja, é possível que a empresa alie o uso da tecnologia com o desenvolvimento sustentável. 

Neste artigo, apresentaremos algumas tecnologias sustentáveis para o seu negócio e os motivos pelos quais é bastante interessante utilizá-las. Confira os detalhes a seguir!

Entenda a importância das tecnologias sustentáveis

A sustentabilidade é um assunto muito importante para a sociedade e deve ser adotado dentro das empresas para que se mantenham competitivas e alinhadas ao público – bem como garantam a continuidade da operação.

Basicamente, o conceito e as práticas lidam diretamente com a preservação ambiental e o relacionamento com o ambiente/comunidade ao redor da empresa, e não somente com o aspecto da lucratividade. 

Ou seja, é um parâmetro externo e de relacionamento/posicionamento da marca.

Essa é uma forma bastante importante de uma empresa se mostrar preocupada com o meio ambiente e o mundo, posicionando a marca a favor da preservação e cuidado ambiental. 

Essa mobilização em prol da preservação de recursos e mitigação de poluentes pode atingir várias empresas, desde uma fábrica de brindes para personalizar atacado, ambientes industriais, comerciais, dentre outros, afinal, impacta não só na imagem do negócio, como nos seus processos de produção e parcerias comerciais.

Investir em tecnologia nesse meio é importante para trazer um diferencial competitivo, já que por meio dela é possível obter melhorias e, ao mesmo tempo, contribuir positivamente para o meio ambiente e com o público.

Impactos de investir em tecnologias e sustentabilidade

De modo geral, podemos destacar que o uso das tecnologias dentro do ambiente empresarial proporciona benefícios como:

  • Redução de desperdícios e de gastos com energia;
  • Melhora da imagem organizacional;
  • Fortalecimento da marca diante de clientes e concorrência;
  • Redução dos resíduos gerados na empresa;
  • Atração de clientes pela questão ambiental. 

De forma mais detalhada, as tecnologias sustentáveis são muito interessantes por impactarem diretamente nos custos e produção de materiais, reduzindo o desperdício na produção e rotinas corporativas, assim como contribuindo para o aumento da eficiência energética (já que o gasto pode ser reduzido e até otimizado a partir de fontes renováveis como a solar).

Além disso, existem aspectos que são ligados ao fortalecimento da marca, sendo um diferencial competitivo diante dos clientes. 

Ou seja, investir em tecnologia e sustentabilidade é uma forma de trazer uma boa imagem empresarial, demonstrando que seu empreendimento tem uma preocupação ambiental e de como fazer a diferença.

Com isso, essa é uma forma de indicar que sua empresa de cabeamento de rede, por exemplo, não pensa somente no interesse econômico ou na lucratividade, mas que deseja ser um diferencial quando o assunto é preservação ambiental e seu posicionamento e missão no mundo.

Ressaltamos também a redução dos resíduos, pois, as tecnologias ligadas ao meio ambiente trabalham com processos que são mais eficientes e, que ao mesmo tempo, são mais limpos, aproveitando melhor as matérias-primas e estimulando o reaproveitamento.

Dessa forma, os sistemas podem reduzir a geração de resíduos de forma automatizada, estabelecendo um controle sobre isso. 

Você já deve ter  percebido que são muitas as vantagens quando o assunto é a união entre tecnologia e sustentabilidade dentro de um ambiente empresarial. Mas, confira no decorrer do artigo em detalhes como o aproveitamento funciona na prática.

Conheça modelos de tecnologias sustentáveis para o seu negócio 

As inovações da tecnologia são elementos reais em nossa sociedade e podem contribuir para um impacto ambiental positivo. 

Existe uma crescente preocupação em oferecer serviços que sejam sustentáveis, assim como uma busca pela geração de energias limpas e de formas de não agredir ao meio ambiente, reduzindo os riscos e a degradação da natureza.

O cenário de intensas mudanças climáticas tem ampliado essa preocupação de especialistas, governantes, assim como em pesquisadores e proprietários de empresas.

Diante disso, vamos conferir algumas tecnologias que são ligadas ao tema da sustentabilidade e que podem ser essenciais para seu empreendimento, seja ele de gestão financeira para pequenas empresas ou uma startup voltada a projetos SaaS.

Uso de carros elétricos 

Um dos problemas ambientais está direcionado ao uso de veículos e a emissão de gases poluentes ao meio ambiente. Exemplos da liberação de gases são o dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO) e óxido de nitrogênio (NOx) expelidos pelos veículos.

Dessa forma, a produção e adesão de carros elétricos tem sido cada vez mais estimulados, criando modelos mais ágeis e confortáveis.

Essa demanda surge devido ao fato de reduzirem a emissão de gases poluentes, que contribuem para os problemas ambientais, como é o caso do aquecimento global. 

Além disso, é importante considerar que apesar de ainda serem mais caros, cada vez mais o preço e o acesso a esses veículos se tornam mais amplos, o que faz com que as empresas possam adotá-los em seu modo de transporte de cargas e de produtos. 

Armazenamento de carbono

Outro ponto muito importante para empresas com certificado CIPA é pensar na estratégia de capturar o carbono de forma segura.

Esse armazenamento permite deslocar o carbono até o solo ou levá-lo para um local que seja adequado para uso ou descarte apropriado.

Todo o carbono que é recuperado por meio de  tecnologias sustentáveis é essencial para reduzir problemas relacionados ao efeito estufa, assim como pode ser lucrativo para a empresa.

Estabelecimento de fazendas verticais

É muito importante pensar em formas de tornar o seu local de trabalho mais arborizado. 

Isso passa a ser possível por meio da instalação de jardins verticais, que podem ser instalados em áreas de descompressão e de circulação. 

Seu uso é importante porque permite tornar o ambiente muito mais fresco e benefício para os colaboradores e comunidade, visto que outras práticas podem ser adotadas. Seu uso também pode ser interessante para a redução de poluição auditiva.

Para fazer uso dessa prática, um profissional de paisagismo é essencial no processo de elaboração de uma fazenda vertical para o seu negócio e o melhor aproveitamento dos espaços.

Investimento em energia solar 

Sem dúvidas, o investimento em energia solar é essencial para o futuro de uma empresa mais ecológica e que deseja otimizar os custos elétricos, seja ela voltada para a indústria, realizando teste hidrostático tubulação, bem como pequenos empreendimentos como uma marca de roupa slow fashion.

Afinal, já foi-se o tempo em que a energia solar era um item inacessível. 

Cada vez mais, seu uso é essencial por se tratar de uma energia renovável e limpa, reduzindo os gastos elétricos habituais e refletindo na missão da marca.

Com a instalação de painéis solares, sua empresa consegue captar a energia solar e transformá-la em energia elétrica. Além de reduzir muito o valor da conta de energia, sua empresa trabalhará com uma fonte renovável e sustentável. 

Inclusive, essa ação contribui para reduzir uma dependência energética tanto dos combustíveis fósseis, que são poluentes, assim como de hidrelétricas e termelétricas. 

Para fazer o uso dessa energia, é importante buscar por uma empresa especializada, que fará a medição ôhmica e verificará o quanto de energia sua empresa precisa para funcionar. Ou seja, quantos paineis serão necessários.

Utilização da luz em LED

Além da energia solar, outro tipo de iluminação bastante interessante é a iluminação LED. Seu uso pode ser bastante positivo para a empresa, pois essas lâmpadas reduzem o consumo de energia elétrica, assim como emitem menos dióxido de carbono.

Isso sem falar da eficiência energética, que é muito maior com a utilização dessas lâmpadas. 

Ou seja, essa é uma forma interessante de reduzir os impactos ambientais e financeiros pelo uso da energia elétrica.  

Ações de reciclagem 

Não poderíamos finalizar este artigo sem falar da importância da reciclagem dentro do ambiente empresarial. 

Uma empresa, seja ela um laboratório de ensaios, uma indústria, ambiente hospitalar ou comércio, gera resíduos que podem acabar se acumulando em aterros sanitários.

Dessa forma, a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos é uma pauta que deve estar presente nas novas práticas das empresas. 

Existem tecnologias que são utilizadas para ajudar nesse processo de gestão e mapeamento de resíduos, promovendo a redução da contaminação do solo e de lençóis freáticos. 

Dessa forma, é possível eliminar os resíduos de forma inteligente, assim como investir em sistemas automatizados de verificação desses materiais e da linha de produção, promovendo uma política voltada para a reciclagem e outras práticas de reaproveitamento. 

Essa é uma forma interessante, inclusive, de promover uma campanha ou uma política empresarial que destine resíduos recicláveis para as empresas corretas realizarem o tratamento, agregando um trabalho de preservação ambiental.

Você deve ter percebido que algumas das ações que citamos neste artigo não requerem um grande investimento financeiro. 

É necessário que a empresa se planeje e, em seu dia a dia, comece a adotar uma política de consumo e de ações que sejam sustentáveis e que respeitem o meio ambiente, afinal, mesmo práticas que parecem pequenas podem impactar de forma direta na preservação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × três =