Blog

Caruncho de Madeira: como Controlar?

Móveis de madeiras são ótimos e ficam lindos na decoração da casa. No entanto, sofrem com a infestação de pragas. Saiba como controlar os carunchos de madeira e manter seu móvel em bom estado!

Esta praga é normalmente encontrada em armários que guardam alimentos. Esse é um dos motivos que nos levam a encontrá-los ao abrir um pacote de macarrão, arroz ou outro alimento não perecível.

Quem lida com esse tipo de problema, certamente quer descobrir como controlar os carunchos de madeira para não ter mais que enfrentar esse tipo de situação!

Como Evitar os Carunchos

Para conseguir eliminar as pragas dos seus móveis, separamos algumas dicas importantes para você saber como controlar os carunchos de madeira. Confira abaixo!

Limpeza Frequente

A limpeza frequente do armário pode ajudar na prevenção dessas pragas. O primeiro passo é retirar tudo do armário. Se for possível, utilize um aspirador para retirar bastante a sujeira. Em seguida, esfregue com uma esponja úmida com sabão

Finalize o processo com um pano seco.

Antes de voltar os alimentos e objetos para o armário, deixe as portas aberta para ventilação. Isso ajuda a madeira a “respirar”. Ao guardar os mantimentos, confira um por um e veja se algum alimento está contaminado com pragas.

Alimentos como arroz, feijão e macarrão podem ser lavados, caso estejam contaminados. Dessa forma, não é preciso jogá-los fora. Basta lavar com bastante água e uma colher de sopa de água sanitária.

Repelente Natural

Uma boa dica para lidar com essas infestações são as soluções caseiras. Você pode utilizar borra de café como repelente natural. A borra de café ajuda a manter essa praga longe.

Mas é preciso trocar a borra a cada 15 dias para que ela mantenha o efeito de repelente. Além do café, outra alternativa muito usada é o óleo de eucalipto.

Ventilação

Os carunchos, assim como outras pragas, adoram ambientes úmidos. Sendo assim, o ideal é conseguir manter o armário em um ambiente arejado, por causa da ventilação. Isso já ajudará bastante contra as infestações.

Mesmo mantendo o armário em ambiente ventilado, vez ou outra é importante deixar as portas abertas para que a ventilação ocorra no interior do móvel.

Caso o seu armário fique em local úmido, uma dica boa é colocar um giz (de quadro) dentro de um pote e deixar no fundo das prateleiras, bem atrás dos alimentos.

O giz vai ajudar a sugar a umidade do local, mantendo-o mais seco e evitando os carunchos de madeira.

Recipientes de Vidro

Apesar de ser mais cômodo deixar os mantimentos nas embalagens originais, o ideal é utilizar potes para arroz, feijão, macarrão e até mesmo para farinhas.

Essa medida vai ajudar a prevenir os carunchos, já que eles não conseguem perfurar os potes para entrar nos alimentos.

É possível usar recipientes de plástico, no entanto os mais recomendados são os de vidro. Isso porque a garantia de que os carunchos não conseguirão entrar são maiores em relação a outros materiais.

Caruncho de madeira como controlar2
Caruncho de madeira como controlar2

Como Eliminar os Carunchos

Se você perceber que a infestação está avançada e já está deteriorando o seu móvel, o melhor a fazer é contratar uma empresa dedetizadora. Esse tipo de serviço conta com profissionais qualificados e experientes para acabar com as pragas.

A dedetização é feita da seguinte forma: é aplicada uma substância, que no caso das pragas costuma ser um veneno, para matar os insetos e larvas e também evitar uma nova infestação.

Após o processo de dedetização, é importante seguir as dicas de como controlar os carunchos de madeira para evitar que o problema volte a acontecer assim que o veneno parar de fazer efeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 10 =