News

Benefícios da construção naval

Já parou pra pensar quais são os benefícios da construção naval? Já conhecemos os portos que servem para embarque e desembarque de navios. 

Mas e a construção naval? É o que vamos ver no decorrer deste texto, mas de antemão já falamos que graças às construções navais milhares de empregos são gerados a cada ano. 

Lembrando ainda que este setor possui grande impacto sobre a economia do nosso país, hoje é inviável o transporte de mercadorias em grandes toneladas se não fosse através de embarcações. 

Um dos benefícios da construção naval sem dúvidas é para o transporte de cargas e até mesmo de pessoas em alguns casos, exportações e importações de mercadorias. 

Outro benefício a ser considerado são as relações firmadas internacionalmente, uma vez que as importações e exportação não param de acontecer. 

E como dissemos acima, a geração de empregos é constante no setor em várias áreas, um eletricista, por exemplo, é um trabalhador da construção naval se desejar. Isso porque durante a obra de uma casa, um parque ou qualquer outra construção, se necessita de um planejamento elétrico do local. 

Sendo assim um encanador também merece esse destaque, graças a ele vários locais conseguem usufruir de água potável.

Independente de qual profissão você está à procura, saiba que estar na construção naval como profissional pode ser algo bem estimulante. 

Há muitas oportunidades, de fato, e a melhor forma de ter uma profissão na área é saber um pouco mais sobre aquilo que gosta e aquilo que não gosta.

  Como trabalhar na indústria naval

É muito comum hoje em dia, por conta até do dinamismo da área, que profissionais da construção naval, ou de qualquer área, busquem uma especialização.

Essa especialização fará com que seja mais fácil conseguir determinados trabalhos nesse setor de construção naval.

Nesse mercado você terá a oportunidade de escolher uma variedade de especializações que agregarão conhecimento para desenvolver um excelente trabalho.

Existem várias formas de fazer especializações em diversas instituições, o ideal é que você escolha a que te ajudará mais no trabalho que você pretende desempenhar.

Uma vantagem de se especializar em algum setor da construção naval é o fato de que esse detalhe poderá te levar a conquistar empregos, ou posições melhores dentro de um estaleiro ou embarcação offshore, se essa for sua intenção.

Benefícios da construção naval

O trabalhador da construção naval deve entender que seu papel dentro de um estaleiro é fundamental. Geralmente as empresas contratam profissionais que sejam mais exigentes em seus projetos e que busquem um crescimento profissional equilibrado.

Essa exigência das empresas já é um grande diferencial, já que ajudará para que seu currículo esteja sempre em ordem. Com isso também terá mais oportunidades de alcançar aquela vaga de emprego tão desejada.

Quando você pensa nisso imagina a variedade de trabalhos que pode exercer. Esses podem ser de origem pública, como também de origem privada. Cada profissional pode decidir a maneira que irá trabalhar depois que começar a atuar. 

  Como trabalhar na indústria naval

É um setor com muita procura

Juntando os benefícios da construção naval já citados, sabemos que a construção naval é uma área enorme e que contrata os mais diversos profissionais. 

Caso você tenha uma formação em técnico em náutica, por exemplo, terá oportunidades de diversas vagas ótimas para emprego. 

No entanto, a náutica, apesar de necessitar de muito estudo, não tem acompanhado a quantidade de profissionais que se formam aqui no Brasil, isso resulta em falta de emprego.

Por outro lado, um técnico pode encontrar vagas de emprego mais rápido, apesar de não ser tão bem pago como um graduado. Na verdade, o técnico tem sido o profissional mais cobiçado. Tanto ele como o tecnólogo conseguem uma boa dimensão daquilo que necessitam.

Está a cada dia se tornando mais tecnológico

Outro ponto importante na escolha é saber que o setor naval está a cada dia se tornando mais tecnológico. Com isso é possível obter diversas facilidades no cumprimento de suas funções. 

Além disso, a qualidade dos materiais utilizados e outros pontos diversos entram em cena quando falamos do aprimoramento tecnológico do setor.

Outro ponto que fortalece essa característica é pensar que com esse aumento na tecnologia o setor também crescerá exponencialmente. Dá para notar que os benefícios da construção naval são suficientes para tornar o mercado ainda mais atrativo.

  Como trabalhar na indústria naval

Ferramentas e máquinas estão surgindo com o tempo, facilitando o trabalho e otimizando tempo. Quem consegue dominar essas tecnologias com certeza terá um lugar de destaque nesse mercado.

Áreas com conhecimentos mais técnicos

Além das áreas mais comuns, a construção naval apresenta a facilidade para que se possa ter um conhecimento mais técnico de algumas funções. Diante disso há faculdades que ensinam a trabalhar somente na área de construção naval.

Os cursos técnicos também são diversos e apenas um curso pode mudar completamente uma área de conhecimento específico. 

Concluindo

Como você observou os benefícios da construção naval podem ser incontáveis porque é bem abrangente, tendo diversos profissionais envolvidos no processo, e as pessoas beneficiadas com o transporte. 

O conhecimento técnico é com certeza importante na construção naval, mas isso não significa que ela seja feita somente disso. Há várias áreas que exigem um pequeno grau de formação, algumas nem mesmo necessitam disso.

No geral não há restrições dentro de onde poderá trabalhar. Assim como poderá lidar com grandes empresas, poderá também fazer construções mais simples ou até mesmo trabalhar em obras públicas. O termo “naval” torna tudo bem mais abrangente. 

Conhece alguém que trabalha na construção civil? Valorize este profissional, não só a economia do Brasil, mas alguns bem de consumo só chegam até nós pela junção de vários profissionais. Até a próxima!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Naval Porto Estaleiro, um site especializado em economia e indústria naval.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =