Blog

A importância da diversidade e inclusão nas empresas: como promover um ambiente de trabalho mais equitativo e produtivo

nde uma demanda.

Quando uma empresa trabalha com uma equipe diversificada, é natural que o ambiente de trabalho seja acolhedor. Esse aspecto, inclusive, é essencial em qualquer tipo de negócio.

Isso porque se você possui uma loja virtual especializada em trabalhar com vendas de porta de alumínio com tela mosquiteiro, por exemplo, logo terá um clima saudável de trabalho entre os seus colaboradores, o que irá colaborar com a produtividade e geração de resultados.

Isso porque haverá menos julgamentos e mais abertura para que todos possam se manifestar, ou seja, mostrar seus respectivos pontos de vista.

Com isso, podemos ver a importância de adotar a diversidade e a inclusão como estratégia para potencializar o seu negócio, cultivando a criatividade e a inovação.

Hoje, se você pesquisar por “projeto de arquitetura valor”, o site que trabalha com esses dois temas provavelmente irá chamar a sua atenção.

Claro que outros aspectos profissionais são levados em consideração também, mas a diversidade e inclusão são temas que tornam a empresa ainda mais especial.

Outro ponto que deve ser mencionado é que, tendo contato com indivíduos totalmente diferentes, os colaboradores desenvolvem maior empatia, escuta, flexibilidade e compreensão, o que contribui para que os padrões preconceituosos sejam desconstruídos.

Agora que você sabe a importância de implementar um sistema diversificado e inclusivo na sua empresa, que tal entender a maneira de promover estes dois aspectos importantes no seu negócio?

Como promover a diversidade e a inclusão na empresa?

Como já foi dito, promover a diversidade e a inclusão dentro das empresas não se limita apenas em contratar algumas mulheres ou pessoas com deficiências para preencher cotas.

Na verdade, a diversidade e inclusão são temas relacionados sobre as pessoas, suas vivências e individualidades que as fazem ser quem são e as tornam únicas.

Dessa forma, quando as empresas especializadas em desenvolver Sistema combate a incêndioe outros tipos de negócios semelhantes incentivam a aplicam esse tema, elas geram transformação em sua cultura organizacional.

A diversidade corporativa mostra à sociedade a responsabilidade social da sua empresa em criar ambientes de trabalho diverso e inclusivo, onde cada colaborador tem acesso às mesmas oportunidades, espaço e respeito.

Além disso, esses temas têm se tornado cada vez mais importantes para atrair e reter talentos, o que acaba contribuindo com uma estratégia ampla de employee experience

Tenha paciência

Antes de explicar os passos a serem dados para você promover a diversidade e inclusão no seu negócio, você precisa tomar um certo cuidado, afinal esses temas podem ser tratados inicialmente com urgência.

É muito comum que essa urgência gere alguma ansiedade em querer aplicar rapidamente políticas na organização.

Afinal, sabendo que a aplicação desses temas pode transformar uma empresa de etiquetas adesivas, por exemplo, é natural que os gestores responsáveis queiram praticar o mais rápido possível as práticas diversas e inclusivas.

Embora essa ansiedade seja um combustível que faz com que essas mudanças saiam do papel, é importante ter calma e paciência para entender que transformações não são capazes de acontecer do dia para a noite.

Por esse motivo, o ideal é estruturar os processos, definir objetivos e estabelecer as metas. Assim como qualquer outra ação estratégica dentro da empresa, é necessário planejamento, foco e mensuração.

  Anúncios do Google: Por que o formato de vídeo é importante para o seu negócio

Caso o contrário, se você não estiver empenhado em transformar a sua empresa, seja ela uma loja de roupas ou um comércio que vende tinta emborrachada para chão, todos os seus projetos nunca sairão do papel.

Comece pela alta liderança

Para que o tema seja tratado como prioridade, isso deve partir primeiro da alta liderança de toda a empresa.

Portanto, o líder deve promover a igualdade e inclusão ao estabelecer objetivos e metas, garantir que as políticas sejam corretas e realmente inclusivas, e além disso estimular os colaboradores a se engajarem com o tema.

Como líder, a pessoa desse cargo deve ser o exemplo e o espelho pelo qual as equipes enxergarão com transparência a cultura de diversidade e inclusão dentro do ambiente de trabalho.

Não dar espaço para a discriminação

Um dos princípios dos direitos humanos é tratar as pessoas com justiça e sem discriminação. Portanto, existem alguns aspectos que não podem ser motivos para excluir ou discriminar pessoas, como:

  • Gênero;
  • Orientação sexual;
  • Raça;
  • Etnia;
  • Idade;
  • Crenças;
  • Pessoas com deficiência.

Dentro das empresas, todos os colaboradores devem ser tratados de forma igualitária nas oportunidades, no pagamento de salário, mudanças de cargos e promoções.

Garantir a segurança e bem-estar 

Dentro dos fatores mais importantes relacionados ao ambiente de trabalho, a segurança dos colaboradores é considerada como uma das mais importantes. E quando falamos sobre segurança, ela envolve tanto a segurança física quanto a psicológica também.

Para isso devem ser criadas e estabelecidas políticas de tolerância zero à violência, além de aplicar consequência para fortalecer a cultura de inclusão e respeito na organização.

Focar em educação e treinamentos

A base para mudanças saudáveis e colaborativas é a educação. Para isso, as empresas devem criar e implementar treinamentos e políticas internas para educar os colaboradores e inibir o desrespeito e a discriminação.

  Periodontia: Entenda essa importante área da odontologia

Estimular debates sobre diversidade e inclusão

Promover espaços para troca e conversa entre liderança e a equipe é uma maneira estratégica de extrair dados e informações qualitativas sobre como as pessoas da empresa enxergam esses dois temas.

Momentos como esses são importantes para conhecer diferentes percepções, identificar problemas e encontrar soluções.

Criar uma área dedicada na empresa

Por fim, para que a implementação da diversidade e inclusão aconteça de forma autônoma e ágil, é fundamental abrir espaço para que as políticas e procedimentos de diversidade e inclusão sejam dirigidos e gerenciados por uma equipe específica e exclusiva.

É fundamental dar prioridade às ações nesta área e reconhecer a sua importância para o crescimento e obtenção de resultados na empresa, tratando-a de forma equivalente às outras áreas.

Atualmente, já podemos ver muitas empresas trilhando essa jornada e tantas outras estão iniciando nesse processo. Promover políticas que fomentem a diversidade e inclusão traz uma série de benefícios e resultados para a empresa, tais como:

  • Maior engajamento e motivação;
  • Aumento da criatividade e produtividade;
  • Redução de conflitos;
  • Mais respeito e tolerância;
  • Saúde mental e emocional;
  • Contínua inovação;
  • Redução do turnover;
  • Aumento da competitividade da empresa;
  • A empresa se torna referência no mercado.

Ou seja, para gerar transformação e desenvolver uma empresa mais diversa e inclusiva é necessário começar pelo diagnóstico, que é identificar como está a diversidade da empresa hoje. Só então é possível estabelecer metas e objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.