Blog

A utilização da câmara de espuma como medida de segurança contra incêndios

A segurança é um dos pontos mais importantes de um lugar, seja a sua casa, seu trabalho, um restaurante ou qualquer outro espaço. Isso porque, tragédias como os incêndios podem ser uma das ocorrências mais perigosas e destrutivas em qualquer ambiente. 

Eles podem causar ferimentos graves e até mesmo mortes, além de danos materiais significativos. Por isso, é extremamente importante adotar medidas preventivas para evitar incêndios, o que, nos dias atuais, tornou-se simples e acessível de encontrar. 

O uso de detectores de fumaça, por exemplo, é uma boa opção, pois esses dispositivos são capazes de detectar a fumaça e o calor e emitir um alarme sonoro, alertando as pessoas sobre o fogo, além de serem baratos e fáceis de instalar.

Muitas casas tendem a acumular diversos aparelhos ligados na mesma tomada, o que é um grande erro. Por isso, nunca ligue mais de um aparelho em uma mesma tomada., pois isso pode sobrecarregar o circuito elétrico e causar um incêndio.

Hoje, novas formas de se prevenir e até mesmo impedir que um incêndio se espalhe, foram criadas, e uma das que mais chama a atenção das pessoas no mercado é a câmara de espuma, que tem sido a mais eficiente no meio de diversas outras ideias. 

É importante ter em mente que a prevenção é a melhor forma de evitar danos e prejuízos causados por incêndios, e que a conscientização e a adoção de medidas de segurança podem salvar vidas.

Tendo isso em vista, hoje iremos conhecer mais sobre as câmaras de espuma e como elas podem ajudar a prevenir incêndios, sendo usadas como uma ótima medida de segurança que pode salvar você e quem estiver contigo. 

Conheça mais sobre as câmaras de espuma

Para começo de conversa, é importante entendermos que uma câmara de espuma nada mais é do que um equipamento utilizado em combate a incêndios para criar uma espuma aquosa com o objetivo de controlar e extinguir o fogo.

Ela é usada em empresas que trabalham com contato direto no fogo ou com materiais que podem provocar incêndio com facilidade, como um serviço de empresa de instalação de cameras de segurança e produção de velas, sendo uma ótima medida de segurança no local.

A espuma é formada através da mistura de um agente espumígeno (normalmente um produto químico) com água e ar comprimido, criando uma solução espumosa que pode ser direcionada ao local do incêndio. 

A câmara de espuma é responsável por gerar e lançar essa espuma em alta pressão e em um padrão de pulverização específico. A espuma é eficaz em combater incêndios, já que a espuma cobre a superfície do líquido, isolando-o do oxigênio e extinguindo o fogo. 

Além disso, a espuma também pode ser utilizada para resfriar objetos quentes, evitando que o fogo se espalhe. As câmaras de espuma são utilizadas em diversos tipos de incêndios, como em indústrias químicas, refinarias, terminais portuários, entre outros. 

Elas são uma ferramenta importante no combate a incêndios e ajudam a salvar vidas, prevenir danos materiais e proteger o meio ambiente, seja em uma caldeiraria industrial empresas ou até mesmo em um condomínio de apartamentos.

A espuma deve ser suficientemente viscosa para aderir às superfícies e cobrir as áreas afetadas pelo fogo, além de ter uma tensão superficial baixa para se espalhar facilmente sobre a superfície do líquido inflamável.

A densidade da espuma deve ser controlada para garantir a eficácia no combate ao fogo, isso porque ela influencia diretamente a capacidade da espuma de isolar o combustível do ar, além de ter um tempo de duração adequado para garantir a extinção do fogo.

A espuma também deve ser compatível com o líquido inflamável e com outros produtos químicos que possam estar presentes no ambiente, assim como ser estável e não se romper facilmente, mesmo em condições de alta pressão.

A composição química da espuma pode variar dependendo do tipo de incêndio e do líquido inflamável envolvido. Ou seja, ela pode ser fabricada de uma forma para uma escola e de outra para uma fábrica de cabos em SP, por exemplo. 

A densidade, eficiência, tempo de processamento e pH da solução de espuma utilizada em uma câmara de espuma podem variar dependendo do tipo de incêndio e das características do líquido inflamável envolvido.

A densidade da espuma é um fator importante na eficácia do combate ao fogo. A densidade ideal varia de acordo com o tipo de líquido inflamável, mas geralmente situa-se entre 0,1 e 1,0 g/cm³. 

Uma densidade muito baixa pode não cobrir adequadamente a superfície do líquido e uma densidade muito alta pode dificultar a propagação da espuma, afetando a eficiência do combate ao fogo.

A eficiência da espuma está relacionada com a capacidade de cobrir o líquido inflamável, interrompendo a reação de combustão, seja em uma empresa que fabrica cimento queimado perolizado ou até mesmo em uma clínica médica. 

O pH da espuma também é um fator importante, pois deve ser compatível com o pH do líquido inflamável, evitando a liberação de vapores tóxicos. Em geral, a faixa de pH adequada da espuma é entre 6,0 e 9,0.

O tempo de processamento da câmara é o tempo necessário para produzir a espuma no local do incêndio. Esse tempo varia de acordo com o tipo de equipamento utilizado e com a distância entre o local do incêndio e a fonte de alimentação da câmara de espuma. 

Além disso, é importante salientar que a eficácia da câmara de espuma pode ser afetada por fatores externos, como o clima e a presença de outras substâncias químicas no ambiente. Algumas das substâncias químicas comuns encontradas na espuma incluem:

  • Surfactantes;
  • Estabilizadores;
  • Agentes antiespumantes;
  • Tensoativos;
  • Solventes;
  • Agentes extintores;
  • Aditivos especiais;
  • Entre outros.

É importante salientar que, apesar de ser um recurso muito eficiente no combate a incêndios, a espuma também pode ser tóxica e prejudicial ao meio ambiente. Portanto, o uso adequado e consciente da espuma deve ser feito com cuidado.

Entenda como funciona a câmara de espuma

Assim como um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, a câmara de espuma funciona de uma forma única e é importante entender isso antes de vê-la em prática, pois assim, você saberá exatamente o que ela faz na hora de um incêndio.  

O funcionamento da câmara de espuma é relativamente simples. A solução de espuma é preparada por meio da mistura de água, concentrado de espuma e ar comprimido. Essa mistura é feita dentro da câmara de mistura, que é equipada com bicos injetores.

Ao entrar na câmara de mistura, a água é pulverizada pelos bicos injetores e o concentrado de espuma é introduzido na solução. O ar comprimido é então injetado no sistema, criando uma turbulência que mistura os ingredientes e cria a espuma. 

A solução de espuma é então transportada até o local do incêndio por meio do sistema de distribuição, que pode ser uma mangueira ou outro equipamento específico para o transporte da espuma.

A espuma é aplicada sobre a superfície do combustível, formando uma camada que impede a propagação das chamas. É possível adquirir materiais específicos pela internet, assim como um ótimo serviço de gravação a laser em metal preço acessível. 

É importante destacar que o funcionamento da câmara de espuma pode variar de acordo com o modelo e fabricante, mas o princípio básico é o mesmo: criar uma solução de espuma, formando uma camada protetora que ajuda a controlar e extinguir o fogo.

Normas e regulamentos para o uso da câmara de espuma 

Por fim, é importante ressaltarmos que o uso da câmara de espuma deve seguir normas e regulamentos estabelecidos pelas autoridades competentes para garantir a segurança dos usuários e a eficácia do equipamento em combate a incêndios. Algumas delas são:

Norma NBR 15808

A primeira norma em questão estabelece as características e requisitos mínimos para a fabricação, inspeção e manutenção de equipamentos de proteção contra incêndio que utilizam espuma.

Norma NFPA 11

Essa norma estabelece os requisitos para o projeto, como um de triciclo de carga, a instalação, teste e manutenção de sistemas de espuma utilizados para proteção contra incêndios em tanques de armazenamento, equipamentos e outras instalações.

Norma NFPA 16

A NFPA 16 estabelece os requisitos para o projeto, instalação, teste e manutenção de sistemas de espuma utilizados para proteção contra incêndios em áreas fechadas, como hangares de aviões, galpões industriais, entre outros.

Regulamento Técnico do Corpo de Bombeiros (RTCB)

Já este regulamento estabelece os requisitos técnicos para o funcionamento e manutenção de sistemas de espuma utilizados em edificações e áreas de risco, extremamente importante e que precisa ser cumprido.

Legislação trabalhista

Por último, a legislação trabalhista determina as normas de segurança e saúde do trabalho que devem ser seguidas pelos operadores da câmara de espuma e pelos demais profissionais envolvidos no combate a incêndios.

Além dessas normas e regulamentos, é importante que o usuário da câmara de espuma siga as recomendações do fabricante quanto ao uso, manutenção e armazenamento do equipamento. 

Por isso, é fundamental que o equipamento seja inspecionado regularmente e que os operadores sejam treinados para utilizar a câmara de espuma de forma segura e eficaz.

Considerações finais 

Dessa forma, é possível conhecer e entender mais sobre essa nova forma de se evitar incêndios, investindo em algo de qualidade e que realmente possa fazer a diferença na segurança do espaço em que está.