Negócios e Política

A importância da segmentação de público-alvo para personalizar o conteúdo do seu site e melhorar a experiência do usuário

Após criar um site responsivo, organizado e que atenda aos principais requisitos de ranqueamento do Google, chega a hora de planejar os conteúdos da página de acordo com as necessidades do seu público.

Entretanto, para que essa prática traga resultados relevantes, é necessário que você estude a fundo a sua persona, compreendendo seus gostos, costumes e comportamentos no ambiente digital. 

Desse modo, hoje falaremos sobre a importância da segmentação de público-alvo, bem como traremos 5 dicas que irão te auxiliar nesse processo.

O que é a segmentação de público-alvo?

Basicamente, a segmentação de público-alvo busca separar seu publico em subgrupos, de acordo com a idade, sexo, posição geografica, prefrencias de compra e etc. Realizado esse procedimento, fica mais fácil observar o que vem dando certo nas suas estratégias de marketing e o que pode ser melhorado.

Por exemplo, com a segmentação você consegue analisar quais páginas do seu site estão performando melhor, qual grupo de clientes não está conseguindo completar a jornada de compra, quais os canais digitais mais acessados e muitas outras coisas.

Além disso, esse procedimento se mostra fundamental na hora de criar conteúdos e definir campanhas de prospecção, vez que cada uma dessas estratégias poderá ser moldada e direcionada a um determinado grupo de pessoas. 

Por que você deve segmentar o seu público? 

Nos dias de hoje, as empresas que se destacam no mercado são aquelas que tratam seus clientes de forma única e individual. Afinal, o consumidor atual deseja ter as suas vontades atendidas e ao mesmo tempo se sentir especial – seja através de conteúdos, produtos ou  comunicação personalizada.

Assim, entender qual é a necessidade do seu público e desenvolver materiais segmentados, acima de tudo, evita frustrações relacionadas à experiências impessoais e divergência de comunicabilidade.

Por fim, dentre os diversos benefícios obtidos com a segmentação de público, podemos destacar a produção de campanhas mais assertivas e principalmente o aumento na taxa de fidelização. 

E o que fazer para segmentar o público-alvo? 

A princípio, existem diversas maneiras de seguir com esse processo. É normal que as empresas prefiram utilizar programas especialmente projetados com esse intuito, dado toda a praticidade e eficácia que eles oferecem.

De todo modo, confira 5 dicas excelentes de como realizar essa segmentação de forma simples e clara.

Entenda como funciona o seu mercado

Primeiramente, explore as fraquezas do setor onde atua a fim de encontrar oportunidades de melhorias. Nesse sentido, lembre-se de analisar os seguintes aspectos:

  • Produtos e soluções oferecidos pelos seus concorrentes;
  • Ambientes digitais onde o seu consumidor está presente;
  • Principais carências do mercado.

Feedbacks

Saber a opinião do público é um passo muito importante na sua estratégia de segmentação, já que dessa forma será possível identificar as principais dores enfrentadas pela sua persona.

Solicitar feedback via Net Promoter Score (NPS), telefone, email ou questionários nas redes sociais são opções extremamente válidas. Em síntese, realize testes e verifique o que funciona melhor para a sua empresa. 

Divida os seus cliente em grupos  

Conforme falamos no início do texto, a segmentação está diretamente relacionada à divisão do seu público em subgrupos – desde que eles compartilhem características comuns.

Logo, uma forma de fazer isso é observando o funil de vendas, onde será possível separar os clientes que já estão em um estágio avançado na jornada de compra daqueles que ainda precisam ser educados e informados a respeito do seu problema.

Em suma, tal procedimento facilita a segmentação dos seus esforços publicitários, além de direcionar melhor a distribuição de conteúdos.

Definição da persona 

A sua persona deve ostentar características que sejam condizentes com a sua lead. Assim, seja bastante específico nessa etapa do processo, incluindo informações como posição social, idade, cargo, dados demográficos e etc. 

Comunicação inteligente e efetiva  

Por último, contrate uma ferramenta capaz de obter dados qualitativos e quantitativos referentes ao seu público e nicho de atuação. Com essas informações será possível orientar diferentes processos, além de fomentar uma comunicação mais assertiva por meio dos canais corretos. 

Essas foram as 5 dicas de segmentação que separamos para você. Para mais materiais como esse, não se esqueça de conferir os conteúdos do nosso blog e ficar por dentro das nossas redes sociais.