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A importância do marketing de conteúdo na promoção de produtos de tecnologia

O marketing de conteúdo é considerado uma das principais estratégias no cenário empresarial, principalmente quando se trata de empresas de tecnologia, que precisam conquistar o seu público-alvo com o seu produto. 

Ao falarmos sobre marketing de conteúdo, estamos falando também sobre conteúdos de qualidade, que são aqueles capazes de educar e informar ao mesmo tempo. 

Contudo, a criação de conteúdos de qualidade não é uma tarefa fácil. Trata-se de uma prática que requer o máximo de cuidado e atenção possível. Isso é válido tanto para empresas de tecnologia, quanto para um negócio de manutenção corretiva planejada

É interessante dizer que o marketing de conteúdo é um conjunto de práticas que visa alguns objetivos. São eles:

  • Atrair;
  • Engajar;
  • Reter um público;
  • Aumentar a fidelização dos clientes;
  • Aumentar o reconhecimento da marca;
  • Aumentar a audiência e a base de dados. 

Estas são apenas os principais objetivos por trás dessa estratégia tão eficaz. Tudo isso é alcançado através da criação de conteúdos interessantes. Isto é, se você quer escrever sobre motor ac, por exemplo, você precisa encontrar uma forma de encantar o público. 

Na rotina de uma empresa do ramo da tecnologia, por exemplo, o marketing de conteúdo pode ser crucial em um projeto que envolve o crescimento do negócio. 

Na prática, essa estratégia trabalha com diversos formatos de conteúdo, seja vídeo, imagem ou áudio. 

Por esse motivo, ele é bastante usado, inclusive, para tratar de assuntos específicos, como as etapas de um cadastro técnico federal ibama certificado de regularidade, por exemplo. 

Independente do formato que você for utilizar para criar o seu conteúdo, é importante que você tenha em mente que, além de criar um conteúdo de qualidade, você também deve interagir com o seu público-alvo. 

Essa interação pode acontecer através de alguns elementos presentes no conteúdo, como tratar de assuntos no qual as pessoas gostam de comentar, como a importância do trabalho de coleta de recicláveis

A interação, inclusive, vem exercendo um papel muito importante para as empresas de tecnologia, isso porque, através dela, muitas pessoas acabam sanando suas dúvidas sobre um determinado produto/serviço. 

No campo de comentários de um post, por exemplo, você tem a oportunidade de tirar a dúvida de uma pessoa que, na verdade, pode ser a dúvida de outras pessoas. 

Portanto, podemos dizer que, sim, o marketing de conteúdo vem tornando-se cada vez mais importante entre as empresas de tecnologia e, claro, entre outros negócios, como o ramo de tradução técnica empresas, por exemplo. 

Ok, até aqui você já deve ter entendido como o marketing de conteúdo pode ser interessante para uma empresa, mas qual a real importância dessa estratégia? Entenda:

Qual a importância do marketing de conteúdo?

Mais do que uma estratégia que trabalha com conteúdos de qualidade, o marketing de conteúdo, por sua vez, é também um conjunto de práticas que trabalha, principalmente, com a comunicação. 

Por meio dessa comunicação, é criada uma relação mais próxima entre a empresa e os seus consumidores. Nessa relação, se desenvolve um sentimento muito importante: a confiança. 

Contudo, é importante dizer que o marketing de conteúdo é uma estratégia que demanda um planejamento estratégico que possa compreender o que de fato é, um conteúdo relevante para o público. 

Após o conteúdo passar por todas as etapas para que ele possa, enfim, ser considerado relevante para ser postado, logo, você estará iniciando sua trajetória com uma estratégia capaz de converter as visitas de usuários, em possíveis fechamentos de vendas. 

Para que você consiga fechar uma venda, você precisa transformar seus leads em clientes potenciais. 

O mesmo vale para conseguir um leitor fiel, ou seja, para atrair a atenção definitiva de um usuário, você precisa saber escrever, de forma interessante, o assunto em questão, independente se é algo sobre fabrica de tanque de combustivel, ou uma marca de roupas. 

Certo, a pergunta que fica é: como fazer isso? Resumidamente, você precisa trabalhar com temas interessantes, serviços e produtos que possam, de alguma forma, despertar o interesse nos canais de relacionamento com o cliente. 

É importante ressaltar que o marketing de conteúdo é uma estratégia baseada em etapas, e são justamente estas etapas, que são as responsáveis por fazer com que o cliente veja a sua empresa como referência no mercado. 

Isso significa que, quando o cliente pensar em um produto, ou serviço que a sua empresa tecnológica trabalha, logo, ele irá pensar no seu negócio. 

Claro que isso se aplica, também, em outros tipos de negócio, como uma empresa especialista em trabalhar com borra de tinta reciclagem, por exemplo. 

Ou seja, estamos falando de uma estratégia capaz de dar o destaque suficiente para que a sua empresa seja considerada referência. 

Dito isso, fica ainda mais visível o nível de importância que o marketing de conteúdo têm tanto com as empresas de tecnologia, quanto para outros negócios, certo?

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Até aqui, é provável que você já tenha notado algumas vantagens que são proporcionadas pela estratégia. Entretanto, abaixo, separamos uma lista dos principais benefícios que o marketing de conteúdo é capaz de proporcionar para o seu negócio. Conheça-os:

Vantagens do marketing de conteúdo

Para uma pessoa que não conhece nada sobre marketing de conteúdo, é natural que ela faça a seguinte pergunta: “por que devo usar essa estratégia?”. 

Sabendo disso, listamos as principais vantagens que fizeram com que 73% das empresas brasileiras adotassem a metodologia na aquisição de clientes, segundo o levantamento feito pela Content Trends. Vamos aos benefícios?

1. Contribui com o aumento de tráfego no seu site

Em 2018, a Content Trends fez uma pesquisa que descobriu que grande parte das pessoas, cerca de 86,7% dos entrevistados, usam o Google como a principal fonte de informação. Desde encontrar algo como painéis para eventos, até entender outros assuntos. 

Portanto, podemos concluir que o seu site pode ser, sim, uma porta de entrada para novos clientes, e o Google é caminho que leva os usuários para a sua página. 

Com o marketing de conteúdo, você também está trabalhando para que o seu site fique nas primeiras posições da página do Google. 

Assim, ficará mais fácil para que as pessoas encontrem a sua empresa, o que consequentemente irá gerar tráfego no site. 

2. Gera reconhecimento sobre a sua marca

Ao criar conteúdos de qualidade, os conteúdos por si só, quando postados, irão trabalhar para que a sua empresa seja reconhecida pelo público e, posteriormente, os serviços e produtos que você trabalha. 

Atualmente, as pessoas estão mais propensas a comprar com empresas que lhes são familiares, ou ao menos conhecidas popularmente. 

Com o marketing de conteúdo, você alcança um dos aspectos mais importantes para uma empresa de sucesso: o reconhecimento. 

3. Gera engajamento

Enquanto o marketing de conteúdo ajuda a sua empresa ser mais reconhecida no mercado, ele também trabalha para gerar engajamento com o seu público-alvo. 

Isto é, a estratégia também trabalha com a construção de um relacionamento mais próximo e constante com os consumidores. 

Como foi dito anteriormente, a interação é crucial no relacionamento entre a empresa e seus consumidores. 

Ou seja, não adianta criar um conteúdo interessante, se você não abre portas para a interação ou, sequer, responde os comentários dos seus seguidores. 

4. Educa o mercado

Outro aspecto muito importante que faz parte das características do marketing de conteúdo, e por sua vez, é essencial para empresas de tecnologia, é o fato da estratégia educar os seus consumidores. Isso ocorre, claro, por meio de conteúdos educativos. 

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Para trabalhar com conteúdos desse tipo, você pode considerar a ideia de criar materiais que respondem as perguntas mais frequentes do seu público-alvo. 

5. Aumenta o volume de vendas

Por fim, temos, talvez, o principal motivo que traz as pessoas a investirem tanto nas estratégias de conteúdo. 

O fato de que uma empresa pode gerar vendas com essa estratégia, está ligada diretamente com o fato dos conteúdos direcionarem o lead para o processo de compra, e enfim, deixá-lo mais confortável para tomar a sua decisão. 

Como criar um conteúdo de qualidade?

Ao longo desse texto, você pôde perceber alguns aspectos que são importantes para a criação de um conteúdo de qualidade. 

Contudo, elencamos algumas características que são indispensáveis no desenvolvimento de um material para internet. Portanto, o seu conteúdo deve:

  • Tirar a dúvida da persona;
  • Ser informativo/educativo e, ao mesmo tempo, interessante;
  • Ser claro e objetivo;
  • Ser capaz de sanar os anseios e desejos do leitor;
  • Ser útil, agradável e, sobretudo, relevante. 

Certo, estas são as características que o seu conteúdo deve ter. Mas, antes de desenvolvê-lo, separamos também algumas práticas para ajudá-lo. São elas:

  • Entender a sua persona;
  • Seja inovador;
  • Mostre o conteúdo feito para outras pessoas;
  • Seja autêntico;
  • Se necessário, reescreva. 

Em resumo, o que você precisa para criar um conteúdo de qualidade está acima. Mas isso não é suficiente para garantir o sucesso das suas ações estratégicas. 

Quando empresas famosas como Red Bull, Nike e Coca-cola, por exemplo, usam as estratégias do marketing de conteúdo, eles aplicam outra prática importante, que é a medição de ROI. 

No mais, você precisa medir o ROI (Return On Investment, que significa, no português brasileiro, Retorno de Investimento) da estratégia que você aplicou. 

Para isso, você deve seguir a sua fórmula, que é basicamente formada pelo custo de investimento, e, claro, pelo retorno. 

Essas duas variações carregam consigo algumas métricas. No geral, são métricas ligadas ao investimento e retorno. Em termos matemáticos, o cálculo de ROI deve ser feito da seguinte maneira: ROI = retorno – custo do investimento / custo do investimento. 

Concluindo: após você desenvolver uma campanha baseada nas estratégias do marketing de conteúdo, logo, não se esqueça de medir o quão bem está indo sua estratégia, justamente para evitar maiores problemas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.