Beleza e Saúde

Alimentação funcional e seus benefícios na prevenção de doenças

Boa parte dos hábitos que devem ser seguidos para se ter uma boa saúde está relacionada com a constituição de uma alimentação equilibrada. Consumir alimentos funcionais ajudam bastante na prevenção e no combate a doenças diversas e é nesse contexto que produtos específicos podem ser usados para melhorar esses resultados, como a coenzima Q10, por exemplo.

Esse suplemento, se bem utilizado, pode combater várias doenças e melhorar o desempenho físico e mental das pessoas. Este texto responde algumas perguntas relevantes sobre a coenzima q10 e também sobre a alimentação funcional de uma maneira geral e como essas coisas podem ajudar as pessoas a ter uma boa saúde.

Continue neste texto que trataremos de curiosidades e informações interessantes para você aplicar ao seu dia a dia. Confira!

O que são os alimentos funcionais?

Alimentos funcionais são aqueles que contribuem na hora de fortalecer o organismo para combater e evitar o seu adoecimento. Em outras palavras, são os produtos alimentícios que dão mais do que os nutrientes comuns essenciais para a sobrevivência e para a manutenção do corpo.

Eles oferecem também substâncias que atuam no organismo para garantir uma boa saúde. Isto é, eles reduzem as chances de doenças aparecerem e também dão uma força na hora de combater as enfermidades já existentes.

O que são os nutracêuticos?

Os nutracêuticos são tipos de suplementos que contém elementos nutricionais extraídos dos alimentos funcionais. Em outras palavras, eles são produtos que apresentam, de forma isolada, as propriedades que fazem os alimentos funcionais serem tão bons no combate de doenças.

Eles são geralmente apresentados na forma de cápsulas ou comprimidos e contém alguns compostos bioativos ou fitoquímicos que compõem os alimentos funcionais. A coenzima q10 é um exemplo de nutracêutico.

Principais nutracêuticos e seus benefícios para saúde

Alguns nutracêuticos específicos se destacam no processo de manutenção de uma boa saúde. Confira abaixo alguns dos mais comuns e quais suas propriedades.

Proteínas de soja

Essa proteína é encontrada, na forma de alimento, na própria soja e em seus derivados. Sua composição favorece a diminuição dos níveis de colesterol no corpo o que, consequentemente, reduz bastante o risco do surgimento de doenças associadas a essa gordura.

Ômega 3

O ômega-3 é um nutracêutico muito usado atualmente e tem boas razões para isso, já que traz vários benefícios para seus consumidores. Ele melhora os níveis do colesterol “ruim”, o LDL, possui ação anti-inflamatória e também é muito importante para o desenvolvimento do cérebro e retinas em recém-nascidos.

Na forma de alimento, ele pode ser encontrado na sardinha, no salmão, no atum, e em outros peixes.

Luteína e Zeaxantina

A combinação da luteína e da zeaxantina funciona muito bem para a manutenção da saúde dos olhos das pessoas e também da pele. A suplementação com essas substâncias pode ser facilmente encontrada no mercado e é uma excelente forma de evitar desgastes na pele e garantir o envelhecimento saudável da visão.

A luteína pode ser encontrada em folhas verdes e a zeaxantina é achada no milho e no pequi, por exemplo.

Probióticos e Lactobacilos

Os probióticos e os lactobacilos também merecem um lugar nessa lista. Muito procurados pelas pessoas, eles agem principalmente na melhora das funções gastrointestinais e previnem problemas como constipação e doenças como o câncer de cólon, por exemplo. Leites fermentados e outros produtos lácteos contam com essas substâncias.

Coenzima Q10

A coenzima Q10 também tem seu potencial para prevenir doenças e vários problemas de saúde. Alguns dos seus benefícios são: o controle de gorduras como o colesterol e os triglicérides, a diminuição dos radicais livres presentes no corpo, ação antioxidante e até a redução de sintomas da depressão em pessoas que sofrem com o transtorno bipolar.

Equilibrando a saúde com alimentos funcionais e nutracêuticos

Mesmo atestado os benefícios do consumo de nutracêuticos, é interessante enfatizar que o ideal é obtê-los também por meio do consumo dos alimentos funcionais. Uma vez que essas comidas estão à nossa disposição e oferecem tantas vantagens, não faz sentido ignorá-las ou evitá-las.

Os nutracêuticos devem ser usados principalmente quando houver déficit de algum nutriente específico no corpo. Na dúvida, sempre vale lembrar que os profissionais devem ser consultados, sejam eles médicos ou nutricionistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + um =