Beleza e Saúde

Biofilme dental: Como evitar?

O biofilme dental, também conhecido como placa bacteriana, é caracterizado por uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dos dentes. Essa placa é formada devido ao acúmulo de bactérias provenientes de restos de alimentos.

Quando a higiene bucal não é realizada de maneira adequada, os restos de alimentos e outros microrganismos se aderem aos dentes, promovendo o ambiente ideal para a proliferação de bactérias.

Apesar de todos nós possuímos placa bacteriana devido às diversas bactérias em nossa microbiota bucal, o seu acúmulo pode ocasionar diversos problemas, desequilibrando o ambiente e até mesmo ocasionando problemas bucais.

Após as refeições, os restos de alimentos tendem a ficar acumulados entre os dentes, principalmente se a pessoa utiliza aparelho de dente transparente. É nesse momento que as bactérias costumam surgir, formando a placa bacteriana.

Para evitar que esse tipo de situação ocorra e prejudique a sua saúde bucal, continue lendo os tópicos a seguir para saber o que precisa ser feito para não ocorrer essa condição.

Como o biofilme dental pode afetar a saúde bucal e o organismo?

A placa bacteriana em si não é um problema, mas o seu acúmulo sim, pois pode causar diversos problemas para a saúde bucal.

Isso porque quase todos os problemas bucais têm ligação direta ou indireta com o acúmulo da placa bacteriana nos dentes.

Esse tipo de problema acontece quando o acúmulo da placa bacteriana não é tratado e acaba evoluindo para outra condição denominada “tártaro”. O tártaro, por sua vez, é formado devido ao endurecimento da placa bacteriana, que calcifica sobre os dentes.

Por conta disso, é preciso realizar visitas regulares a uma clínica dentária para remover o excesso de placa bacteriana, evitando assim que ela se calcifique, formando os cálculos dentais que dão origem ao tártaro.

Se a remoção do tártaro não for realizada, ele pode evoluir para outras duas doenças bucais. Uma delas é a gengivite, que é uma inflamação localizada na gengiva, ela pode causar sintomas como vermelhidão, inchaço e dor.

A outra doença é a periodontite, que é uma infecção bacteriana que ocorre nos tecidos, ligamentos e nos ossos que fazem a sustentação dos dentes. Nesse estágio, é preciso procurar um dentista de urgência, antes que a situação se agrave mais ainda.

Outro fator de risco que pode ocorrer é a endocardite bacteriana, essa é uma condição que ocorre devido às bactérias presentes na boca que podem entrar pela corrente sanguínea, chegando até o tecido cardíaco, podendo levar até mesmo ao óbito.

Dicas para prevenir o acúmulo da placa bacteriana

Para evitar que doenças ocorram devido ao acúmulo de bactérias que formam a placa bacteriana, a melhor forma é evitar o início desse acúmulo através de uma boa higiene bucal, utilizando os utensílios certos, como:

  • Fio dental;
  • Enxaguante bucal;
  • Creme dental com flúor;
  • Escova de dentes macia.

Confira a seguir o passo a passo para manter uma boa higiene bucal:

  1. Escovar bem os dentes

Deve-se ter muito cuidado com a higiene bucal desde a infância, fazendo visitas regulares a uma clínica dental infantil, para evitar o surgimento de problemas bucais.

A escovação bucal adequada desde cedo é muito importante para evitar o acúmulo da placa bacteriana.

Além disso, é preciso seguir as orientações do seu dentista de confiança, escovando os dentes pelo menos três vezes ao dia ou sempre após as refeições, evitando assim o acúmulo dos restos de alimentos.

  1. Usar o fio dental

A escova de dentes junto com o creme dental é fundamental para a limpeza dos dentes, mas outro utensílio essencial é o fio dental.

Somente com o uso do fio dental é possível remover os restos de alimentos que ficam presos entre os dentes.

  1. Utilizar o enxaguante bucal

Além da escovação e do fio dental, outra grande aliada da higiene bucal é o enxaguante bucal. Ele ajuda na desinfecção bucal e a deixar o hálito mais refrescante.

Entretanto, o uso do enxaguante bucal não anula a necessidade de escovar os dentes e do fio dental.

  1.  Cuidar da alimentação

Os alimentos doces acabam deixando mais resíduos do que outros alimentos, o que acaba sendo uma ótima oportunidade para o surgimento das bactérias.

Por isso, é fundamental cuidar bem da limpeza dental após consumir esse tipo de alimento.

  1. Visitar o dentista regularmente

O acompanhamento de um dentista para canal no dente ou de outra especialidade, é fundamental para garantir que a sua saúde bucal esteja em dia.

As visitas periódicas ao dentista podem prevenir que as doenças bucais se tornem algo mais grave.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − quatro =