Beleza e Saúde

7 Causas mais comuns de dor na barriga

A dor na barriga é um problema muito comum que pode ser causado por situações simples e que devem desaparecer sem precisar de tratamento nenhum.

Mas, em alguns casos, essa dor na barriga pode indicar que algo não está funcionando da maneira correta.

Pois, quando a dor na barriga é intensa e se mantém por mais de 2 dias, é preciso buscar ajuda de um profissional para identificar a causa e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Muitas mulheres que não sabem o porquê de suas dores na barriga, sempre quando observam dores desconfortáveis em seu corpo, logo já buscam tomar misoprostol, mas essa não é a atitude correta, pois é sem bom buscar a orientação de um especialista.

Conheça os 7 sintomas de dor na barriga mais comuns

1. Excesso de gases

O acúmulo de gases intestinais é a principal causa de dor na barriga, principalmente em pessoas que sofrem com intestino preso.

Porém, os gases intestinais podem aparecer quando uma pessoa tem problemas como intolerância à lactose ou quando consomem algum tipo de alimento como: ovo, feijão, leite ou refrigerantes.

Por isso, além da dor na barriga em forma de pontada, o excesso de gases também pode provocar barriga inchada, azia ou arrotos.

2. Má digestão

Assim como o excesso de gases, a má digestão também é um problema muito comum, que pode ocorrer quando a pessoa consome alimentos de maneira errada ou alimentos com excesso de açúcar.

É bastante comum, a pessoa sentir sintomas como azia, arrotos, sensação de estômago cheio e cansaço.

3.Excesso de estresse

Os problemas psicológicos provocados pelo excesso de estresse, como a depressão ou o esgotamento, podem prejudicar o funcionamento do sistema gastrointestinal.

Dessa forma, provoca dor na barriga, diarreia e dificuldade para dormir.

4. Gastrite ou úlcera gástrica

A inflamação da parede do estômago, conhecida como gastrite ou úlcera, pode provocar muita dor na barriga, principalmente após consumir alimentos picantes ou gordurosos.

Fazendo com que a pessoa sinta muita dor na barriga e sensação de estômago inchado.

5. Refluxo gastroesofágico

O refluxo ocorre quando o ácido gástrico consegue chegar até o esôfago, provocando irritação e inflamação. 

Este é um problema bastante comum em pessoas com hérnia de hiato, excesso de peso, diabetes ou fumantes.

Entretanto, pode acontecer em qualquer momento da vida de uma pessoa devido a alterações no estômago ou esvaziamento gástrico demorado.

A pessoa começa a sentir na boca do estômago, juntamente com a  sensação de queimação na garganta ou arrotos, e esses sintomas tendem a se intensificar quando a pessoa se curva ou se deita logo após as refeições.

6. Intolerância à lactose ou glúten

As intolerâncias a certos alimentos, ocorrem quando o organismo não consegue digerir bem essas substâncias,provocando inflamação.

E isso faz com que a pessoa sinta dor na barriga, e se intensifica após as refeições, principalmente quando ingere alimentos como pão, massa, queijo ou leite.

A dor na barriga é acompanhada de outros sinais como diarreia, excesso de gases, irritabilidade ou vômitos. 

Além da possibilidade da perda de peso e massa muscular.

7. Problemas no útero ou ovários

Problemas no útero, como inflamação ou endometriose, assim como cistos nos ovários, por exemplo, são uma das causas do surgimento de dor no pé da barriga em mulheres.  

Normalmente as mulheres sentem dor constante na barriga, cólicas, e podem causar sangramentos fora do período menstrual.

Tipos de dores na barriga 

  • Dor na barriga generalizada

É sentida em mais da metade da barriga, sendo mais comum em casos de infecção no estômago provocado por algum vírus, indigestão ou gases. 

  • Dor na barriga localizada

Ocorre em apenas uma parte da barriga, e por isso é preciso ser feito um exame para um melhor diagnóstico.

  • Dor na barriga tipo cãibra

Na maioria das vezes, essa dor na barriga não indica nada sério, pode ser apenas acúmulo de gases. 

Porém, se a dor na barriga persistir por mais de 24 horas ou vier acompanhada de febre, é preciso procurar por um médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =