O que é terceirização de desenvolvimento de software?

terceirização de desenvolvimento de software

A terceirização de desenvolvimento de software é a contratação de uma empresa para criar programas — ou aplicativos — para outro negócio. Ou seja, você entrega a responsabilidade de montar um sistema para seu empreendimento a um fornecedor especializado mediante um acordo de prestação de serviços.

Essa modalidade de contratação é bastante benéfica para as organizações, visto que é uma maneira barata e eficiente de acessar profissionais com bagagem em tecnologia, o que reduz os custos e melhora os resultados das companhias.

E você, quer aprender como terceirizar o desenvolvimento de software para o seu negócio? Então, continue a leitura deste artigo exclusivo escrito pelo oHub. 

Saiba mais +

Por que investir na terceirização de desenvolvimento de software?

  1. Economia

Terceirizar o desenvolvimento de softwares é mais barato do que custear uma equipe própria. Isso porque, neste modelo de contratação, você não arca com todos os gastos de contratar e manter colaboradores internos, como recrutamento, seleção e treinamento

O fornecedor é o responsável por essas despesas, o que diminui o investimento na criação de programas para atender suas necessidades diárias. 

  1. Acesso à mão de obra especializada

Com a terceirização de desenvolvimento de software, você acessa mão de obra especializada com mais praticidade, já que os profissionais trabalham de forma remota de qualquer lugar do mundo. 

Além disso, bons fornecedores investem no seu time de prestadores de serviço, o que inclui capacitações constantes a fim de mantê-los atualizados com as últimas novidades do mercado de desenvolvimento de sistemas para empresas

  1. Eficiência 

Por fim, a adoção e gerenciamento de terceirização do software aumenta a eficiência operacional da sua empresa. Afinal, você foca no core business — atividade-chave — do empreendimento, já que conta com um fornecedor capacitado para atuar nas demais áreas.

Ademais, um time especialista em desenvolvimento de sistemas com um bom custo-benefício produz mais resultados.

Graças a essa característica, seu negócio recebe programas com tecnologia de ponta e 100% adaptados à sua realidade. Isto é, com funcionalidades únicas para resolver os problemas diários do seu empreendimento.

Como terceirizar o desenvolvimento de software?

  1. Identifique as necessidades do seu negócio 

O primeiro passo do tutorial de como terceirizar o desenvolvimento de softwares é identificar as necessidades do seu negócio. Em outras palavras, defina o que você precisa para crescer. 

Por exemplo, um aplicativo de ponto eletrônico fácil de usar, com uma interface limpa e integrado às demais ferramentas de gestão empresarial. 

  1. Defina o escopo do projeto

O escopo é o propósito da aplicação, o motivo da sua existência. Portanto, detalhe as funcionalidades do sistema, como monitorar os horários de entrada e saída dos colaboradores de forma automática e registrar os dados no software de RH, por exemplo.

E deixe o objetivo bem claro na hora de fechar o contrato, para não confundir o time de desenvolvedores. Lembre-se: quanto mais precisa é a sua descrição, melhor é o resultado.

  1. Selecione os potenciais fornecedores 

Para ter mais eficácia no desenho de softwares sob medida, estude e selecione os potenciais fornecedores cuidadosamente. Sempre escolha prestadores de serviço sérios e comprometidos em entregar projetos completos e funcionais.

No mais, faça uma análise competitiva dos eleitos como possíveis parceiros de negócios e descubra quais oferecem condições mais atraentes, como mais experiência de mercado ou um melhor custo-benefício. 

Desse modo, você emprega um time capacitado e preparado para entregar o que sua empresa precisa.

O que colocar no contrato de comercialização terceirizada de software?

O contrato de comercialização terceirizada de software é um documento vital, pois assegura os direitos e deveres do contratante e do fornecedor. Assim, evitam-se mal-entendidos ou problemas de quebra de acordo — o que gera prejuízos à parte lesada.

Dito isto, verifique a presença das seguintes informações no documento:

  • dados de identificação do fornecedor e contratante (CNPJ, endereço, telefone para contato); 
  • descrição do serviço (no caso, o desenvolvimento de qual software); 
  • prazos de entrega do sistema; 
  • valores e formas de pagamento; 
  • punições em caso de quebra de contrato. 

Também adicione cláusulas de confidencialidade e propriedade intelectual no documento. Essa ação evita o vazamento de informações sensíveis do seu negócio e a venda do seu sistema para terceiros.

No mais, negocie com o fornecedor de gerenciamento de terceirização do software a fim de acordar termos benéficos para os dois lados do contrato. 

Como escolher o melhor fornecedor de terceirização de desenvolvimento de software?

Agora que você sabe quais os benefícios da terceirização de desenvolvimento de software e como preparar um bom contrato, chegou o momento de aprender como selecionar um bom fornecedor de serviços. Para tanto, avalie:

  • experiência da empresa terceirizada; 
  • reputação no mercado (opinião de clientes e ex-funcionários); 
  • capacitação da equipe; 
  • qualidade do atendimento ao consumidor; 
  • custo-benefício. 

Além disso, sempre peça o portfólio — lista dos melhores trabalhos do fornecedor — e referências de terceiros — outros clientes. Esse processo mostra a qualidade do prestador de serviços, o que facilita a escolha.

E onde encontrar essas empresas terceirizadas? Uma maneira prática é por meio dos hubs de serviços — plataformas que conectam fornecedores confiáveis aos clientes —, uma vez que avaliam a seleção de forma criteriosa antes da divulgação.

Nesses canais, você encontra listas das melhores empresas de desenvolvimento de software do mercado para alavancar seu negócio com economia.* Este post foi escrito pela plataforma oHub, marketplace que conecta empresas com prestadores de serviços no formato B2B e que oferece serviços para todas as etapas de vida do seu negócio, inclusive na contratação de empresas de desenvolvimento de software.

Espero que o conteúdo sobre O que é terceirização de desenvolvimento de software? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Tecnologia e Internet

Conteúdo exclusivo