Ferramentas úteis para planejar investimentos e gastos com segurança

Aplicativos não são apenas para diversão e entretenimento, são também grandes aliados para suas finanças

Cuidar das finanças pessoais, especialmente na hora de planejar investimentos e gerenciar gastos, pode parecer desafiador. E, de fato, muitas vezes acaba sendo, especialmente quando é preciso fazer tudo por conta própria. Felizmente, é possível transformar sua gestão financeira em uma tarefa muito mais simples com as ferramentas financeiras certas.

Desde aplicativos de controle de despesas até plataformas de simulação de crédito, a tecnologia está aí para ajudar a todos, simplificando o dia a dia. Por exemplo, para quem deseja utilizar o saldo do Fundo de Garantia, é possível simular empréstimo FGTS em diferentes aplicativos para analisar e tomar a melhor decisão. E esse é apenas um exemplo de como algumas ferramentas podem ser grandes aliadas.

Seja para controlar os gastos mensais, poupar dinheiro ou monitorar um investimento — e quem sabe escolher um novo —, essas ferramentas te ajudam a estruturar melhor suas finanças e evitar surpresas. Com a tecnologia correta, você poderá planejar e alcançar seus objetivos de maneira muito mais simples. A seguir, vamos te contar mais sobre elas e como elas podem te ajudar. Confira!

Saiba mais +

Aplicativos de controle financeiro: um passo para o equilíbrio

Cartões de crédito, Pix, empréstimos digitais. Eles simplificaram a forma como nos relacionamos com dinheiro, e isso é realmente incrível. No entanto, gastar e perder o controle das contas no final do dia também se tornou mais fácil. Afinal, você não precisa ver “a cor do dinheiro” para gastá-lo.

Mas na esteira dessas inovações, surgiram também os aplicativos para controlar finanças em tempo real. Ferramentas como Mobills, Guiabolso e Organizze podem te ajudar a classificar despesas, identificar excessos e criar um planejamento alinhado às suas metas.

Eles contam também com funcionalidades extras, como lembretes para pagamento de contas, relatórios mensais e mesmo integração com contas bancárias. Dessa forma, fica praticamente impossível você se esquecer das obrigações e do quanto já gastou — e ainda pode gastar.

Calculadora financeira: porque simular cenários é importante

Atualmente você também pode contar com diferentes opções de calculadoras financeiras online. Elas se tornaram indispensáveis para quem deseja tomar decisões — sejam elas de investimentos, empréstimos ou gastos — de forma mais segura e assertiva.

Essas ferramentas ajudam a simular situações como a rentabilidade de aplicações, a evolução de dívidas ou mesmo o impacto de juros em financiamentos. As calculadoras específicas, como a do Tesouro Direto, permitem que o investidor compare diferentes títulos e escolha o mais adequado ao seus objetivos.

Outro grande destaque são as calculadoras de aposentadoria. Ideal para quem deseja um futuro financeiro para além dos vencimentos do INSS, elas possibilitam planejar a terceira idade com base em contribuições e metas de rendimentos. Mais ainda, elas mostram o quanto é necessário poupar mensalmente para garantir uma aposentadoria confortável, de acordo com suas expectativas.

Plataformas de investimento: gerenciando aplicações com segurança

A última ferramenta financeira é dedicada especialmente para aqueles que não abrem mão de fazer seus investimentos de forma segura e prática. As plataformas digitais de investimentos oferecem uma enorme variedade de produtos, de renda fixa até ações e fundos imobiliários.

Com elas, você pode definir seu perfil de investidor, comparar opções, analisar riscos e acompanhar o desempenho de suas aplicações. Muitas dessas soluções também incluem simuladores para comparar investimentos. Você pode, por exemplo, analisar o rendimento esperado de um CDB em relação ao Tesouro Direto ou comparar fundos de investimento antes de tomar uma decisão.

Outro ponto importante é a segurança. É fato que muitas pessoas são receosas em investir no meio digital, e por isso mesmo elas costumam priorizar a proteção dos dados de seus clientes, utilizando criptografias e autenticação de dois fatores. Certifique-se sempre de escolher instituições regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável por garantir a legalidade das operações.

Espero que o conteúdo sobre Ferramentas úteis para planejar investimentos e gastos com segurança tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Blog

Conteúdo exclusivo