Blog

A história da construção civil no Brasil

A história da construção civil no Brasil tem grande importância desde o século XX. A história dessa grande área, porém, remonta a tempos mais distantes. 

Considerando sua importância na economia, fatores históricos são fundamentais para entender melhor todo esse desenvolvimento. Vamos ver um pouco mais sobre isso aqui…

Apesar do Brasil ser um país com grande potencial para a área de construção civil, muitos profissionais se viram dentro de uma “bolha” nos últimos anos. 

Os cursos podem não ser bons o suficiente e as crises financeiras acabam atrapalhando o desenvolvimento de outras empresas.

O cenário, quando a construção civil começou no Brasil, era bem mais agradável. É claro, quando consideramos a construção civil podemos dizer que ela está aliada ao mercado desde sempre! 

No entanto, falando de formações mais específicas, como a engenharia civil e também a arquitetura, o surgimento se deu depois.

Nos últimos séculos com toda certeza. Alguns momentos históricos importantes fizeram com que a ciência se desenvolvesse mais, assim como a arte. 

Um dos exemplos mais importantes que podemos citar aqui é o renascimento. Movimento famoso que começou no século XV.

Nesse meio, a arquitetura foi bem desenvolvida, assim como a engenharia. Além disso, pouco tempo depois o iluminismo começou a se desenvolver na Europa e isso deu mais carga para que a ciência e a arte progredirem.

É claro, foi um fenômeno enorme em todos os locais, por isso há tantos pontos importantes que devemos falar. 

  4 benefícios da energia eólica para o Brasil

E bem, a verdade é que a construção civil teve outras épocas de desenvolvimento massivo e vamos falar mais sobre esses momentos agora mesmo!

O surgimento da construção civil no Brasil

No começo de tudo. Talvez até mesmo com os povos aborígenes da região. Em seu significado original a construção civil representa qualquer tipo de construção que interaja com o ser humano, seja em uma sociedade ou não. 

Pense, por exemplo, que a famosa cidade Asteca, Tenochtitlan, já era repleta de construções belas.

No entanto, o desenvolvimento da construção civil se deu apenas depois no Brasil.

Começou após os portugueses entrarem na terra. Como a Europa estava em rápido desenvolvimento naquele período, já existia uma premissa de velocidade no desenvolvimento de construções lá. 

Dessa forma, um desenvolvimento aconteceu por meio da exploração e, principalmente, da derrubada da mata nativa. 

O espaço foi aberto para diversas construções, algumas que até hoje fazem parte da nossa paisagem.

As escolas

É claro, apesar de todos esses dados, o verdadeiro surgimento da construção civil é datado a partir do início do século XIX. 

A família real portuguesa chegou no país durante esse período e com isso o Brasil deixou de ser apenas uma colônia de exploração para se tornar uma colônia de povoamento.

  4 benefícios da energia eólica para o Brasil

Assim, surgiram as primeiras escolas na região. A partir daí o crescimento começou, mas não foi o ponto mais importante de toda a construção civil na história do Brasil.

Nos anos 40, o presidente Getúlio Vargas desenvolveu com maior destaque a área no Brasil. Foi feito um investimento alto, com o dinheiro público para que existisse um melhor aproveitamento dela no Brasil. 

Para muitos trabalhadores da construção civil, esse foi o auge da profissão. Isso porque havia grande demanda de profissionais e também um rápido desenvolvimento da tecnologia do setor. A dominação de novas técnicas avançadas tornou possível um rápido crescimento.

É claro, isso deu ao Brasil o destaque que ele precisava. Esse primeiro investimento foi feito com dinheiro público, mas já nos anos 60 o valor foi de empresas privadas.

Durante o regime militar e adiante

Depois de 1964 o regime militar começou. Na década de 70 várias construtoras particulares passaram a construir apenas apartamentos e alguns escritórios comerciais. Isso porque a presença estatal estava acontecendo com mais força. 

Apesar de não ter durado tanto tempo, o regime militar também foi importante na história da construção civil no Brasil.

Depois disso temos a década de 90. Um marco importante positivamente para a área. Havia uma importância maior com a qualidade do trabalho realizado e por isso muitas empresas passaram a buscar os profissionais mais qualificados. Isso surgiu de forma intensa e fez com que muitos engenheiros civis se formassem.

  4 benefícios da energia eólica para o Brasil

Bem, e agora, como está a construção civil no Brasil? A verdade é que depois de tantas mudanças não dá para negar que ela se desenvolveu bem, mas ainda há problemas a serem resolvidos, principalmente nos últimos anos.

A construção civil no agora

Apesar da grande quantidade de profissionais na área, o setor vem aparecendo de forma muito otimista. Isso porque o desenvolvimento de programas sociais como “Minha Casa Minha Vida”, impulsionam a área. 

Também há muitos eventos que podem ser associados ao Brasil e que fazem o crescimento ser verdadeiro. 

Na verdade, graças a Copa do Mundo realizada no país, existiam muitas oportunidades. Isso porque não era apenas a construção do estádio que importava, mas a construção de atrativos para turistas.

Hoje, há muitas oportunidades no setor, principalmente considerando a popularização de algumas profissões. O nível técnico já é bem visto e algumas áreas, pouco importantes antes, podem atuar diretamente na construção civil.

Conclusão

Isso é o que há de mais importante para saber sobre a construção civil no Brasil. A área está em crescimento sempre e graças a isso a economia também cresce. 

Agora que já sabe disso, tem uma explicação para todos os últimos anos de construção civil, e porque ela não é um modelo tão defasado, apesar da formação de muitos profissionais.Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site OCC Construtora, um site especializado em obras e construções civis, economia e vagas de emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − quatro =